Uma das maiores razões pelas quais qualquer um de nós escolhe visitar certo destino são as maravilhas que ele guarda: as construídas pelo homem, as naturais, históricas ou tecnológicas. As chamadas atrações turísticas muitas vezes prometem inspiração e admiração suficientes para nos convencer a viajar meio mundo para vê-las. Mas nem todas valem a pena.
Então, quais valem o dinheiro e o tempo e quais não valem o esforço? Felizmente, a plataforma Stasher fez a pesquisa por nós, com um estudo sobre as 99 melhores e piores atrações turísticas do mundo.
A pesquisa incluiu uma variedade de dados, incluindo avaliações do TripAdvisor e do Google, qualidade da acomodação usando as avaliações de usuários do Booking.com, segurança turística usando as classificações do WorldPopulationReview avaliadas pelo GPI (Índice de Paz Global) do país anfitrião, distância do aeroporto e nível de engajamento no TikTok, pelas visualizações acumuladas.
Leia mais: Culinária brasileira é eleita a 12ª melhor do mundo; veja ranking
O Brasil apareceu três vezes no ranking. A primeira com o Cristo Redentor, no 11º lugar, seguido do Beto Carrero World (37º) e a Pinacoteca de São Paulo (48º).
Veja a seguir os resultados:
As melhores do mundo
Surpreendentemente, o primeiro lugar ficou para o Edifício do Parlamento Húngaro em Budapeste. Vasta e neogótica, a construção domina o rio Danúbio e abriga a Assembleia Nacional da Hungria. Ela conseguiu uma classificação geral de 7,34 de 10 na lista, com 93,4% dos visitantes classificando-a como ‘Muito bom’ e ‘Excelente’ no TripAdvisor e dando 4,8 (do total de 5) no Google. A Hungria também tem uma excelente classificação de segurança turística de 1,4/5 (quanto menor a pontuação, maior é a segurança).
O segundo lugar ficou por conta de uma atração um pouco mais popular: a Disneyland Paris, avaliada em 7,17. Ela pontua fortemente em qualidade de acomodação e tem uma boa classificação de 4,5 no Google – mas é menos popular no TripAdvisor, com apenas 58,2% dos visitantes classificando-a como ‘Muito bom’ e ‘Excelente’. No entanto, é popular no TikTok, com quase oito bilhões de visualizações de postagens marcadas.
A Lagoa Azul, o conjunto de icônicas piscinas termais geotérmicas da Islândia que te fazem sentir em outro planeta, ganhou a terceira posição. Com nota 7,15, a paisagem vulcânica e as águas azuis brilhantes, ricas em sílica, não apenas rejuvenescem o corpo e a alma, mas também rendem ótimas fotos. A Islândia também é um dos lugares mais seguros para se visitar, com uma pontuação de 1,1 no Índice de Paz Global.
As cinco primeiras colocações são completadas com a Plaza de España, em Sevilha, na Espanha, e o maior monumento religioso do mundo, o Angkor Wat, no Camboja.
Este é o top 10 das melhores atrações turísticas do mundo:
-
Getty Images 1. Edifício do Parlamento Húngaro, Hungria
-
Unsplash 2. Disneyland Paris, França
-
Getty Images 3. Lagoa Azul, Islândia
-
Pexels 4. Plaza de España, Espanha
-
Anúncio publicitário -
Getty Images 5. Angkor Wat, Camboja
-
Unsplash 6. Basílica de São Pedro, Itália
-
Unsplash 7. Livraria El Ateneo Grand Splendid, Argentina
-
Unsplash 8. Acrópolis de Atenas, Grécia
-
Divulgação 9. Museu da Nova Zelândia, Nova Zelândia
-
Unsplash 10. Catedral de Milão, Itália
1. Edifício do Parlamento Húngaro, Hungria
Leia mais: Conheça os 10 lugares mais lindos do mundo, segundo a ciênci
As piores (ou não tão boas) atrações turísticas
Tendo em mente que esta pesquisa analisa apenas 99 atrações turísticas, parece difícil descrevê-las como as “piores” – talvez “não tão boas” seja uma descrição mais justa.
O título duvidoso foi dado – e não pela primeira vez – à Calçada da Fama de Hollywood, em Los Angeles. A famosa sequência de mãos e pés de celebridades entre o Hollywood Boulevard e a Vine Street obteve uma classificação geral lamentável de 3,42 de 10. Embora uma classificação de quatro no Google não pareça tão ruim, menos de 20% dos comentários do TripAdvisor a classificaram como ‘Muito bom’ ou ‘Excelente’. A avaliação fraca dos Estados Unidos no Global Peace Index, com 3,85 de 5, também colocou a Calçada da Fama para baixo no ranking, com várias críticas descrevendo-a como “suja” e “insegura”.
Não muito acima no ranking está o Grande Bazar de Istambul, na Turquia. Um dos mercados mais antigos e renomados do mundo pode estar cheio de história, mas isso não o impediu de ter uma classificação ruim em quase todas as categorias, desde a segurança turística precária até as classificações medianas do TripAdvisor. Por minha experiência própria, certa vez fui insultado por um comerciante do mercado, que rudemente me expulsou de sua barraca que vendia bolsas de grife falsificadas, insistindo que eu parecia pobre demais para comprá-las.
Completando as cinco piores atrações turísticas estão o Taj Mahal na Índia, não ajudado por sua localização a 220 quilômetros do aeroporto mais próximo; Busch Gardens, na Flórida, com poucas acomodações de boa qualidade nas proximidades, e o Lotte World, na Coreia do Sul, um amplo resort estilo Disney com o maior parque de diversões indoor do mundo.
Leia mais: Praia brasileira em Fernando de Noronha é eleita a melhor do mundo