2022 verá o retorno do festival de música e artes Coachella, após o cancelamento dos dois últimos eventos devido à pandemia de coronavírus. Para marcar seu retorno, os organizadores estão criando uma variedade de NFTs. Embora as NFTs tenham sido usadas até agora para registrar a propriedade de ativos digitais, o objetivo é conectar as NFTs do Coachella a benefícios tangíveis do mundo real, como entradas vitalícias para o evento e acesso a áreas e atrações exclusivas.
Uma cartilha muito rápida para aqueles que de alguma forma conseguiram evitar aprender sobre eles – NFTs são tokens digitais que são armazenados em blockchains. Isso significa que, como todos os ativos que vivem em blockchain (outros exemplos incluem criptomoedas como Bitcoin), elas são criptografadas e distribuídas, portanto, altamente seguras.
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É justo dizer que nem todo mundo é fã do conceito. Os críticos apontam para o fato de que algumas implementações de NFT queimam muita energia, criando posteriormente grandes quantidades de emissões de carbono.
Outros simplesmente os veem como fraudes, e certamente é verdade que, como acontece com a maioria das novas tecnologias, pessoas desonestas e sem escrúpulos foram rápidas em descobrir como usá-las para extrair dinheiro dos incautos. De fato, em alguns casos, o sentimento contra eles é tão forte que as empresas voltaram atrás publicamente nos planos de criar NFTs, devido à reação de seus clientes.
Apesar disso, não se pode negar que também há uma enorme quantidade de entusiasmo por eles, tanto de artistas e criadores, quanto de grandes empresas. Nike, Taco Bell, Coca-Cola e NBA emitiram seus próprios NFTs, assim como artistas como Damien Hirst e Mike Winkelmann (Beeple), e os músicos Aphex Twin, Shawn Mendes, Grimes e Kings of Leon.
Os exemplos mais famosos são aqueles usados para registrar a propriedade de obras de arte, algumas das quais foram vendidas por muitos milhões de dólares. No entanto, os proponentes da tecnologia insistem que podem preencher muitas outras opções de uso. Um exemplo do mundo real sobre o qual escrevi recentemente é o destilador escocês William Grant and Sons, que os usa para provar a propriedade das 15 garrafas de uísque raro vendido por US$ 18 mil (mais de R$ 90 mil) cada.
Então, quais são os planos do Coachella para NFTs?
Os organizadores do festival fizeram uma parceria com a exchange de criptomoedas FTX para construir seu próprio mercado NFT. Com isso, os participantes do festival poderão comprar e negociar a partir de três séries iniciais de tokens.
A primeira – a Coachella Keys Collection – será um conjunto exclusivo de dez NFTs que conferem passes vitalícios do festival a quem os possui. Os detentores desses tokens também terão acesso VIP aos vários eventos virtuais que o Coachella está preparando, no metaverso da marca.
Depois disso, mais duas coleções de NFT serão lançadas. A coleção Sights and Sounds está mais alinhada com as ofertas típicas da NFT, consistindo em 10.000 imagens e sons digitais do festival, que supostamente custarão US$ 60 (cerca de R$ 300) cada. A coleção mais cara do Desert Reflections será vinculada à propriedade física de um livro de fotos de edição limitada encomendado para celebrar os 20 anos de história do festival.
Provavelmente, a maior crítica direcionada aos projetos NFT é que eles são um desperdício na maneira como a energia é necessária para “cunhar” as transações de blockchain que mantêm os tokens seguros. O Coachella está tentando evitar isso hospedando seus NFTs no blockchain Solana.
O Solana usa um algoritmo de prova de participação (PoS) – em vez de prova de trabalho (PoW) – para manter o consenso e validar as informações armazenadas no blockchain. Em contraste, o Ethereum – o blockchain mais usado para projetos NFT – ainda usa PoW, que consome muito mais energia.
Por que prova de participação?
A diferença é um pouco técnica, mas uma maneira simples de pensar sobre isso é que, sob um algoritmo PoW, os usuários de computador são recompensados com criptomoedas quando suas máquinas realizam os cálculos complexos que mantêm a rede funcionando com segurança. Isso significa que eles são incentivados a usar o máximo de poder computacional possível, para que suas máquinas sejam as que verifiquem mais transações e ganhem mais moedas.
Sob PoS, por outro lado, os usuários “apostam” sua própria criptomoeda. Os algoritmos determinam quem verifica as transações (e recebe as recompensas) com base em quem teve mais dinheiro apostado por mais tempo. Diz-se que o PoS consome muito menos energia e também é capaz de lidar com um número muito maior de transações em um determinado período de tempo – no entanto, é uma tecnologia relativamente mais nova em comparação com o PoW e não é tão completamente testada ou compreendida.
É interessante ver que os organizadores do Coachella dedicam tempo e esforço para garantir que tenham uma solução NFT (relativamente) ecológica. Recentemente, ficou claro que as preocupações ambientais são o problema com maior probabilidade de prejudicar os projetos baseados em NFT e blockchain. Veja, por exemplo, Elon Musk revertendo sua decisão de aceitar Bitcoin como pagamento pelos carros da Tesla, que ele atribui apenas à sua preocupação com o potencial da criptomoeda de causar danos ambientais.
Por que isso é importante?
Diante disso, esse movimento do Coachella pode ser visto como apenas mais um exemplo de uma marca moderna e orientada para os jovens que embarca no movimento NFT. No entanto, é significativo porque é o maior evento do mundo real a tomar a decisão de se envolver.
O uso de NFTs como chaves, ou passes, permitindo acesso a ambientes digitais dentro do metaverso, são um dos casos mais citados. Como o líder de inovação do Coachella, Sam Schoonover, disse: “Queríamos dar um passo adiante e usar NFTs para permitir a propriedade de experiências no mundo real também”.
Isso sugere que as implicações mais empolgantes para as tecnologias transformadoras de hoje – de blockchains ao metaverso – não se aplicam necessariamente apenas ao domínio digital.
Os humanos, pelo menos por enquanto, ainda são principalmente criaturas do mundo físico e, embora os festivais de música virtuais possam ser uma diversão durante os períodos de bloqueio, ou quando simplesmente não temos tempo ou recursos para viajar, ainda leva um tempo para que eles substituam totalmente a experiência real. Isso significa que o valor real dessas tecnologias provavelmente será percebido quando encontrarmos maneiras de usá-las para impactar o mundo real, não apenas o virtual.