Quando estava em Bali, no mês passado, eu me vi correndo pela cidade de Ubud dentro de um VW Thing conversível, um veículo feito entre 1968 e 1983. Em estilo jipe, o carro vai além das opções padrão de bugues do Alila Ubud, que leva os hóspedes para os campos de arroz e para a aldeia. Ao longo da costa, o hotel parceiro de Alila, na costa Seminyak, tem uma van personalizada VW 1980 para levar os hóspedes a algumas das praias da região.
LEIA MAIS: Conheça os carros 2019 mais sofisticados dos EUA
Como marca, é quase perfeito. Quer dizer, o que poderia ser mais legal para um hotel de lifestyle? É muito raro eu me apaixonar por uma excursão, mas, também em Bali, a Amankila faz uso de Suzukis para ir às colinas vertiginosas do resort, o que é muito mais divertido. Carros personalizados são uma tendência crescente para hotéis.
A Ásia tem sido pioneira nesse aspecto. O Península, de Hong Kong, tomou posse de seu primeiro Rolls Royce em 1970 e agora tem uma frota de 30 em seus hotéis. E a empresa diversificou. O Península, em Manila, personalizou o Jeepneys, um carro filipino cult, enquanto, em Paris, há um Citroën 2CV para entregas e recados.
Às vezes, a praticidade também entra em jogo. o Petit St Vincent, nas Granadinas, tem uma pequena frota de Mini-Mokes dos anos 60 em azul e branco. Personalizados com chassi de fibra de vidro para ajudar a prevenir a ferrugem, eles circulam pela ilha particular de 52 hectares. O Sugar Beach, em St Lucia, personalizou Tuk Tuks para levar os hóspedes ao redor do resort. Prático? Talvez não, mas surpreendente e muito divertido.
Mas, às vezes, tudo se resume a apenas romance. Na Itália, cada vez mais hotéis têm seus próprios carros, muitas vezes um Alfa Romeo, incluindo o Grand Hotel Tremezzo e o Villa d’Este. O Baccarat, em Nova York, tem seu próprio Citroën dos anos 70 em um tom especial de vermelho. Nos EUA, o One Hotel, em South Beach Miami, mantém um Telsa.
Neste verão, o Hotel du Cap-Eden-Roc introduziu um Autobianchi Bianchina “Eden-Roc” para os hóspedes darem uma volta. A marca Autobianchi foi fundada em 1955 por Eduardo Bianchi e, dois anos depois, seu primeiro modelo, o Bianchina Trasformabile, inspirado no Fiat 500 conversível, foi lançado.
Não foi um grande sucesso na França. Então, em 1964, André Chardonnet, um importador de automóveis italiano, introduziu-o sob o nome mais acessível de “Eden Roc” e deu um de presente a Brigitte Bardot. Agora, o próprio hotel o personalizou com suas cores, assentos de couro azul e logotipo bordado.