De vistas de fiordes em caminhadas nas montanhas a acampamentos sob aurora boreal, a natureza norueguesa domina a lista de desejos de muitos viajantes que vão à Escandinávia. No entanto, é nas cidades onde a maioria dos noruegueses vive e, por isso, elas estão repletas de destaques culturais, bons restaurantes e locais históricos fascinantes.
Leia mais: Costa Amalfitana: veja o itinerário perfeito para amantes de vinho e gastronomia
Escolher fazer uma pausa na área urbana da Noruega não significa que você perderá a natureza de lá. Todas as cidades apresentadas abaixo têm fácil acesso a fiordes magníficos, caminhadas à beira-mar, trilhas na floresta ou ilhas. Veja:
Oslo
A capital da Noruega é a escolha óbvia para muitos viajantes internacionais, devido ao grande número de voos internacionais que chegam lá. Mas isso está longe de ser o único motivo para visitar Oslo.
A cidade oferece uma combinação maravilhosa de locais históricos, atrações modernas e experiências ao ar livre que mostram tudo o que há de bom nas cidades norueguesas.
A orla em constante mudança é o exemplo perfeito. Comece o seu dia visitando a impressionante arquitetura da Opera House e do novo Munch musuem , explore os terrenos e pequenos museus do Castelo de Akershus e, em seguida, siga em uma balsa de passageiros totalmente elétrica para uma das muitas ilhas que pontilham o interior de Oslofjord.
Bergen
Fazer uma pausa urbana com fácil acesso aos fiordes, montanhas e trilhas ao ar livre é uma combinação de sonho para muitos. Se você é uma dessas pessoas, então Bergen pode ser a cidade ideal. As opções para chegar aos fiordes de trem ou balsa têm ótimo custo-benefício, enquanto a própria cidade é rica em cultura, história e muitas coisas para fazer .
Leia mais: Casa de R$ 90 milhões une luxo à beleza do Havaí
O legado do compositor Edvard Grieg está em toda parte, mas a cidade continua voltada para o futuro com um calendário movimentado de festivais contemporâneos e outros eventos.
Você nem precisa sair da cidade para desfrutar da fantástica natureza norueguesa. Pegue o funicular da cidade até o topo do Monte Fløyen para diversas trilhas e uma vista fantástica da cidade e do oceano. Não perca o parque de esculturas Trollskogen , com tema de troll, logo atrás da estação funicular superior.
Trondheim
Da cidade velha de Bakklandet à fortaleza que vigia a cidade, dos cais de madeira às margens do rio às estreitas vielas de paralelepípedos, uma caminhada por Trondheim é uma agradável viagem no tempo.
Trondheim foi a cidade mais importante da Noruega durante o final da Era Viking, enquanto a Catedral de Nidaros da cidade é o destino de centenas de peregrinos de longa distância todos os verões.
Apesar de sua importância histórica, o Trondheim de hoje é uma visão de futuro. A universidade da cidade e os institutos associados educam muitos dos solucionadores de problemas da Noruega e dão à cidade um ar jovem.
Stavanger
Como todas as outras cidades ao longo da extensa costa oeste, Stavanger deve seu sucesso ao oceano. Durante séculos, Stavanger cresceu com o sucesso da pesca do arenque, mas sua sorte mudou quando a Noruega encontrou petróleo. O museu do petróleo da cidade é um destino surpreendentemente familiar para aprender mais sobre a história.
Apesar do boom econômico da indústria de petróleo e gás, Stavanger conseguiu manter sua atmosfera tradicional graças, em parte, às centenas de belas casas de madeira branca na cidade velha. Em total contraste, murais coloridos adornam edifícios em outras partes do centro da cidade, já que Stavanger se tornou uma das primeiras cidades escandinavas a adotar a arte de rua.
Como na maioria das outras cidades costeiras, há um fiorde famoso e trilhas para caminhadas. Escolha entre um passeio de barco até as cachoeiras e o fiorde de Lyse ou uma viagem de ônibus e caminhada até o mundialmente famoso Pulpit Rock, um penhasco quadrado que paira bem acima do fiorde.
Kristiansand
Na costa sul, Kristiansand é uma boa escolha para quem quer dirigir até a Noruega, já que várias linhas de balsa da Dinamarca e da Holanda chegam lá. Conhecido por seu clima agradável de verão, o parque à beira-mar de Kristiansand e a praia do centro ficam lotados sempre que o sol brilha.
O parque de diversões fora da cidade e o zoológico Dyreparken são imperdíveis para as famílias. O passeio no navio pirata, a casa mal-assombrada e os shows ao vivo do adorado personagem infantil norueguês Kaptein Sabeltann são uma grande atração para os habitantes locais. O zoológico abriga a maior coleção de animais exóticos da Noruega, incluindo tigres, leões, guepardos e zebras.
Tromsø
A maior cidade da Noruega ártica é conhecida por seu calendário repleto de eventos culturais e coisas para fazer, apesar de sua pequena população de apenas 77.500 habitantes. Vá ao teleférico para apreciar a vista maravilhosa da cidade-ilha em seus arredores montanhosos.
De volta à cidade, museus e galerias se concentram nos temas do Ártico e na exploração polar, enquanto a catedral do Ártico é um dos edifícios mais conhecidos no norte da Noruega e apresenta concertos ao sol da meia-noite em muitas noites de verão.
Como um dos principais destinos de viagem de inverno, a cidade é um dos melhores lugares da Escandinávia para se hospedar em uma caçada à aurora boreal. Mesmo que as luzes não apareçam, ainda há muita coisa para mantê-lo ocupado e entretido.
Ålesund
Em total contraste com a arquitetura de madeira de outras cidades costeiras de pescadores, o centro de Ålesund é repleto de um estilo art nouveau de conto de fadas que encanta todos os que a visitam. Ålesund é uma boa alternativa a Bergen para explorar a região do fiorde, com o Geirangerfjord e o Hjørundfjord de fácil acesso.
A cidade e seus arredores parecem delicadamente equilibrados em uma coleção de ilhas de todas as formas e tamanhos, para que você nunca esteja longe da água. O pôr do sol – especialmente no final do verão – pode ser simplesmente espetacular.
Para a melhor vista, vá até o cume de Aksla, um imponente marco montanhoso da cidade. Você pode optar por subir de carro ou subir os mais de 400 degraus do parque da cidade.