O aviso saiu no Instagram, como costuma acontecer. Mas já sabíamos que alguma coisa estava borbulhando ali, pronta para ser anunciado. A cantora Beyoncé deu a entender a ideia de uma turnê mundial em outubro de 2022, meses depois que o álbum “Renaissance” abalou as paradas da Billboard. Em seguida, agências de notícias descobriram que ela estava reservando estádios ao redor do mundo, mas, na ocasião, nada foi confirmado. Depois, em janeiro de 2023, ela fez um show privado em um hotel em Dubai, e os superfãs perceberam que uma turnê estava a caminho. Ela não tocou uma única música sequer do “Renaissance” em Dubai, o que deu mais uma pré-confirmação de que o ato final estava próximo.
Leia mais: Por dentro do hotel de luxo onde Beyoncé se apresentou em Dubai
Portanto, faz sentido que, no primeiro dia do Mês da História Negra, comemoração anual originada nos Estados Unidos, a própria Queen Bey anuncie uma turnê que começa na Europa e segue, a partir do dia 12 de julho, para diversas cidades dos EUA — como Filadélfia, Chicago, Nova York. , Boston, Atlanta, Miami, Las Vegas, Los Angeles, Houston e Nova Orleans —, além do Canadá. O Brasil, no entanto, ficou de fora da lista.
Esta será a primeira turnê de Beyoncé desde “On the Run II”, de 2018, coestrelada por Jay-Z logo após o álbum “Everything Is Love”. Esta também será sua primeira série de shows como atração principal desde a “Formation World Tour”, de 2016.
“Renaissance”, que é aclamado pela crítica, sofreu algumas mudanças desde a data de publicação original. Beyoncé removeu um remix de Madonna de “Break My Soul”, junto a uma interpolação de “Milkshake”, de Kelis, na música “Energy”, depois que Kelis afirmou que não foi informada de que sua música seria usada no novo álbum. Além disso, algumas letras capacitivas foram alteradas em “Heated”.
O anúncio torna o Grammy deste ano ainda mais especial. Beyoncé foi indicada em nove categorias, incluindo Gravação do Ano, Canção do Ano, Álbum do Ano, Melhor Canção Escrita para Mídia Visual, por “Be Alive”, Melhor Álbum de Música Dance/Eletrônica e Melhor Performance de R&B Tradicional, por “Plastic Off the Sofa”.
Veja todas as datas da turnê no site oficial de Beyoncé. Informações sobre ingressos, segundo o site, serão divulgadas “em breve”.