Por Rebecca Rubin
LOS ANGELES (Variety.com) – Ao infinito e além? Não exatamente…
“Lightyear”, um spinoff da Pixar do universo “Toy Story”, não chegou tão longe assim em sua estreia nas bilheterias, arrecadando apenas 51 milhões de dólares nos cinemas da América do Norte.
As famílias, principal público do filme, estão afastadas dos cinemas desde a Covid-19. Mas, mesmo assim, essa bilheteria é decepcionante para uma marca forte como a Pixar, casa de filmes “Os Incríveis”, “Procurando Nemo” e “Up”. É especialmente problemática porque a produção de “Lightyear” custou 200 milhões de dólares, além de mais dezenas de milhões em publicidade.
Antes do fim de semana, a expectativa era de que o filme gerasse pelo menos 70 milhões de dólares, mas suas ambições foram frustradas pela concorrência acirrada de “Jurassic World: Domínio”, um colosso da Universal, e “Top Gun: Maverick”, da Paramount.
Também pesou a falta de curiosidade em assistir a uma história de origem um pouco esotérica sobre Buzz Lightyear, que tem uma ligação meramente tênue aos quatro filmes da franquia popular e que as crianças adoram. Com sua decolagem hesitante, “Lightyear” aterrissou em segundo lugar, um dos raros filmes da Pixar a não conseguir liderar a bilheteria norte-americana.
“Lightyear” é o primeiro filme da Pixar na telona em mais de dois anos, desde “Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica”, em março de 2020. Durante a pandemia, três filmes da Pixar –“Soul”, “Luca” e “Red: Crescer é uma Fera”– pularam os cinemas e entraram diretamente no Disney+, o que deixou alguns analistas de bilheteria pensando se os consumidores foram treinados a ver os filmes da Pixar em casa.
Mesmo com um enorme declínio de 60%, “Jurassic World: Domínio” conseguiu vencer a bilheteria novamente. A continuação pré-histórica da Universal gerou 58,6 milhões de dólares em seu segundo fim de semana, chegando a um total de 259 milhões de dólares na bilheteria doméstica.
Em terceiro lugar, “Top Gun: Maverick” continua voando alto, com 44 milhões de dólares na América do Norte. Esse retorno de bilheteria, com uma pequena queda de 15% em relação ao anterior, são especialmente significativos porque o filme está nos cinemas há um mês.