Toda a linha da Porsche é formada por carros voltados para o desempenho, para além do Panamera – que deve concorrer com modelos da mesma categoria como o Mercedes AMG GT63 de quatro portas, o Audi RS7 e o BMW M8.
A última geração do Panamera tem um papel importante para a montadora, que continua a eletrificar sua marca com modelos híbridos e até veículos totalmente elétricos, como o novo Tycan. A linha mais recente passou por transformações radicais, tanto por dentro quanto por fora – motivo pelo qual o carro de luxo recebeu tanta atenção de entusiastas e críticos. O modelo 2021 traz melhorias significativas em todos os departamentos, mas o foco principal foi no aspecto do desempenho, que se reflete na forma de vários novos trens de força.
LEIA MAIS: A história por trás do design do Artura, o primeiro carro híbrido da McLaren
O Panamera 2021 recebeu mudanças estéticas sutis. As mais notáveis delas são um novo para-choque, mais esportivo, na frente e uma faixa de LED na parte traseira que percorre toda a largura do carro e conecta as duas luzes de trás. A versão GTS, turbinada com uma série de upgrades, vem com mudanças visuais escuras na parte externa que o fazem se destacar de uma lista interminável de versões do Panamera disponíveis.
Algumas pequenas alterações no interior incluem um novo volante esportivo multifuncional e recursos como assentos com ajuste eletrônico de múltiplas direções tornaram-se padrão – embora seja possível atualizar o nível de ajustes pagando um pouco mais.
Para além do visual, o Panamera 2021 apresenta várias mudanças por baixo do chassi, que aumentam o seu nível de desempenho e o colocam em pé de igualdade com os carros classificados como de ultra desempenho pela marca. Para começar, o motor V8 biturbo atualizado no Turbo S agora produz 620 cv e 83,6 kgfm de torque. Isso representa um aumento de 70 cv em relação ao V8 anterior instalado no agora extinto modelo Panamera Turbo. Graças a um aumento significativo na produção de energia, o Turbo S sedan e o Sport Turismo podem agora atingir uma velocidade máxima de 315 km/h.
Já o Panamera 4S E-Hybrid oferece grande desempenho sem sacrificar a qualidade ou a eficiência do passeio. É realmente o equilíbrio perfeito de conforto esportivo graças ao motor V6 biturbo combinado com um motor elétrico. Isso gera um total de 552 cv e 76,4 kgfm de torque. Com a presença do motor movido a eletricidade, este excelente trem de força não oferece turbo lag, além de ter a vantagem adicional de economizar mais combustível.
O Panamera top de linha é o modelo Turbo S E-Hybrid, que produz impressionantes 690 cv e pode atingir 96 km/h em apenas três segundos.
A melhoria na entrega e saída de potência não se limita apenas ao motor Turbo S. Na verdade, a versão GTS também foi turbinada com 20 cavalos adicionais, o que eleva a sua potência total para 473 cv. A Porsche também ajustou o sistema de entrega de potência e reduziu o turbo lag para que o motorista possa lidar com toda a potência instantaneamente e com precisão.
LEIA MAIS: Rolls-Royce lança o carro mais caro do mundo
Todo o desempenho e aparência contemporânea são complementados por um conjunto de recursos auxiliares, entre eles o PASM (Sistema de controle ativo de suspensão da Porsche, em português), o Porsche Dynamic Control e o torque vetoring – todos calibrados para maximizar a confiança do motorista em altas velocidades e em voltas complicadas. A direção da roda traseira vem de fábrica na versão padronizada Turbo S, mas também pode ser fornecida como um opcional extra em qualquer outra versão.
Isso será particularmente útil na versão Executiva devido à sua longa distância entre eixos, que torna mais difícil manobrar com a direção padrão. A disponibilidade opcional de pneus de verão totalmente novos e mais rígidos, freios de cerâmica de carbono e rodas de design 911 Turbo de 530 milímetros para todas as versões tornam o Panamera uma opção atraente para compradores que procuram um sedã esportivo confortável ou uma perua.
A linha Porsche Panamera 2021 tem uma longa lista de versões. São 12 opções no total, cujos preços, nos Estados Unidos, partem de US$ 88.400 na versão mais básica e podem chegar a US$ 200.200 no modelo top de linha Turbo S E-Hybrid Executive.
Veja, na galeria abaixo, mais fotos da mais recente linha da Porsche:
-
Divulgação/Porsche A nova linha Porsche Panamera 2021 traz várias melhorias significativas, especialmente na parte de desempenho
-
Divulgação/Porsche Os modelos 2021 vêm equipados com um motor potente Turbo S
-
Divulgação/Porsche Algumas das versões são híbridas e, junto ao Turbo S, contam com um motor movido à eletricidade
-
Divulgação/Porsche A versão GTS se destaca pela mudança de visual, agora com mais detalhes escuros
-
Anúncio publicitário -
Divulgação/Porsche Com foco na potência, os modelos têm de 473 a 690 cv
-
Divulgação/Porsche O Turbo S E-Hybrid é o mais potente (e caro) entre as opções de modelos da linha Panamera, podendo chegar a 96 km/h em apenas três segundos
-
Divulgação/Porsche Todos os carros da linha contam com um novo volante esportivo multifuncional e assentos com ajuste eletrônico
-
Divulgação/Porsche Entre as principais mudanças estéticas, está um novo para-choque, com estilo mais esportivo
A nova linha Porsche Panamera 2021 traz várias melhorias significativas, especialmente na parte de desempenho
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.