Com 18 anos de atuação no aluguel de mobiliário e montagens especiais, a 100% Eventos, sediada em São Paulo, comemora a retomada do setor ao mesmo tempo em que lança sua primeira filial, em Belo Horizonte. A ideia é que a unidade de Minas Gerais, com inauguração em maio, atenda clientes não apenas no estado, mas no Centro-Oeste. A abertura marca uma nova etapa da empresa. Iniciado por Paola de Picciotto e Flávia de Picciotto Terpins, mãe e filha, o negócio ganhou em 2021 mais um sócio, Marcelo Checom, da MChecom Design & Cenografia.
“Sempre quisemos dar esse passo rumo à profissionalização”, diz Flávia. “A entrada de um sócio exigiu que fossem incorporadas uma governança e uma disciplina na apresentação de resultados que não existiam até então, até por sermos uma empresa familiar.”
A 100% Eventos surgiu em 2003, quando questões pessoais se somaram a percepções profissionais das sócias. Flávia trabalhava com importação de móveis de design da Itália para venda em lojas e era contactada por pessoas que queriam alugá-los. Quando ficou noiva, também sentiu dificuldade de encontrar o mobiliário que gostaria de ter no próprio casamento. Achava as opções disponíveis caretas, então resolveu encomendar a fabricação do que queria. Depois do evento – uma festança para mil pessoas – ficou com esse material. “O casamento não durou, mas serviu para ter ideia do negócio”, diz.
Flávia e Paola, que é decoradora, partiram então uma viagem de pesquisa nos Estados Unidos. “Visitamos várias empresas que faziam party rental. Em Los Angeles, conhecemos o cara que fazia todas as festas do Oscar. Com jeitinho, ele nos ensinou a receita do bolo e nos apresentou fornecedores na China e na Europa.”
No início, a 100% Eventos alugava cadeiras, depois passou a disponibilizar mesas, bares, sofás, poltronas… O passo seguinte foi oferecer mobiliário personalizado, confeccionado em áreas de tapeçaria, marcenaria e pintura instaladas dentro da empresa. Com essa oferta, vem prestando serviço para clientes que fazem comemorações em hotéis como Fasano e Copacabana Palace, condomínios no interior de São Paulo como Fazenda Boa Vista, stands do Boat Show e camarotes VIP do Allianz Parque.
Hoje o negócio conta com um inventário de mais de 70 mil peças, armazenadas em 12 mil metros quadrados de galpões na Vila dos Remédios, em São Paulo. Todo esse material, que ficou parado e coberto por plástico preto durante os primeiros meses da pandemia, agora está de volta ao uso. A equipe da empresa, que chegou a cair de 100 para 20 funcionários, também vem se recompondo. “Temos uma demanda igual ao pré-pandemia ou até maior”, diz Flávia. “Estamos vivendo o efeito champanhe, que é aquela euforia de pós-guerra, com todo mundo querendo celebrar, se encontrar.”
Para atender esse momento de retomada, outra novidade da 100% Eventos é um projeto que reúne iniciativas de sustentabilidade e inclui a adoção do selo Carbon Free, representando o compromisso da empresa de compensar a emissão de gases de efeito estufa gerados na operação a partir de 2022.