O período de férias sempre faz sonhar com as próximas. E, para quem pretende viajar para a Europa em 2023, existem maneiras de economizar na hora de fazer a reserva. Como e quando essa reserva será feita é o fator chave do custo, mas também vale a pena considerar destinos incomuns e lugares onde a inflação não eleve tanto o preço da viagem.
Fique longe de lugares onde a inflação está aumentando
O preço da viagem não é apenas de hotéis e passagens aéreas. O custo de qualquer coisa, desde um café e um táxi até um delicioso jantar, faz a diferença. Enquanto o mundo está lidando com o aumento da inflação, os preços de alguns países estão subindo mais rápido do que outros, e vale a pena pensar nisso antes de fazer uma reserva.
A pesquisa do Trivago Hotel Price Index calculou onde os preços mais subiram e onde a inflação menos impactou – o custo das bebidas alcoólicas na Turquia, por exemplo, disparou em 123%. Cidades como Nova York, Madri e Las Vegas subiram muito os preços, enquanto cidades como Auckland, Joanesburgo e Bruxelas subiram menos. Além disso, várias cidades da Ásia (Kuala Lumpur, Dubai e Manila) viram os preços baixarem em relação a 2021.
Busque destinos semelhantes e mais baratos
Os preços são sempre maiores nos lugares mais populares. Por isso, boas oportunidades surgem indo para lugares que oferecem férias no mesmo estilo, mas com preços mais acessíveis. O Skyscanner vai lançar uma ferramenta no início de 2023 que irá sugerir destinos parecidos com menores preços quando as pessoas pesquisarem por viagens.
O Leste Europeu tem sido um destino inusitado e muito vantajoso para os turistas há anos – qualquer um que queira conhecer a Croácia pode ir para a Albânia, enquanto a Romênia oferece as montanhas dos Cárpatos, o Mar Negro, vilas medievais, belos lagos e, claro, o folclore do Conde Drácula na Transilvânia.
Como e quando você reserva uma viagem para Europa faz diferença
Com o trabalho home office se popularizando cada vez mais, os padrões e preços das férias não são mais os mesmos – os meses de pico turístico em alguns lugares estão se estendendo para diferentes épocas do ano.
Os voos de manhã bem cedo são sempre a melhor opção, pois não são tão propensos a atrasos e cancelamentos que afetam os voos no final do dia. Ative os alertas para preços de voos e use o modo anônimo ao pesquisar tarifas online, assim, o buscador não aumentará o custo das passagens aéreas toda vez que você pesquisar.
Geralmente (mas nem sempre) é melhor sair no meio da semana e, se possível, evitar viagens que coincidam com grandes eventos nas cidades. Nova York em setembro é um bom exemplo – pode ser uma das épocas mais bonitas para visitar a cidade, mas também coincide com a Fashion Week, a Assembleia Geral da ONU e o torneio de tênis U.S. Open.
E, embora o home office e as mudanças climáticas (devido ao calor excessivo) estejam estendendo as estações intermediárias para os meses tradicionalmente fora do pico, as melhores ofertas para viajar para a Europa ainda são feitas nos meses de janeiro, outubro e novembro.