A gravata foi o ponto de partida da coleção de outono/inverno 2023/24 da Valentino. Um clássico do guarda roupa masculino, ela estava presente em quase todos os looks desfilados e, quando não eram representados de forma literal, apareciam em vestidos-gravata, peças nas quais o colarinho e a gravata pareciam “se esticar” no corpo da modelo para criar um vestido.
Nessa temporada, a peça-chave veio principalmente na versão básica preta, mas também apareceu em versões branca e uma espécie de verde pálido. Acompanhava desde peças mais masculinas, como camisas e alfaiataria, até coletes recortados, saias de paetê, vestidos com brilho e transparência e vestidos-capa, numa verdadeira desconstrução do combo terno e gravata.
Batizada de Black Tie, a coleção veio para desconstruir o símbolo de poder masculino e para reapropriá-lo em roupas ora formais, ora casuais, sempre com o toque festivo da Valentino. A partir de peças que sempre foram a epítome da padronização, Pierpaolo Piccioli conseguiu criar uma individualidade bela, sexy e com pitadas de subversão.
Leia mais: A elegância e atemporalidade da Hermès na PFW
Piccioli, afinal, é craque em fazer coleções que geram desejo mundialmente. Ano passado, suas peças Pink Valentino foram vestidas por estrelas de cinema, influenciadoras e fashionistas do mundo inteiro, além de terem sido copiadas incessantemente. Para os próximos meses, espere ver muitas camisas e gravatas por aí.
-
Estrop/Getty Images -
Estrop/Getty Images -
Estrop/Getty Images -
Estrop/Getty Images -
Anúncio publicitário -
Marc Piasecki/Getty Images -
Estrop/Getty Images -
Estrop/Getty Images -
Marc Piasecki/Getty Images
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.