O filme de super-heróis da DC Comics, Blue Beetle (Besouro Azul), arrecadou cerca de US$ 9,8 milhões (R$ 48,7 milhões na cotação atual) em seu dia de estreia (a pré-estreia foi na quinta, 17) nas bilheterias dos EUA, derrubando a Barbie da Mattel, após um mês no topo das paradas de bilheteria, embora a estreia de Blue Beetle ainda não tenha o brilho do recente lançamento de sua rival Marvel, para uma obra que custou US$ 104 milhões (R$ 517 milhões).
Blue Beetle arrecadou mais de US$ 13 milhões (R$ 64,6 milhões) desde sua estreia, incluindo US$ 3,3 milhões (R$ 16,4 milhões) nas prévias de quinta-feira (17), informou o Deadline and Variety, derrubando a Barbie após 29 dias consecutivos no topo das bilheterias dos EUA, de acordo com o Box Office Mojo. Na trama, um adolescente mexicano encontra um besouro alienígena que lhe dá uma armadura superpoderosa. A DC Comics leva para o cinema o primeiro filme de super-herói colocando em ação um latino como principal personagem.
Leia também:
- Império da Barbie: como uma boneca de US$ 3 virou um negócio multibilionário
- Barbie: mulheres inspiradoras contam sua relação com o ícone
- O que as marcas podem aprender com a genialidade de ‘Barbie’?
O filme da DC está projetado para faturar entre US$ 25 milhões (R$ 125 milhões) e US$ 32 milhões (R$ 160 milhões) até neste domingo (20), informou a Variety, embora o Deadline o coloque em US$ 25 milhões, tornando-o o mais recente filme de baixo desempenho da DC, enquanto luta para competir com a rival Marvel.
Sua estréia também pode terminar com menos da metade dos US$ 55,1 milhões (R$ 273 milhões) que The Flash arrecadou no mercado interno em seu fim de semana de estreia, em junho, embora The Flash também tenha lutado para atender às expectativas, ficando aquém de sua projeção de US$ 70 milhões (R$ 348 milhões) no fim de semana de abertura, depois que o filme enfrentou uma polêmica sobre acusações de assédio e conduta indevida contra a estrela Ezra Miller.
Em comparação, Guardians of the Galaxy Vol. 3 arrecadou US$ 118,4 milhões (R$ 589 milhões) em seu fim de semana de estreia, em maio, enquanto Ant-Man and the Wasp: Quantumania arrecadou US$ 106,2 milhões (R$ 527 milhões) em seu fim de semana de estreia, em fevereiro, e Spider-Man: Across the Spider-Verse, da Sony, arrecadou US$ 120,7 milhões (R$ 600 milhões) em seu primeiro fim de semana.
Nas telas do DC Comics
O filme da DC tem uma pontuação de audiência de 91% e uma pontuação de crítica de 75% no Rotten Tomatoes, site americano que reúne críticas de cinema e televisão as classifica, embora os críticos Metacritic, outro canal, não tenham ido na mesma linha e se mostraram pouco amigáveis. No Metacritic a pontuação foi de 61 em 100.
No The Guardian, uma crítica elogiou o filme por estabelecer um “marco para a representação, como o primeiro filme de super-herói latino de ação, mas confessou que o filme “sofre de batidas exageradas”, devido à “fadiga da supersaturação” de um filme aparentemente interminável, como as série de filmes de super-heróis de Hollywood. Uma crítica do New York Times também não deu nenhum nocaute, chamando o enredo de “boilerplate” e o super-herói “não particularmente atraente”.
Daqui para a frente, o que se deve observar? Para o filme Barbie faltam pouco menos de US$ 30 milhões (R$ 149 milhões) para ultrapassar The Super Mario Bros Movie como o filme de maior bilheteria do ano nos EUA. Desde seu lançamento, o filme Barbie arrecadou US$ 545,8 milhões (R$ 2,713 bilhões) nos Estados Unidos e outros US$ 660,6 milhões (R$ 3,283 bilhões) internacionalmente, de acordo com dados do Box Office Mojo, ficando atrás apenas do sucesso de bilheteria da Universal Pictures e da Nintendo, que arrecadou mais de US$ 574,2 milhões (R$ 2,854 bilhões) no mercado norte-americano desde seu lançamento, em 5 de abril.
Faltam à Barbie ainda US$ 110 milhões (R$ 547 milhões) para alcançar Avatar de James Cameron: The Way of Water, que arrecadou mais de US$ 684 milhões (R$ 3,4 bilhões) nos Estados Unidos, desde seu lançamento em dezembro. (tradução: ForbesBrasil)