A valorização do nacional é um valor inegociável para Airon Martin, da Misci – estilista do ano na The List da Forbes Life Fashion. Em sua mais recente coleção, desfilada ontem na Pina Contemporânea, ele seguiu esse preceito ao mesmo tempo que dava um passo à frente. Batizada de “Valor Latino”, a coleção buscava reimaginar referências latinas e trazer ao centro uma rica cultura que, para Martin, não é valorizada o suficiente.
O ponto de partida é o arquétipo do “corno”, que aparece em elementos em formato de chifre. Ao representar a falta de valor atribuída a um parceiro, que aqui são os países da América Latina, o estilista conta uma história repleta de beleza e reflexão. E o faz através de linhas curvas, mistura de texturas, formas fluidas e uma alfaiataria com sangue latino.
Misci desfilou a coleção “Valor Latino” nesta terça (13); veja fotos
-
Divulgação -
Divulgação -
Divulgação -
Divulgação -
Anúncio publicitário -
Divulgação -
Divulgação -
Divulgação -
Divulgação -
Divulgação
O jacquard, marca registrada da marca, apareceu com uma textura que imita o efeito raspadinha, fazendo referência à sorte que nem todos têm. Outro jacquard de cor única desenhava as zonas de desmatamento no Brasil. Elementos típicos do continente, como recortes que lembravam uma maxi pipoca e uma bolsa em formato de galão de gasolina, eram sinal claro de que alguém pensou na narrativa do desfile nos mínimos detalhes.
Leia também:
- A elegância sexy de Carolina Herrera em passagem inédita ao Brasil
- Elke Maravilha e o maximalismo exuberante de Walério Araújo
- A teatralidade e o DNA de Lino Villaventura
Além das roupas e acessórios, convidados ilustres prestigiaram o desfile – pense em nomes como Chay, Thales Bretas, Enzo Celulari, Sasha, Mônica Martelli e Emicida. Isso não é novidade quando se trata da Misci, que já vestiu a primeira dama brasileira e tomou os holofotes internacionais com seu emblemático boné “Mátria Brasil”, vestido pela cantora espanhola Rosalía.
No final do desfile, os modelos em estátua receberam uma chuva de dinheiro – uma moeda em papel criada pelo estilista com os dizeres “100” e “Valor”. Num híbrido de festa, protesto e ode ao design, Airon Martin mandou a sua mensagem aos quatro cantos da América Latina.
Com Sofia Mendes
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.