Com noite “black&white” no Memorial da América Latina, a Johnnie Walker revelou, na quinta-feira (13), o rótulo da nova garrafa Black Label em homenagem a São Paulo. A garrafa faz parte da série Keep Walking City, que convida artistas locais para desenvolverem a arte dos rótulos das garrafas usando a tecnologia AIR-INK®, que converte poluição em tinta.
A série já foi lançada em cidades ao redor do mundo, incluindo Cidade do México, Nova Délhi, Varsóvia, Bangkok, Istambul e Madri. Nesta nova leva de lançamentos, além de São Paulo, as cidades de Lagos, San José, Seul e Taipei também ganharam seus rótulos. Cada garrafa personalizada destaca o espírito das cidades homenageadas e apenas 2500 unidades estarão disponíveis para venda em cada cidade.
A edição São Paulo foi feita pelo artista urbano Francisco Rodrigues da Silva, conhecido pelo pseudônimo Nunca. Nascido em 1983 em Itaquera, Nunca começou a grafitar aos 12 anos, e hoje é um dos artistas de rua mais respeitados, tanto nacional, quanto internacionalmente. O artista contou à Forbes sobre seu processo criativo e porque de seu nome artístico, um tanto inusitado. Confira a seguir.
Como surgiu o convite para fazer a arte da garrafa que homenageia São Paulo?
Foi um convite por meio do curador Rafael Schacter, do projeto global da Johnnie Walker, que estava selecionando os artistas em diferentes países, em parceria com o time da Diageo Internacional.
No que se inspirou para criar a arte da garrafa?
A cidade de São Paulo como um grande exemplo de excessos. A arte que desenvolvi para essa colaboração, faz um paralelo entre o excesso de consumo ao excesso de resíduos e a necessária conscientização de como lidamos com nossos resíduos e a poluição da cidade em que vivemos.
Por que usa “Nunca” como nome artístico?
O nome Nunca é uma maneira de negar a proibição de se usar a rua como suporte de expressão artística ou comunicação não oficial ou legal.
É um apreciador de whisky?
Em momentos únicos, com boas companhias e moderação.