Aarhus ganhou um novo status cultural na última década, sustentado por seu ano como Capital Europeia da Cultura em 2017. O maior porto e a segunda maior cidade da Dinamarca fica a apenas três horas de trem da capital Copenhague.
Fundada como Aros, no final do século VIII, Aarhus foi um importante assentamento da Era Viking junto com Ribe e Hedeby. Durante a Idade Média, a cidade cresceu rapidamente como um centro comercial e um próspero centro religioso. Hoje, quase 300.000 pessoas chamam a cidade de lar.
LEIA MAIS: Janaina Rueda diz o que está por trás do sucesso de A Casa do Porco
Para os turistas, a cidade oferece uma mistura intrigante de locais históricos e atrações culturais modernas, muitas construídas ou ampliadas em conexão com o ano de Aarhus no centro das atenções europeias. Aqui estão 7 lugares a considerar no seu itinerário ao visitar Aarhus.
1 – Cidade velha
Ao contrário de outras antigas cidades escandinavas, Den Gamle By não é um distrito onde você pode passear livremente. Na verdade, é um museu ao ar livre, que abriga edifícios que foram realocados do centro da Dinamarca.
O resultado é uma série de ruas de paralelepípedos, prédios de empena e vistas à beira-mar que dão uma sensação de estar na Dinamarca no final da Idade Média. Não perca o grande museu subterrâneo que conta a história da cidade e a excelente comida oferecida no restaurante e café.
2 – Jardim Botânico
Um acompanhamento perfeito para o passeio à cidade velha é visitar o vizinho Jardim Botânico, fundado há mais de 150 anos e aberto para visitação. Espere ver plantas e flores de toda a Dinamarca e um jardim ornamental central com vegetação montanhosa de todo o mundo. Dentro das estufas, quatro zonas climáticas exibem plantas de habitats mais tropicais.
3 – Museu de Arte
A espetacular passarela de arco-íris no topo do Museu de Arte da cidade é um passeio quase obrigatório. As janelas coloridas do chão ao teto da passarela circular, chamada Your Rainbow Panorama, oferecem aos visitantes uma ampla visão da cidade e seus arredores planos em meio à mudança de cores.
Mas o museu é muito mais do que a cobertura colorida. A exposição permanente Human Nature é composta por trabalhos que apresentam a história da arte através do prisma do sentido da vida, enquanto a impressionante lista de exposições temporárias garante que há muito para ver, mesmo que você já tenha visitado anteriormente.
4 – Catedral de Aarhus
A igreja mais alta da Dinamarca, a Catedral de Aarhus, é um lembrete impressionante do status religioso de Aarhus séculos atrás. Originalmente construída nos últimos anos do século XII, a catedral era o centro do poder da vasta Sé Antiga de Aarhus.
Após um devastador incêndio na cidade no século XIV, a catedral foi reconstruída em estilo gótico, popular nas cidades hanseáticas vizinhas na época. No interior, confira os afrescos, que são os maiores da Dinamarca. A catedral está aberta diariamente, exceto aos domingos quando ela abre apenas para cerimônias religiosas duas vezes ao dia.
5 – Museu Moesgaard
Está localizado a 25 minutos de ônibus do centro de Aarhus, mas o Museu Moesgaard vale a viagem. Exposições permanentes mostram descobertas arqueológicas da Idade da Pedra, Idade do Bronze, Idade do Ferro e Idade Viking na Dinamarca e na Escandinávia.
O Homem Graubale, o corpo de pântano mais bem preservado do mundo, é o destaque da vasta coleção do museu. Exposições etnográficas temporárias adicionam alguma perspectiva global, enquanto os terrenos abrigam bosques históricos e vários edifícios reconstruídos.
6 – Parque dos cervos de Marselisborg-Moesgaard
A população de sika e gamos do parque geralmente está relaxada e acostumada com os humanos. Espere ser seguido caso leve um dos lanches favoritos desses animais, como cenouras fatiadas ou maçãs. O transporte privado é necessário para chegar ao parque e pode ser necessária uma boa caminhada por causa do estacionamento distante, nos horários de pico.
7 – Arquitetura moderna em Aarhus
Enquanto a cidade velha e Moesgaard são os lugares para mergulhar na cidade, vá para a orla apreciar como a moderna Aarhus está se desenvolvendo. A biblioteca pública e o centro cultural neo-futurista Dokk1 estão localizados no antigo porto industrial. Ao norte do empreendimento, as antigas docas foram transformadas em Aarhus Ø, um bairro vibrante e moderno com arquitetura a conferir.
* David Nikel é colaborador da Forbes EUA. Nascido no Reino Unido, reside na Noruega desde 2011, onde administra um site e um podcast sobre o país, além de ser o autor do guia de viagem Moon Norway.