O setor global de perfumes teve seu valor estimado em US$ 32,8 bilhões em 2020, segundo a empresa de pesquisa de mercado Research and Markets. Só no Brasil, mesmo com a pandemia, a categoria teve um crescimento de 8,4% no ano passado, divulgou a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).
Dentro desse enorme mercado, existem infinitas variações de aromas, intensidades, embalagens e, claro, preços – desde fragrâncias falsificadas às importadas, águas de colônia, body splashs, eau de toilette e eau de parfums, os valores podem divergir muito entre si. Mas existe uma categoria para poucos: os perfumes ultra-luxuosos, cujas cifras podem chegar a seis dígitos.
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Para atingir preços tão exorbitantes, alguns fatores entram na conta. Um dos principais são os ingredientes, em sua maioria fragrâncias naturais mais raras ou difíceis de produzir, que podem custar uma fortuna por uma pequena quantidade ou até serem mais caras que ouro, caso do óleo oud, vendido por até US$ 80 mil o litro (mais de R$ 400 mil). Outro aroma que demanda muito trabalho para ser feito é o óleo essencial de rosa, por exemplo: são necessários 11 quilos de pétalas para produzir só 5 ml do óleo e um litro dele pode ser encontrado no Brasil por cerca de R$ 150 mil.
Para além do cheiro, outra coisa em comum entre os perfumes mais caros do mundo são seus frascos e embalagens – um espetáculo à parte. Grifes exclusivas (cujos nomes já agregam custo ao produto final) não raramente apostam em recipientes repletos de cristais, diamantes e pedras preciosas para criar perfumes que podem ser verdadeiras joias.
Nesse universo, a Forbes selecionou 10 perfumes que estão entre os mais caros do mundo. Veja na galeria de fotos a seguir:
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Divulgação 10. Lady Caron Edição Limitada Baccarat – Caron
Preço: € 1.220 (mais de R$ 7.500)
A perfumaria parisiense descreve esta edição especial (com apenas mil unidades de 60 ml no mundo inteiro) como um tributo aos EUA, com o símbolo da Estátua da Liberdade esculpida no frasco de cristal Baccarat. A fragrância fica entre o floral e o frutado, com uma base de essência da flor de magnólia (rara matéria-prima da China) e complementada com frésia, essência de néroli, jasmim indiano e uma nota de pêssego.
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Divulgação 9. Lalique by Lalique Crystal Collectible Bottle “Pivoine” 2021 – Lalique
Preço: US$ 1.800 (mais de R$ 9.400)
Todo ano desde 1994, como comemoração da primeira fragrância da sua história, a marca francesa lança um novo (e suntuoso) frasco de cristal que mais parece uma joia – uma parte histórica da grife, já que seu próprio fundador, René Lalique, foi um grande designer de alta joalheria. Para a edição de 2021, o formato escolhido da embalagem é a de uma flor de peônia, fechada com cristal satin que representa uma gota de orvalho. O perfume tem um perfil floral, com as essências predominantes sendo a de rosa, jasmim e íris, com um toque de cravo. Com 150 ml, a edição de colecionador é vendida por encomenda.
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Divulgação 8. Chypré Extraordinaire – Roja Parfums
Preço: £ 1.450 (cerca de R$ 10.500)
A renomada perfumaria britânica, uma das mais luxuosas do mundo, é conhecida por usar ingredientes naturais (e raros) da mais alta qualidade. Com 100 ml, a fragrância Chypré Extraordinaire é descrita por seu criador, Roja Dove, como uma “mistura do clássico calor musgoso com um buquê inesperado de flores brancas sensuais e uma nota de pêssego”. Seu aroma principal é a bergamota, com pêssego, ylang ylang, tuberosa e cravo.
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Divulgação 7. Amorem Rose Parfum – Shalini Parfum
Preço: US$ 3.000 (cerca de R$ 15.700)
Esse é um dos perfumes de rosa mais luxuosos do mundo por ter como base um ingrediente muito valioso para indústria da beleza: o óleo de rosa damascena, cultivado na Bulgária há mais de 350 anos e que, desde 2015, é protegido pela União Europeia com um selo de autenticidade – que garante a origem e a qualidade da matéria-prima. Nesta versão criada pelo mestre perfumista Maurice Roucel (com mais de 50 anos de experiência em marcas como Chanel, Hermés e Lancôme), as rosas búlgaras são misturadas a flores de açafrão, âmbar do Báltico e mogno – o que confere um toque picante adicional à fragrância. Quanto à apresentação, o perfume de 30 ml é envasado em um jarro de cristal flacon da Lalique, com andorinhas esculpidas para representar o “voo do amor”.
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Divulgação 6. Roja Haute Luxe – Roja Parfums
Preço: US$ 3.500 (mais de R$ 18.200)
Este é o cheiro emblemático do dono da grife, Roja Dove, que desenvolveu um perfume de fundo amadeirado com seus ingredientes favoritos e que sintetizava sua personalidade. Complexo e suave, a fragrância combina rosas, jasmim, musgo de carvalho com notas íris – junto de flocos de ouro flutuantes, que conferem brilho ao frasco. Apenas 500 unidades são vendidas por ano, sendo 250 delas distribuídas mundialmente e o restante é disponível exclusivamente na terra natal de Dove, o Reino Unido.
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Divulgação 5. Les Exclusifs de Chanel Parfum Grand Extrait – Chanel
Preço: US$ 3.800 (aproximadamente R$ 20 mil)
Essa edição especial, feita apenas sob encomenda, é para os aficionados que nunca querem ficar sem sua fragrância favorita da Chanel: ela tem nada menos que 900 ml, envasados excepcionalmente em um grande frasco de cristal flacon, esculpido como um diamante. Por dentro, o clássico perfume Gardénia, criado em 1925 por Coco Chanel, com infusão da flor de mesmo nome.
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Divulgação 4. Nº 5 Parfum Les Grands Extraits Flacon – Chanel
Preço: € 6.100 (mais de R$ 37.600)
Também com 900 ml em um frasco de cristal flacon, esta edição é uma versão de colecionador do clássico Nº 5 – que, não exageradamente, revolucionou a perfumaria mundial e se mantém como uma das fragrâncias mais aclamadas desde 1921. Definido como a “quintessência da feminilidade”, ele mistura o óleo essencial da flor de laranjeira com notas de rosa de maio (uma das mais exclusivas da indústria) e jasmim – todas produzidas de forma especial, cuidadosa e orgânica em uma fazenda no sul da França, de onde a Chanel tira as matérias-primas para produzir suas fragrâncias.
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Divulgação 3. Bond St. Swarovski 3-Piece Perfume Box Set – Bond No.9 New York
Preço: US$ 8.000 (cerca de R$ 41.600)
A primeira perfumaria nova-iorquina a ser liderada por uma mulher, a Bond No.9 New York criou um box luxuoso de três perfumes, todos cravejados com 1.600 pedras Swarovski aplicadas à mão, nas cores vermelho, esmeralda e ametista. Com 100 ml cada, os estilos das fragrâncias são: oriental com aromas de bergamota, lírio-do-vale e pimenta; floral amadeirado com flor de laranjeira e cassis; e outro oriental floral com óleo de oud (o óleo essencial mais caro do mundo) e notas de rosa, cumaru e almíscar.
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Divulgação 2. Coromandel And Maisons D’art Coffret – Chanel
Preço: US$ 10 mil (mais de R$ 52 mil)
Com apenas nove unidades disponíveis nos Estados Unidos, esta edição especial junta duas artes que a grife domina: a joalheria e a perfumaria. A fragrância fica por conta do exótico Coromandel, de estilo oriental intensamente ambarado e com notas de patchouli, olíbano e benjoim. O perfume, por si só, é vendido no Brasil por R$ 2.900 na versão convencional de 75 ml. Mas o diferencial desta versão é o frasco de 50 ml de cristal Baccarat, acompanhado de uma joia exclusiva feita à mão, de ouro 18K e pedras preciosas. Os dois produtos são embalados em uma caixa revestida do clássico tweed da Chanel.
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Divulgação 1. Nº1 Imperial Majesty – Clive Christian
Preço: US$ 215 mil (cerca de R$ 1,12 milhão)
A perfumaria secular do Reino Unido, a única marca da história a ter permissão para usar o símbolo da coroa da monarquia britânica, tem um título extravagante há 15 anos: é ela a dona da fragrância comercializada mais cara do mundo. Seu fundador, que dá nome à grife, decidiu criar em 2006 uma fragrância concentrada e exclusiva, envasada no frasco de 500 ml mais requintado que os mestres de vidraçaria poderiam conceber com cristal Baccarat, para seus clientes mais especiais.
O resultado final foram dez garrafas feitas de cristal polido, decoradas com um diamante branco de cinco quilates e um colarinho de ouro 18K. Já o cheiro se tornou o preferido da vida de Christian, de perfil amadeirado com base de sândalo, almíscar e notas de várias especiarias (como cardamomo, baunilha de Madagascar e noz-moscada). O Imperial Majesty é uma verdadeira joia exclusiva que não está mais disponível, mas curiosos podem conhecer a complexa fragrância em sua versão mais “acessível” de 50 ml – que pode ser encontrada no Brasil com valores de até R$ 7 mil.
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Divulgação Bônus: Shumukh – Nabeel
Preço: US$ 1.295 milhão (mais de R$ 6,7 milhões)
Mesmo com apenas uma unidade, este perfume é ostensivo demais para não ser mencionado. Com três litros, foram mais de três anos e 490 tentativas para chegar à fragrância certa: com notas do puro (e raríssimo) óleo oud da Índia, âmbar, sândalo, almíscar, óleo puro de rosas turcas, patchouli, ylang ylang e olíbano (também um dos óleos essenciais mais valiosos do mundo). Mas o destaque certamente vai para a garrafa – até mesmo reconhecida pelo livro Guinness de recordes como o frasco de perfume com mais diamantes: são 3.571 pedras (totalizando mais de 38 quilates), além de pérolas, topaz e quase 2,5 quilos de ouro 18K.
10. Lady Caron Edição Limitada Baccarat – Caron
Preço: € 1.220 (mais de R$ 7.500)
A perfumaria parisiense descreve esta edição especial (com apenas mil unidades de 60 ml no mundo inteiro) como um tributo aos EUA, com o símbolo da Estátua da Liberdade esculpida no frasco de cristal Baccarat. A fragrância fica entre o floral e o frutado, com uma base de essência da flor de magnólia (rara matéria-prima da China) e complementada com frésia, essência de néroli, jasmim indiano e uma nota de pêssego.
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