Poucos estilistas brasileiros têm em sua carteira de clientes mulheres tão chiques (e ricas) quanto Sandro Barros. Com mais de 20 anos de carreira e uma loja-ateliê concorridíssima na capital paulista, Sandro atende essa clientela desde os tempos da Daslu, quando respondia pela linha habillé da loja, que era sinônimo de luxo e requinte na moda brasileira.
“Todos os detalhes da experiência de fazer um vestido, desde o momento em que a pessoa chega na loja até a entrega impecável de uma encomenda, eu aprendi na Daslu. E é exatamente assim que sigo atendendo no meu ateliê”, conta ele, referindo-se à experiência personalizada e cuidadosa que oferece. “De fato, circulo nas mesmas rodas das minhas clientes e sou amigo de várias delas. Conheço de perto esse circuito social e isso acaba sendo importante para estabelecer uma relação de cumplicidade com quem atendo”.
Leia mais: Conheça o brasileiro que fez joias usadas por Michelle Obama e Rihanna
Vindo do interior paulista, Sandro Barros construiu uma carreira baseada em relacionamento e atenção aos detalhes. Prova disso é o “questionário Sandro Barros”, que ele desenvolveu para entender melhor aos desejos de mulheres que buscam uma peça única. Partindo de questões curiosas (“como você se vê?”, “qual a cidade do mundo que você mais gosta?” ou “qual é a sua celebridade preferida?”), Sandro consegue traçar um perfil de estilo e entender desejos e aspirações para criar vestidos com expressão. “A pessoa não pode estar fantasiada; a personalidade dela é que tem que soar mais forte”, diz ele.
A habilidade de traduzir personalidades em roupas e criar peças impecáveis rendeu a lista extensa de clientes que tem. Por isso que, passada a época mais grave da pandemia – quando ele desenvolveu novos negócios, estudou e trabalhou muito –, a demanda voltou com tudo. Para ter uma ideia, em um único evento, realizado em Marrakesh, em junho, Sandro e sua equipe entregaram nada menos que 108 peças exclusivas. “Um fotógrafo que estava na festa me disse que entregamos uma exposição de molduras e nenhuma estava lascada”, diz ele.
Liana Moraes, diretora do hospital A.C.Camargo Cancer Center e cliente de longa data, conta que o estilista realmente soube captar o seu estilo. “Sandro sempre adequou suas criações ao meu jeito de ser. Digo que ele vai da feira ao baile!”, lembra Liana.
Luciana Tranchesi, que conhece Sandro desde que ele ingressou na loja fundada pela sua mãe, Eliana Tranchesi, falecida em 2012, escolheu o estilista para desenhar o seu vestido de noiva para o casamento com Rafael Luzzi, em março deste ano. “O processo todo foi muito especial e, por ele ter convivido muito com a minha mãe, ambos pudemos senti-la presente nas provas e no dia do meu casamento”.
Já Cris Lotaif, amiga e cliente, corrobora a habilidade de Sandro de se conectar com as clientes de maneira afetuosa e familiar. “Vivemos muitas coisas juntos, como família. Não sei se ele é meu irmão menor, meu filho mais velho, meu melhor amigo, ou tudo isso misturado”, conta ela.
Atualmente, o Ateliê Sandro Barros encontra-se em franca expansão – antes da pandemia, a equipe era composta por 40 pessoas. Hoje, são 65. Tudo isso sem, claro, perder a qualidade, atenção aos detalhes e busca constante por aperfeiçoamento. Pergunte a ele qual é a sua melhor criação e a resposta será: “A próxima”. Para ele, o efêmero não basta “O meu mundo é o do eterno, de tradições, histórias para contar; não é nada descartável aqui”.
* Reportagem publicada na edição 98, lançada em junho de 2022
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022