O romance é um dos gêneros mais tradicionais do cinema, responsável pelos maiores clichês de Hollywood. Sejam baseados em histórias reais ou não, esses filmes retratam enlaces que costumam encher os olhos do público e fazer os espectadores torcerem por um final feliz depois de uma sucessão de adversidades, afinal, cinema é emoção e quem não tem um perrengue amoroso para contar?
Johnny Cash, Stephen Hawking e até a rainha Vitória são algumas das figuras que tiveram seus relacionamentos retratados nas telas do cinema, enquanto outros personagens, meramente ficcionais, ganharam vida ao arrebatar o coração do público, ávido por viver romances típicos das telonas.
LEIA MAIS: 10 filmes que todo profissional de RH deveria assistir
Pensando no Dia dos Namorados, comemorado hoje (12) no Brasil, elaboramos uma lista com 15 filmes que mostram a história e os desafios de casais inspiradores da vida real e da ficção. Veja, na galeria de fotos a seguir, quais são eles:
-
Divulgação 1. “Johnny & June”
Disponível no Amazon Prime Video, Google Play e YouTube
O filme conta a história de Johnny Cash (Joaquin Phoenix) e June Carter (Reese Witherspoon), dois dos maiores símbolos da música country norte-americana. Ao mesmo tempo em que narra a infância conturbada do astro e sua agitada rotina de turnês, o longa mostra a degradação física e psicológica que o atinge durante o auge da fama. Nesse momento, a relação com June mostra ser sua única chance de salvação.
-
Divulgação 2. “Uma Mente Brilhante”
Disponível no Google Play e no YouTube
John Nash Jr. (Russell Crowe) é um matemático de 21 anos que prova a sua genialidade depois de formular um valioso teorema reconhecido pelos intelectuais da época. Casado com Alicia Nash (Jennifer Connelly), o jovem acaba dando sinais de que algo está errado, até ser diagnosticado com esquizofrenia. Isolado dos estudos por anos, Nash consegue se recuperar com a ajuda da esposa e acaba ganhando o prêmio Nobel.
-
Divulgação 3. “Se a Rua Beale Falasse”
Disponível no Amazon Prime Video, Google Play e YouTube
Baseado no romance homônimo de James Baldwin, o filme conta a história de Tish (Kiki Layne), uma jovem grávida que tenta livrar seu marido, Fonny (Stephan James), de uma falsa acusação criminal motivada por questões raciais. Focada em trazer o companheiro para casa até a data de nascimento do bebê, a mulher faz tudo que está ao seu alcance para libertá-lo.
-
Divulgação 4. “Carol”
Disponível no Amazon Prime Video, Google Play e YouTube
Therese Belivet (Rooney Mara) é uma jovem entediada com o emprego em uma loja de departamentos que vê a vida mudar depois de conhecer Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente misteriosa que está se divorciando do marido, Harge (Kyle Chandler). Logo as duas se aproximam e passam a viver um caso amoroso com sérias consequências para a ainda conservadora Nova York dos anos de 1950.
-
Anúncio publicitário -
Divulgação 5. “Amor e Inocência”
Disponível no Google Play e no Vivo Play
O filme narra a juventude da escritora britânica Jane Austen (Anne Hathaway), que aos 20 anos se viu confrontada pelos pais para encontrar um marido da classe alta que a mantivesse na sociedade. Mais interessada em conhecer o mundo e ascender na literatura, a autora ignora seu principal pretendente, o sr. Wisley (Laurence Fox), neto de uma aristocrata, e se encanta com Tom Lefroy (James McAvoy), um irlândes arrogante e inteligente que se apaixona por ela.
-
Divulgação 6. “Para Sempre”
Disponível no Amazon Prime Video, Telecine, Google Play e YouTube
Baseado em uma história real, o longa conta a vida de Paige (Rachel McAdams) e Leo (Channing Tatum) que, recém-casados, vêem a rotina mudar radicalmente após um acidente de carro que deixa a artista plástica em coma. Ao acordar, a jovem não reconhece mais o marido, que tenta a qualquer custo fazer com que ela se apaixone novamente.
-
Divulgação 7. “Comer, Rezar e Amar”
Disponível na Netflix, Google Play e YouTube
Inspirado no livro homônimo, o filme conta a jornada de autoconhecimento da autora norte-americana Elizabeth Gilbert (Julia Roberts), que se vê obrigada a sair da zona de conforto após um divórcio inesperado. Ao tentar encontrar algo que mude sua perspectiva sobre a vida, Liz se joga na liberdade recém-conquistada e acaba viajando pela Itália, Índia e Bali, onde conhece Felipe (Javier Bardem), o amor de sua vida.
-
Divulgação 8. “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”
Disponível na Netflix Google Play e YouTube
Leonardo (Ghilherme Lobo) é um adolescente cego que busca a própria independência enquanto tenta lidar com uma mãe superprotetora e sua falta de experiência nos círculos sociais. Quando conhece Gabriel (Fabio Audi), a amizade entre os dois logo evolui para algo mais intenso e real, fazendo com que Leo descubra mais sobre si mesmo e a própria sexualidade.
-
Divulgação 9. “A Jovem Rainha Vitória”
Disponível no Amazon Prime, Google Play e YouTube
Um dos casais mais famosos da realeza britânica, rainha Vitória (Emily Blunt) e príncipe Albert (Rupert Friend) estão entre os primeiros monarcas a se casarem por amor e não apenas pelo interesse das famílias. O filme conta as intrigas políticas e pessoais nas quais a jovem se envolveu ao ser considerada, ainda na adolescência, a única herdeira legítima do rei William.
-
Divulgação 10. “A Teoria de Tudo”
Disponível na Netflix, Google Play e YouTube
Baseado na vida de Stephen Hawking (Eddie Redmayne), o longa mostra a trajetória do físico desde as suas primeiras descobertas no mundo da ciência até o seu diagnóstico de esclerose amiotrófica. A perda total dos movimentos, entretanto, não impede que ele viva seu romance com Jane Wilde (Felicity Jones), uma estudante de filosofia de Cambridge que logo se torna sua esposa.
-
Divulgação 11. “Elisa & Marcela”
Disponível na Netflix, Google Play e YouTube
Uma história real, o filme retrata a relação de Elisa (Natalia de Molina) e Marcela (Greta Fernández), as primeiras mulheres a se casarem na igreja, em 1910. Moradoras da Galícia, na Espanha, as jovens forjaram documentos para escapar das regras tradicionais da época e oficializar a sua união perante a sociedade. Até hoje as duas são lembradas como o primeiro casamento homossexual da Europa.
-
Divulgação 12. “Entre Dois Amores”
Disponível na Netflix
No início do século 20, Karen Blixen (Meryl Streep), uma rica aristocrata dinamarquesa, decide se mudar para uma fazenda no Quênia com o marido Bror (Klaus Maria Brandauer). Ao descobrir a infidelidade do companheiro, porém, Karen resolve se dedicar ao seu crescimento profissional, até que a chegada de Denys Finch Hatton (Robert Redford), um simples caçador inglês, muda tudo.
-
Divulgação 13. “Doentes de Amor”
Disponível no Amazon Prime, Google Play e YouTube
O filme conta a história do comediante paquistanês Kumail Nanjiani (que interpreta a si mesmo) e da estudante norte-americana Emily Gordon (Zoe Kazan), um casal apaixonado que enfrenta dificuldades pelas diferenças culturais. A relação dos dois é testada quando ela contrai uma doença misteriosa que a deixa em coma, fazendo com o que o jovem tenha que dar um jeito para resolver os conflitos amorosos e familiares.
-
Divulgação 14. “Desobediência”
Disponível no Telecine, Google Play e YouTube
Ronit, uma jovem judia (Rachel Weisz), volta para a pequena cidade natal depois da morte do pai, um rabino conhecido pela comunidade. Durante sua estadia, a fotógrafa acaba reencontrando uma paixão da adolescência, Esti (Rachel McAdams), que agora é casada com o primo de Ronit. As duas passam a se encontrar e exploram juntas sua sexualidade.
-
Divulgação 15. “Brilho de Uma Paixão”
Disponível no Amazon Prime
O filme conta a história do poeta inglês John Keats (Ben Whishaw) e de sua maior inspiração romântica, a estudante de moda Fanny Brawne (Abbie Cornish). Vizinho, o casal acaba se aproximando depois que o irmão do artista adoece e a jovem oferece seus cuidados. John e Fanny se apaixonam rapidamente à medida que passam mais tempo juntos, mas acabam separados quando John desenvolve tuberculose.
1. “Johnny & June”
Disponível no Amazon Prime Video, Google Play e YouTube
O filme conta a história de Johnny Cash (Joaquin Phoenix) e June Carter (Reese Witherspoon), dois dos maiores símbolos da música country norte-americana. Ao mesmo tempo em que narra a infância conturbada do astro e sua agitada rotina de turnês, o longa mostra a degradação física e psicológica que o atinge durante o auge da fama. Nesse momento, a relação com June mostra ser sua única chance de salvação.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.