Tentando dar um novo fôlego ao Museu do Prado, em Madri, após longos meses de pandemia, os curadores renovaram a coleção para exibir mais trabalhos de artistas mulheres e refletir melhor a variedade da arte do século XIX.
Após aquisições recentes de pinturas e miniaturas, o museu agora conta com os trabalhos de 13 pintoras, de um total de 130 artistas.
LEIA MAIS: 5 plataformas que oferecem suporte a vítimas de violência contra a mulher
As miniaturas, geralmente retratos familiares íntimos, exigem grande habilidade técnica, mas podem ser criadas em pequenas oficinas, o que as torna populares entre artistas femininas que não tinham grandes estúdios artísticos no século XIX.
Há agora nove salas com trabalhos de mulheres como Marcela de Valencia e Maria Blanchard, afirmou o chefe de conservação de pinturas do século XIX do museu, Javier Baron, à Reuters.
Leticia Azcue Brea, chefe de conservação de esculturas e artes decorativas, disse que cada obra teve que fazer por merecer o seu lugar. “O museu é muito rigoroso. Se há uma mulher nele, é porque ela mereceu”, afirmou. (com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.