O romance voltou a uma das costas da Itália, após a notícia de que sua famosa rota de caminhada está prestes a reabrir, após mais de dez anos fechada.
Considerada a caminhada mais romântica do mundo, a Via dell’Amore (Caminho do Amor) percorre a encosta de Cinque Terre, na Riviera Italiana. A trilha foi fechada em 2012 depois que um deslizamento de terra feriu quatro turistas e danificou o caminho.
A rota passou por grandes restaurações e será oficialmente reaberta em julho de 2024. Mas parte do percurso está atualmente recebendo turistas para um período de testes até 30 de setembro.
Confira que você precisa saber sobre a trilha Caminho do Amor.
Onde fica a Via dell’Amore?
O Caminho do Amor, na Itália, é uma trilha que liga as vilas de Riomaggiore e Manarola, duas das cinco que compõem o Sítio do Patrimônio Mundial da UNESCO de Cinque Terre.
O caminho pavimentado tem pouco mais de um quilômetro de extensão e percorre a costa com vistas espetaculares do mar.
A rota foi construída no início do século 20 para que os trabalhadores ferroviários pudessem caminhar entre Riomaggiore e Manarola, enquanto um novo túnel ferroviário estava em construção. O caminho ganhou o nome romântico depois de se tornar conhecido como um lugar onde amantes das duas cidades se encontravam.
As atuais restaurações focaram em segurança, fixando as rochas acima e abaixo do caminho com redes de aço e adicionando mais de 8.000 plantas para fortalecer a encosta. Também foi implementado um sistema de monitoramento que enviará alertas antes de qualquer possível deslizamento de terra.
Leia também:
- Dois vilarejos italianos estão entre os melhores do mundo para turismo
- É possível fugir das multidões de turistas na Itália; saiba como
- As melhores praias da Itália para visitar neste verão europeu
Cinque Terre e seu excesso de turistas
O projeto de restauração não se limitou a reparar o percurso de caminhada, mas também incluiu medidas para protegê-lo.
Cinque Terre, com suas cinco vilas coloridas como um arco-íris, fica cheia de turistas no verão, o que torna difícil administrar a quantidade de turistas em alguns pontos. As autoridades da região estão determinadas a não permitir que o recém-aberto caminho de pedestres se torne novamente vítima do excesso de turismo.
Giovanni Toti, presidente da região da Ligúria, disse que o Caminho do Amor é uma “jóia para a nossa região, não apenas para aqueles que a visitam”.
Como tal, um sistema de reserva foi introduzido para aqueles que desejam percorrer o caminho. É isso que está sendo testado até 30 de setembro. Quem desejar caminhar na Via dell’Amore pode reservar um passeio em grupo de 30 minutos online por €5 (R$ 27 por pessoa). Há cerca de 20 vagas por dia, entre 9h e 19h. A taxa de entrada no Castelo de Riomaggiore também está incluída no preço do bilhete. Se o teste for bem-sucedido, todo o percurso será aberto oficialmente no próximo ano.