Independentemente de você virar à esquerda (rumo à classe executiva) ou à direita (para chegar à classe econômica) após entrar em uma aeronave, existem algumas companhias aéreas que oferecem uma experiência muito melhor do que outras.
A AirlineRatings.com acaba de selecionar a Companhia Aérea do Ano 2022 e a Qatar Airways ganhou o prestigioso prêmio. Veja quem mais apareceu no top 20 e o que é preciso ter para entrar no ranking.
Leia mais: Brasil sobe em ranking e tem 19º passaporte mais valioso do mundo
O foco está em duas áreas principais. Para serem bem posicionadas, as companhias aéreas devem ter uma classificação de segurança de sete estrelas e demonstrar liderança em inovação para o conforto dos passageiros.
A Qatar Airways foi classificada como número um por sua “inovação de cabine, serviço de passageiros e seu compromisso de continuar operando durante a pandemia de Covid”.
Confira as 20 melhores companhias aéreas de 2022:
- Qatar Airways
- Air New Zealand
- Etihad Airways
- Korean Air
- Singapore Airlines
- Qantas
- Virgin Australia
- EVA Air
- Turkish Airlines
- All Nippon Airways
- Cathay Pacific Airways
- Virgin Atlantic
- Japan Air Lines
- JetBlue
- Finnair
- Emirates
- Hawaiian
- Air France/KLM
- Alaska Airlines
- British Airways
“Estamos focados em liderança e em companhias aéreas que inovam para fazer uma diferença real na experiência do passageiro”, diz Geoffrey Thomas, editor-chefe da AirlineRatings.com. “É claro que agora o setor aéreo está sob uma pressão sem precedentes enquanto se esforça para se recuperar do pior da pandemia de Covid-19”.
O jornal Telegraph, do Reino Unido, está totalmente de acordo com o primeiro lugar concedido à Qatar Airways. Em uma comparação com a British Airways, por exemplo, a Qatar nunca erra o processo de reserva (os voos são colocados online 72 horas antes do começo das reservas) e, para os sortudos que têm acesso aos lounges premium, a companhia oferece spas, dormitórios e até piscinas em alguns aeroportos.
A Qatar têm aviões de longas distâncias luxuosamente equipados (Airbus A350 e A380, e Boeing 787 Dreamliner e 777-300ER). Em Londres, a aérea opera a partir do Terminal Quatro em Heathrow – que, por ser um dos menores terminais, torna o processo de passar pela segurança mais fácil e rápido de navegar do que em outros terminais usados pelas demais companhias aéreas.