A sincronia é tão precisa que parece um balé muito bem ensaiado. Para que mais de 1.600 apreciadores experimentem o vinho ao mesmo tempo, 120 estudantes de Viticultura e Enologia, de três institutos do sul do país, circulam com garrafas entre as mesas com a fluidez de quem está no palco. Todos carregam no semblante o orgulho de participar da Avaliação Nacional de Vinhos, em Bento Gonçalves (RS), que chega à efeméride da 30ª edição como a maior degustação simultânea de vinhos do mundo.
A novidade deste ano é que, além das 600 pessoas no Pavilhão E do Parque de Eventos da cidade na Serra Gaúcha, cerca de 900 participantes estarão em seus lares; e 134 formadores de opinião (entre jornalistas e influenciadores), de seis cidades – Brasília (DF), Florianópolis (SC), Londrina (PR), Petrolina (PE), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) –, estarão reunidos em praças locais, para acompanhar ao vivo, hoje, a partir das 17h, transmissão aberta feita pelo canal de Youtube da Associação Brasileira de Enologia (ABE).
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
As 16 amostras provadas neste sábado foram selecionadas entre 533 de 70 vinícolas de cinco Estados (Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina), em um trabalho de análise que contou com a participação de 90 enólogos em degustações feitas às cegas, seguindo as normas internacionais impostas pela OIV (International Organisation of Vine and Wine). Trata-se da maior avaliação da história do evento.
A seleção é dividida em seis categorias de vinho: base espumante (3 amostras); branco não aromático (2); branco aromático (2); rosé seco (1); tinto jovem (1) e tinto seco (7).
O cálculo de 900 participantes que estarão em casa provando as amostras está calcado na venda do kit (R$ 790, com frete) de três taças e 16 garrafas de 187 ml. Foram enviados kits para 18 Estados do Brasil, além do Distrito Federal.
Todos os participantes, sejam os presenciais, seja quem comprou o kit, vão receber o livro “Avaliação Nacional de Vinhos – 30 anos”, assinado por Irineu Guarnier Filho, uma obra que condensa as principais histórias e os personagens mais marcantes em três décadas de evento. O livro também traz o resultado de todas as avaliações e os homenageados pelos troféus mais cobiçados do setor.
Volta do presencial
“Esta é a Avaliação do reencontro”, resume o enólogo André Gasperin, presidente da ABE. “Chegou a hora de reviver presencialmente o maior momento do vinho brasileiro, sem deixar de lado nossos revolucionários kits e a transmissão do evento on-line. Estreando neste formato híbrido, vamos levar o vinho brasileiro para uma dimensão nunca antes alcançada.”
O kit citado por André nasceu durante a pandemia, quando o evento aconteceu apenas de forma on-line e exigiu grande esforço de logística.
Painel de avaliação
Há um painel de 16 comentaristas (sete mulheres) no evento presencial: um para cada amostra. Entre os nomes, o enólogo uruguaio Alejandro Cardozo, a chilena Elba Hormazabal e a chef brasileira Flávia Quaresma.
O auge do evento acontece no final, quando são reveladas as vinícolas responsáveis por cada amostra – até então, ninguém sabe de onde os vinhos são. Entre as 16 aclamadas não há distinção, nem ranking – todas são vencedoras, todas estão no grupo do que há de mais representativo da safra 2022 em diferentes regiões do Brasil.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022