Enquanto aguarda a primeira coleção assinada por seu novo diretor criativo, Sabato de Sarno, que será apresentada na próxima temporada feminina, em setembro, a Gucci inovou e montou uma instalação com poucos e bons looks masculinos desenvolvidos pelo time de criação da casa italiana para o verão 2024. De quebra, levou seus convidados para uma imersão artística em torno de um de seus ícones: o Gucci Horsebit Loafer, lançado pela primeira vez em 1953.
Batizado de Gucci Horsebeat Society, o evento, realizado no pátio da nova galeria Spazio Maiocchi, convidou 10 artistas, designers e criativos internacionais para a construção de uma experiência multidisciplinar que explora a iconografia do Horsebit Loafer, em reinterpretações que combinam moda, arte e elementos audiovisuais.
Gucci exibiu sua nova coleção masculina para o verão 2024. Veja fotos:
-
Divulgação -
Divulgação -
Divulgação -
Divulgação -
Anúncio publicitário -
Divulgação -
Divulgação -
Divulgação -
Divulgação -
Divulgação -
Divulgação -
Divulgação -
Divulgação
Entre os nomes relacionados estão a artista visual italiana Anna Franceschini, o arquiteto russo e artista multimídia Harry Nuriev e o escultor americano Pitterpatter, que construiu uma mesa surrealista com pernas masculinas calçadas com o famoso mocassim, assimilado desde a década de 1960 por estrelas do cinema como Fred Astaire, Alain Delon, Francis Ford Coppola e, depois, pela atriz Jodie Foster, na famosa foto em que anda de skate, de 1977.
Entre as roupas masculinas apresentadas, destacam-se as texturas – como o bouclê, o jacquard e o índigo bruto – que recontextualizam os códigos da Gucci, como o próprio Horsebit, inspirado no estribo dos cavalos, o famoso GG Canvas e o Gucci Web, que forma uma teia com as iniciais da casa. As silhuetas são aumentadas, as estampas brincam com ilusões de ótica, às vezes aparecem tridimensionais, e a paleta de cores remete aos clássicos da marca. Tem para todos os estilos: da juventude street à tradição da alfaiataria em Príncipe de Gales, passando pelo workwear das roupas de trabalho, em um sofisticado remix da rica história da Gucci.
Leia também: