A indústria automobilística tradicionalmente comemora o anúncio de novidades no início do segundo semestre, quando as remessas de novos modelos brilhantes começam a chegar às concessionárias.
Embora os problemas contínuos de oferta e demanda do setor possam limitar o estoque de um determinado revendedor quando o modelo 2022 chega ao fim, os consumidores astutos ainda devem conseguir grandes barganhas comprando veículos que serão descontinuados.
Normalmente, os modelos acabam na lista de corte por causa de um declínio acentuado das vendas, mas alguns bons veículos acabam sendo vítimas de mudanças nas preferências do consumidor.
A frota de carros e SUVs descontinuados deste ano inclui desde modelos leves, como o Chevrolet Spark de 98 cavalos de potência, aos mais turbinados – o NSX da Acura com 600 cavalos, por exemplo–, mas você terá que agir rápido se quiser dirigir um desses modelos. É a última chance de levar um deles para casa.
Acura ILX
O confortável, mas sem graça sedã de luxo compacto ILX está sendo descartado no fim deste ano. Embora não seja oficialmente seu substituto, o novo ponto de entrada na linha Acura será o Integra 2023, que é um modelo muito mais esportivo e ressuscita a marca muito amada do lançamento da Acura nos EUA em 1986.
Acura NSX
O supercarro rebaixado (e de poucas vendas) faz sua última volta em 2022 e não tem substituição programada. Esta é a segunda vez que um NSX é descontinuado – a primeira vez foi em 2005.
Ele foi trazido de volta como um corredor híbrido avançado o seu ano de lançamento, 2017. O modelo de dois lugares está abrindo espaço para um modelo Type S de produção limitada que tem 600 cavalos de potência gerados tanta por gasolina, quanto por eletricidade.
Buick Encore
Construído na Coréia do Sul, o subcompacto Buick Encore supostamente não retornará ao território norte-americano no próximo ano. As vendas têm caído desde a introdução do Encore GX, que tem tamanho semelhante mas design mais sofisticado para 2020. Algumas fontes indicam que um modelo próximo ao Encore, o Chevrolet Trax, pode ser cortado ou substituído por um novo modelo um ano depois.
Chevrolet Spark
O menor carro da Chevy, o subcompacto Spark hatchback, será despachado neste outono devido à queda nas vendas. Adicionado à linha em 2013, o Spark continua entre os carros mais baratos dos EUA, onde é vendido por bem menos de US$ 15 mil (cerca de R$ 76.525,00). Infelizmente, também é um dos modelos menos potentes na estrada, com 98 cavalos de potência, para não mencionar um dos mais básicos, com janelas padrão. Espera-se que o já mencionado Trax SUV recupere as vendas perdidas do Spark.
Ford EcoSport
Importado da Índia a partir do modelo de 2018 para preencher uma lacuna na linha de SUVs da Ford, o menor veículo nos showrooms da marca será retirado do mercado dos EUA no final do ano. Tal como acontece com a maioria dos veículos nesta lista, as vendas são um problema, com os compradores aparentemente perdendo o interesse em carros subcompactos e SUVs.
Honda Insight
É possível que o nome de um modelo seja usado em excesso, ou talvez esteja amaldiçoado? Este é o terceiro modelo eletrificado das últimas duas décadas a ser nomeado Insight – atualmente um sedã com motor híbrido – que será retirado de linha no final de 2022.
Originalmente, o Honda Insight era um híbrido de duas portas de aparência futurista – o primeiro nos EUA – que foi vendido entre 1999 a 2006. Ele então voltou como um hatchback compacto híbrido de quatro portas entre 2010-2014.
Hyundai Accent
Os carros subcompactos seguem sendo uma raça em extinção, e o Accent é a mais recente vítima desse fenômeno. A Hyundai espera que seu pequeno SUV crossover Venue absorva o modesto volume de vendas do Accent.
Hyundai Ioniq
Uma versão totalmente elétrica do Ioniq já foi descartada para 2022, e as versões híbrida e híbrida plug-in estão programadas para desaparecer dos showrooms da Hyundai em 2023. No entanto, o nome Ioniq não vai desaparecer, em vez disso, será usado para a nova submarca de carros elétricos da montadora. O modelo de entrada, o SUV crossover compacto Ioniq 5, já está à venda nos EUA.
Hyundai Veloster N
A Hyundai abandonou as versões mais passivas da pequena linha esportiva Veloster para 2022 e terminará o trabalho matando a versão N de alto desempenho de 275 cavalos neste segundo semestre.
Toyota Avalon
O maior e mais luxuoso sedã Toyota, que já foi apelidado de “Buick Japonês” por sua natureza confortável e descontraída, não retornará em 2023 depois de mais de um quarto de século nos EUA. Ele está sendo substituído pelo Crown de última geração, mais sofisticado e híbrido, que carrega um dos nomes de modelos mais antigos da marca, embora ele não seja usado em um Toyota vendido no país desde 1972.
Volkswagen Passat
Lançado nos EUA em 2011 para competir no então crescente segmento de sedãs de médio porte, o Volkswagen Passat tem sido uma espécie de exceção, apesar de sua cabine espaçosa e natureza esportiva. Ele está sendo descontinuado este ano, oferecendo um modelo de edição limitada, com seu lugar na linha da VW sendo garantido pelo sedã Arteon, que tem um estilo mais expressivo.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022