A Alfa Romeo lançou hoje (27) o C42, novo modelo que irá fazer parte das competições da Fórmula 1 neste ano. Foi a última equipe a lançar a temporada.
Segundo Fred Vasseur, o chefe da equipe, a pintura é “um aceno sutil ao passado, lembrando projetos históricos de anos passados e a herança da Alfa Romeo e Sauber Motorsport”. O ano de 2022 será o 30º aniversário da Alfa Romeo na F1.
O C42 foi construído na esteira do novo regulamento da competição, que promete revitalizar a categoria com maior competitividade entre as equipes, promovendo mais pegas nas pistas com as mudanças aerodinâmicas.
Here it is. Allow us to introduce the #C42 ❤️#AlfaRomeo #ORLEN pic.twitter.com/JsdA4FjkQ9
— Alfa Romeo F1 Team ORLEN (@alfaromeoorlen) February 27, 2022
A nova Fórmula 1 prevê, com a transformação da aerodinâmica dos veículos, aspectos como mais disputas durantes as corridas e ultrapassagens constantes. Além disso, há um teto orçamentário menor, a fim de diminuir a distância entre as equipes, e incentivo a mais escuderias e pilotos na briga pelo título.
Leia mais: Stellantis lança Alfa Romeo elétrico
O diretor técnico da equipe, Jan Monchaux, enfatizou que o trabalho da Alfa Romeo não está terminado, porque “a curva de desenvolvimento é mais acentuada em um novo ciclo de regras”.
Uma dupla de pilotos totalmente nova – Valtteri Bottas e Zhou Guanyu – assumirá o volante do novo modelo durante a temporada. O piloto reserva é Robert Kubica.
Bottas veio da Mercedes, onde conquistou o terceiro lugar no campeonato de 2017, tendo três vitórias na temporada (Rússia, Áustria e Abu Dabi). Zhou terminou em terceiro na F2 no ano passado, antes de subir para a F1 com a Alfa Romeo.
A Alfa Romeo, juntamente com suas nove equipes rivais, terá a chance de continuar testando os novos carros no Teste Oficial de Pré-temporada no Bahrein, que começa em 10 de março.
Leia mais: 10 equipes mais valiosas da Fórmula 1