O site AirlineRatings.com acaba de lançar sua lista anual das 20 companhias aéreas mais seguras do mundo. A lista classifica tanto as maiores e mais conhecidas companhias aéreas quanto as companhias de baixo custo.
Os últimos anos têm sido difíceis para essas empresas, principalmente com a queda maciça nas viagens causada pela pandemia de Covid-19.
Leia mais: Ilha desconhecida vira destino de bilionários e famosos
Mas, se há uma boa notícia quando se trata de companhias aéreas, é a segurança das viagens hoje. “Eu diria que o sistema de companhias aéreas é incrivelmente seguro”, diz Geoffrey Thomas, editor-chefe da AirlineRatings.com, que monitora 385 companhias.
“A pandemia de Covid colocou [uma] enorme pressão sobre as companhias aéreas em todo o mundo, com longos atrasos e cancelamentos de voos testando até mesmo os passageiros mais fiéis e tolerantes”, diz Thomas. “Do ponto de vista da segurança, as empresas fizeram um trabalho notável ao colocar seus pilotos e tripulantes em voos operacionais, e seus engenheiros de manutenção são os heróis anônimos que cuidaram das aeronaves. Não houve acidentes durante o período de pandemia atribuíveis à Covid.”
Ao elaborar sua lista, o AirlineRatings.com considerou uma série de fatores, incluindo idade da frota, incidentes graves, fatalidades, auditorias de órgãos governamentais e do setor de aviação, iniciativas de segurança e muito mais.
“Nossas 20 mais seguras são todas destaques na indústria e estão na vanguarda da segurança, inovação e lançamento de novas aeronaves”, diz Thomas. “Na verdade, as margens de segurança entre essas 20 principais companhias aéreas são muito pequenas – todas são excelentes.”
Thomas diz que o site só olhou para incidentes graves para fazer suas determinações. “Todas as companhias aéreas têm incidentes todos os dias e muitos são problemas de fabricação de aeronaves, não problemas operacionais”, diz Thomas. “É a maneira como a tripulação lida com os incidentes que determina uma boa companhia aérea de uma insegura. Portanto, apenas agrupar todos os incidentes é muito enganoso.”
No topo deste ano está a Qantas, que foi nomeada a companhia aérea mais segura para 2023. Ela substitui a vencedora do ano passado, a Air New Zealand.
Leia mais: 10 hotéis de sonho que merecem a estadia
Não é a primeira vez que a Qantas ganha: a empresa australiana de 100 anos foi eleita a companhia aérea mais segura do mundo de 2014 a 2017. Em 2018, estava entre as 20 primeiras do AirlineRatings. Depois voltou a vencer por três anos consecutivos: 2019, 2020 e 2021 .
O relatório anual da AirlineRatings também incluiu as 20 companhias aéreas de baixo custo mais seguras, listadas em ordem alfabética.
Veja abaixo as duas listas.
As 20 companhias aéreas mais seguras para 2023
- Qantas
- Air New Zealand
- Etihad Airways
- Qatar Airways
- Singapore Airlines
- TAP Air Portugal
- Emirates
- Alaska Airlines
- EVA Air
- Virgin Australia/Atlantic
- Cathay Pacific Airways
- Hawaiian Airlines
- SAS
- United Airlines
- Lufthansa/Swiss Group
- Finnair
- British Airways
- KLM
- American Airlines
- Delta Air Lines
As 20 companhias aéreas de baixo custo mais seguras para 2023
- Air Arabia
- AirAsia Group (AirAsia, AirAsia X, AirAsia Thailand, AirAsia Philippines and AirAsia India)
- Allegiant
- Air Baltic
- easyjet
- FlyDubai
- Frontier
- Indigo
- Jetstar Group
- Jetblue
- Ryanair
- Scoot
- Southwest
- Spicejet
- Spirit
- Vueling
- Vietjet
- Volaris
- Westjet
- Wizz