Com a Semana de Moda de Nova York chegando no próximo mês, todos os olhos estarão tanto nas primeiras fileiras dos desfiles quanto nas passarelas.
Sabemos que celebridades e convidados importantes se sentam na frente para se destacar, exibir suas produções de stylist mais recentes e mostrar sua lealdade a uma marca.
E as grifes se beneficiam do prestígio da celebridade e do burburinho que vem junto com ele. Mas sempre foi assim? Na verdade, demorou muito para Anna Wintour e Nicki Minaj dividirem a primeira fila juntas.
Desde que desfiles de moda existem, existem as primeiras fileiras. É verdade que as passarelas improvisadas existem desde a década de 1860, quando Charles Frederick Worth exibiu sua coleção em modelos no Hipódromo de Longchamp em Paris.
Mas não foi até a década de 1920, quando estilistas parisienses como Coco Chanel, Madeleine Vionnet e Elsa Schiaparelli tiveram socialites participando de seus desfiles íntimos em salões de alta costura. Em 1931, Schiaparelli mostrou uma coleção na Saks em Nova York, mas os fotógrafos não foram autorizados a comparecer. Ainda assim, a partir daí, desenvolveu-se uma cultura da primeira fileira.
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Mas quando se trata de fotografia de moda na primeira fila, o desfile de Christian Dior em 1947 – a primeira vez que ele permitiu a entrada de fotógrafos – foi oficialmente o começo de tudo? Ele certamente tinha seus A-listers. Na foto acima, do fotojornalista John Chillingworth, por exemplo, estão as editoras da Harper’s Bazaar Marie Louise Bousquet e Carmel Snow sentadas na primeira fileira de um desfile da Dior, com Avedon atrás delas na segunda fila – todos os melhores talentos da indústria.
Na verdade, os desfiles da Dior estavam sempre cheios de socialites e até da realeza. Abaixo, uma foto mostra quando a princesa Margaret assistiu a um desfile de moda da grife no Palácio de Blenheim em 1954, sentada entre John Spencer-Churchill, duque de Marlborough, e sua esposa, a duquesa de Marlborough, Alexandra Mary Cadogan Spencer-Churchill.
Isso se tornou mais comum na década de 1960, durante a ascensão de designers franceses como Yves Saint Laurent (que abriu sua boutique na Rive Gauche em 1966) e Pierre Cardin. Estrelas como Barbra Streisand, Marlene Dietrich, Catherine Deneuve e Bianca Jagger foram algumas que compareceram aos desfiles da Saint Laurent nas décadas de 1960 e 70, atraindo atenção para a marca.
Uma das primeiras colaborações de grifes com celebridades foi a amizade entre Hubert de Givenchy e Audrey Hepburn.
Mas não foi até 1973 que o mundo viu a primeira Paris Fashion Week reconhecida (a New York Fashion Week foi fundada em 1943). Cardin, abaixo, assiste a um desfile de Thierry Mugler em 1980.
Quando a década de 1980 chegou, Andy Warhol e Brooke Shields estavam sentados na frente do desfile da Valentino em 1982. E, claro, Halston também tinha seu próprio grupo de celebridades. Seus amigos, como Steve Rubell, do Studio 54, Jagger e as modelos Lauren Hutton, Marisa Berenson e Karen Bjornson sentaram-se na primeira fila. Eles eram todos estrelas, mas parecia pessoal – eram seus amigos, então não parecia uma parceria corporativa.
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Na Itália, houve desfiles em Florença no início dos anos 1950, apresentando estilistas como Simonetta Visconti, Schuberth e Emilio Pucci.
Enquanto isso, em Paris, Londres e Nova York, Chris Moore, o indiscutível rei da fotografia de passarela, fotografou desfiles a partir dos anos 1960. Ele fotografou principalmente modelos e se lembra de um designer de destaque – o fundador da Kenzo, Kenzo Takada.
“Kenzo Takada mudou tudo sobre apresentação de moda: no início dos anos 1970, quando a maioria dos ateliês ainda mostrava suas coleções em reuniões pequenas e sombrias em locais abafados, Kenzo conquistou Paris com shows que tinham mais a atmosfera de um festival de música”, escreveu Moore no Instagram.