“Quiet luxury” (ou luxo discreto, em português) tem sido destaque em várias revistas de moda desde de 2022. O termo quer dizer a elegância minimalista das melhores peças essenciais e básicas do guarda-roupa, feitas com os materiais mais suntuosos, sem o exagero da logomania ou os símbolos de status ostensivos.
Ao invés disso, fala suavemente de tecidos luxuosos, ricos e atemporais, e de uma abordagem discreta para se vestir que se tornou o estilo “chique sem esforço” dos consumidores bem informados, bem vestidos e sofisticados. Marcas como Loro Piana e Brunello Cucinelli para o cashmere, peças de guarda-roupa da The Row e artigos de couro da Bottega Veneta, entre outras, compõem essa categoria de minimalismo exclusivo em roupas e acessórios.
Essas peças revelam a riqueza de uma atitude mais contida, qualidade atemporal e habilidade artesanal, e, quando combinadas com joias finas com atributos semelhantes, oferecem uma abordagem discreta, porém sofisticada.
Leia também:
- De Prada a H.Stern, como se perpetua o poder das marcas de luxo familiares
- Os destaques do Met Gala, por Donata Meirelles
- Qual é o luxo do futuro? CEO da Fendi responde
Aqui, destacamos algumas peças de designers independentes e estilos antigos/vintage que emanam a tendência do luxo discreto – uma tendência que sempre esteve presente de forma comedida e que tem muito espaço para evoluir.
Joias, novas e antigas, são cravejadas com diamantes antigos: os tipos de corte rosa, mina, europeus e retrato. A personalidade desses estilos está relacionada a uma atitude mais sutil ao usar diamantes que brilham com a arte de serem cortados e facetados à mão e, quando reciclados e incorporados a peças contemporâneas, são menos chamativos do que os cortes brilhantes.
A eficaz combinação de detalhes antigos e modernos em uma peça atual também dá uma natureza poética, que está mais relacionada a usar joias que permitem que você brilhe sem ser ofuscada.
Essas joias são do tipo que podem fazer parte da sua rotina diária, assim como as roupas que você adora usar – confortáveis, despretensiosas e elegantes – e usadas com despreocupação enquanto realiza as tarefas do cotidiano.
Veja a seguir exemplos de joias que se encaixam no “quiet luxury”:
-
Colar articulado da Ark Fine Jewelry, com diamantes de corte princesa e em formato baguete, além de pedras preciosas em ombré azul.
-
Colar da Wartski de cerca de 1875, do renascimento arqueológico francês, composto por folhas de hera estilizadas e graduadas em ouro amarelo, cada uma com uma única pérola.
-
Colar de diamantes de sete tamanhos diferentes em ouro amarelo 14K e ródio negro da Jacquie Aiche.
-
Pingente de diamante em formato triangular da Single Stone, emoldurado em ouro amarelo 18K e feito à mão.
-
Anúncio publicitário -
Colar Me da Nikos Koulis em ouro 18K com acabamento escovado e diamantes em formato marquise.
-
Colar de franjas em ouro amarelo e branco 18K da Emily P. Wheeler, com diamantes.
-
Colar de pérolas flutuantes Akoya da Mizuki, com pingente de diamante briolette.
-
Anel em ouro 18K da Leene Heyne com diamantes marrons.
-
Anel Aura de diamante em ouro 14K da Zoe Chicco.
-
Anel rosa em ouro amarelo 18K da Suzanne Kalan, com uma pedra esmeralda central de corte princesa e diamantes redondos e em formato baguete.
-
Anel Flux em ouro 18K de Dries Criel, com diamantes.
-
Anel Sultana em ouro 18K da Alexandra Rosier, para o dedo mindinho, com detalhes em malaquita e diamantes.
-
Brincos da Assael de pérolas barrocas cultivadas no mar do Sul, com pingentes de diamantes.
-
Brincos de diamante com lapidação europeia vitoriana da La Vieille Russie com capas esféricas de ouro e esmalte preto. Vendido pela empresa londrina Hunt & Roskell, anteriormente Storr & Mortimer, com caixa original, por volta de 1880.
-
Pequenos brincos de argola em ouro 14K da Zoe Chicco.
-
Brincos de diamante de corte europeu em formato hexagonal, emoldurados em ouro 18K, da Single Stone.
-
Brincos de corrente duo da Jade Trau em tons de ouro amarelo 18K, platina e diamantes.
-
Par de brincos de diamante de Wartski, desenhado como flores com pétalas de ouro e centros cônicos cravejados de diamantes pavimentados sobem para pontos de platina. Feito por Grœné & Darde para Suzanne Belperron, entre 1942 e 1955.
-
Brincos de argola com textura exclusiva e brioletes de safira da Gabriella Kiss em ouro 18K.
-
Pulseira Hedin Jet Black Link em ouro 18K da State Property, com diamantes brancos e esmalte preto.
-
Pulseira simples e escultural de Ted Muehling em prata esterlina com banho de ouro amarelo, verde e rosa.
-
Elegante par de pulseiras de diamante vitorianas da Estate Diamond Jewelry. Cada pulseira é em ouro amarelo 18K com acabamento em prata. Este par é uma raridade e é uma peça original antiga, de cerca de 1880.
-
Bracelete “Line” assinado por Fred Leighton em ouro amarelo 18K com diamantes. É um bracelete oval contemporâneo articulado com uma fileira única de diamantes redondos e brilhantes.
-
Relógio de bracelete Cartier em ouro e diamantes do meio do século 20, por volta dos anos 1950, da Kentshire. Possui um fecho centralizado em forma de fivela estilizada com diamantes e uma pulseira entrelaçada de ouro, além de um movimento de corda manual escondido, em ouro 18K e platina.
Colar articulado da Ark Fine Jewelry, com diamantes de corte princesa e em formato baguete, além de pedras preciosas em ombré azul.