De hoje até 24 de março, visitantes do Masp podem conferir o premiado trabalho de Jenn Nkiru, diretora anglo-nigeriana que esteve na equipe do vídeo “Apeshit”, de Beyoncé e Jay-Z – aquele rodado no Louvre, sabe qual é? Bom, por via das dúvidas, deixei um frame acima para refrescar sua memória.
LEIA TAMBÉM: Livro de fotos apresenta o Rio visto de ângulos incomuns
A obra que está no museu paulistano é o filme “Rebirth is Necessary”, vencedor no ano passado da categoria Melhor Curta Documentário do Festival de Cinema Independente de Londres e da categoria Melhor Curta de Arte do prêmio Voice of a Woman, em Cannes.
O curta é uma colagem de vídeos de diversos autores e épocas, e tem como tema a experiência negra no mundo — bem como a urgência de se discuti-la. Está no Masp como parte da transição entre os eixos temáticos abordados na instituição em 2018 e 2019: “Histórias afro-atlânticas” e “Histórias das mulheres, histórias feministas”, respectivamente.
Nkiru é autora de videoclipes, curtas e videoinstalações. No clipe de “Apeshit”, atuou como diretora artística de uma das equipes (a direção geral é de Ricky Saiz).