Eu venho de uma família de mulheres colombianas que escolheram envelhecer naturalmente. Ao olhar para elas, ninguém acreditaria que minha mãe e minhas duas avós nunca passaram por tratamentos estéticos como botox, preenchimento, facelift ou laser para parecerem mais jovens. Minha mãe zomba do dinheiro que eu gasto com skincare de luxo. “Apenas lave seu rosto com sabonete e coma bem”, ela diz enquanto menospreza minha rotina de beleza. É certo que a nossa dieta impacta diretamente em nossa pele e ter acesso a ingredientes frescos e saudáveis no quintal de casa tornou essa rotina muito mais fácil para elas.
Durante anos, a América Latina foi o baú secreto da indústria de skincare e clean beauty. É a região com a maior biodiversidade do mundo e com a maior quantidade de ingredientes e ativos naturais ricos em nutrientes que deixam a pele mais saudável e reduzem os sinais de envelhecimento. Nos países latinoamericanos se encontram ingredientes ricos em ácidos graxos que ajudam nossa pele a reter umidade e ter uma aparência mais saudável.
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Veja, na galeria abaixo, algumas das melhores marcas de clean beauty que extraem ingredientes da América Latina:
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Reprodução/Forbes Joaquina Botánica
A marca apoia padrões de beleza limpos e Giovanna Campagna lançará em janeiro fórmulas produzidas com o apoio de botânicos indígenas da América Latina. Ao firmar parcerias com profissionais líderes em inovação na clean beauty, a marca teve acesso aos recursos mais potentes e para desenvolver os melhores produtos. “A marca é inspirada pela minha herança colombiana e nosso pilar é encontrar os ingredientes nativos mais potentes e atraentes da região”, afirma Giovanna. “A maior biodiversidade do planeta está aqui, em um lugar único com recursos infinitos para o desenvolvimento de ingredientes poderosos e inovadores.”
Joaquina Botánica começou com frutas como camu camu, maracujá e outras plantas excêntricas para o lançamento do primeiro produto.
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Reprodução/Forbes Ceremonia
Babba Rivera lançou a Ceremonia para comemorar a riqueza da cultura latina. “A Ceremonia oferece uma nova perspectiva sobre cuidados com o cabelo, inspirada pelos rituais com os quais eu cresci e ao lado de uma geração que está trilhando um caminho em direção a um futuro mais sustentável”, afirma a fundadora. “Acreditamos que a harmonia da natureza é a “ceremonia” mais poderosa de todas e nos orgulhamos de procurar por ingredientes naturais no coração da América Latina.”
A marca de clean beauty usa ingredientes que vêm direto da natureza, como óleo de babaçu para saúde do couro cabeludo, óleo de patauá para hidratação intensa, óleo de maracujá para pele com mais viço e manteiga de cupuaçu para nutrição profunda. Outros ingredientes incluem aloe vera, óleo de açaí, óleo de rícino e de chia. Todos intencionalmente tirados da América Latina para oferecer tratamento capilar e fórmulas que realmente funcionam. “Nossos ingredientes foram escolhidos pelos seus benefícios únicos para brilho, força, hidratação, redução de frizz e nutrição dos cabelos. Juntos, eles oferecem um complexo de fórmulas modernas para todos os tipos de fios.”
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Reprodução/Forbes Sol de Janeiro
Os produtos da Sol de Janeiro são desenvolvidos nos Estados Unidos, mas os ingredientes vêm de fontes brasileiras certificadas e sustentáveis que têm o compromisso de proteger a Amazônia e o planeta. Camila Pierotti, cofundadora da marca, usa ingredientes típicos da Floresta Amazônica como açaí, coco, maracujá e banana, que também são típicos da culinária local. “A Sol de Janeiro é uma ponte entre os segredos da beleza brasileira e o poder dos ingredientes da Amazônia”, afirma Camila. “Nossa marca é feita a partir de produtos com ingredientes brasileiros com muitos benefícios, como um produto corporal feito com manteiga de cupuaçu, óleo de açaí e óleo de coco, por exemplo.”
A marca acabou de criar uma mistura tripla de manteigas para cuidados com o cabelo que será lançada em breve. Inspirada pela riqueza e potencial de nutrição do cupuaçu, decidiu explorar mais a fundo outros ingredientes sustentáveis da região que trariam ainda mais benefícios capilares. Nessa jornada, encontraram o tucumã. “Ambos têm ácidos graxos essenciais e muitos nutrientes, mas o tucumã tem alguns compostos diferentes do cupuaçu que oferecem nutrição mais balanceada”, completa a cofundadora. “Juntas, essas três manteigas brasileiras (murumuru, cupuaçu e tucumã) oferecem ácidos graxos importantes para maciez, brilho e diminuição de frizz.”
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Reprodução/Forbes Tata Harper
Tata Harper é líder em skincare natural, sustentável, livre de produtos geneticamente modificados e sintéticos. Muitos dos ingredientes dessa marca são cultivados em uma fazenda em Vermont (Estados Unidos), enquanto outros vêm da América Latina. Do Brasil, ela utiliza um complexo de argila roxa que contém quatro minerais que ajudam na absorção de óleos que deixam a pele limpa sem ficar ressecada. A manteiga de murumuru e a manteiga de semente de cupuaçu oferecem hidratação para revitalizar e nutrir a pele. O óleo de açaí restabelece as vitaminas C e E e têm ácido ferúlico, ômega 6 e 9 e ácidos graxos. Da Colômbia, país onde nasceu, Tata extrai açúcar demerara que tem propriedades esfoliantes para uma pele mais macia. Ela utiliza óleo de rosa mosqueta chileno, como uma fonte natural de ácido retinóico para regeneração da pele e diminuição de rugas. Da Amazônia peruana, usa óleo de sacha inchi que é rico em antioxidantes e ajuda a combater radicais livres, fortalece a pele e ainda é fonte de vitaminas A e E, ômega, ácidos graxos e aminoácidos.
Joaquina Botánica
A marca apoia padrões de beleza limpos e Giovanna Campagna lançará em janeiro fórmulas produzidas com o apoio de botânicos indígenas da América Latina. Ao firmar parcerias com profissionais líderes em inovação na clean beauty, a marca teve acesso aos recursos mais potentes e para desenvolver os melhores produtos. “A marca é inspirada pela minha herança colombiana e nosso pilar é encontrar os ingredientes nativos mais potentes e atraentes da região”, afirma Giovanna. “A maior biodiversidade do planeta está aqui, em um lugar único com recursos infinitos para o desenvolvimento de ingredientes poderosos e inovadores.”
Joaquina Botánica começou com frutas como camu camu, maracujá e outras plantas excêntricas para o lançamento do primeiro produto.
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