A SP–Arte, principal encontro de arte e do design na América Latina, foi um verdadeiro sucesso em 2023. Nesta 19ª edição, o evento reuniu 167 expositores, das quais 100 galerias de arte – 85 nacionais e 15 internacionais – e 45 expositores de design no Pavilhão da Bienal.
“Foi um marco. Todos foram bem, dava para ver no rosto”, diz Fernanda Feitosa, criadora e diretora da SP–Arte, sobre o aumento das vendas. “A troca de energia estava muito bacana e o sucesso foi geral. Galerias, instituições como a ‘Casa do Povo’, as lojinhas…as vendas foram boas para todos os setores”.
Leia mais: Entre móveis, quadros e esculturas, SP-Arte também teve carros
Encher os corredores e andares do pavilhão não é uma tarefa fácil. Mas alguns fatores contribuíram para a performance do evento em 2023: primeiro, a alta qualidade de artistas e expositores, com os melhores nomes do design do país, aliados a uma rica programação fizeram da feira uma protagonista do calendário cultural do país.
-
Divulgação SP–Arte 2023 -
Divulgação SP–Arte 2023 -
Divulgação SP–Arte 2023 -
Divulgação SP–Arte 2023 -
Anúncio publicitário -
Divulgação SP–Arte 2023 -
Divulgação SP–Arte 2023 -
-
Divulgação SP–Arte 2023 -
Divulgação SP–Arte 2023 -
Divulgação SP–Arte 2023 -
Divulgação SP–Arte 2023 -
Divulgação SP–Arte 2023
O trabalho da imprensa e o destaque do evento nos principais veículos também ajudaram a disseminar a agenda de cinco dias. E, por último, e talvez um dos pontos de mais destaque, é a a maior diversidade artística presente no evento. Jovens artistas, indígenas, negros e LGBTs+ ganharam mais espaço de exposição, junto a novos clientes e novos públicos que visitaram a feira, o que abriu um leque de perspectivas de venda.
“A nossa curadoria é pautada pela excelência. Minha equipe e eu temos um carinho e respeito enormes pelo nosso trabalho. Não é a toa que a SP-Arte está entre as 10 mais importantes feiras na lista que mede e compara o desempenho digital na indústria do mundo da arte.”
O aplicativo que lançaram nesta edição também ajudou os visitantes a conferir todas as informações úteis sobre o evento, como horários de visitação, mapa e ingressos. Assim, ficou mais fácil seguir a agenda e todos os eventos que ocorriam na SP-Arte.
A próxima edição marcará os 20 anos da feira, algo grande para se comemorar e orgulhar. “Será um desafio mas estamos sempre buscando maneiras de nos reinventar. Podem esperar grandes comemorações nestes 20 anos de SP-Arte”, garantiu Fernanda.