Embora você não possa levar bebidas alcoólicas na sua bagagem de mão em voos internacionais, de acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), despachar garrafas na mala é possível, mas requer habilidade.
Existem vários itens especializados no mercado para transportar bebidas, como malas e bolsas de vinho com formatos específicos. Mas há maneiras mais simples, com materiais que você provavelmente já tem em casa, de garantir que sua cerveja, vinho ou destilado faça a viagem em segurança.
O que é necessário
Eis o que você precisa para embalar as garrafas: sacos de plástico zip lock grandes o suficiente para segurar uma garrafa ou algumas latas. A fita adesiva reforçada é opcional, mas adiciona uma camada extra de segurança. Outro item essencial é uma toalha – gosto das de praia por serem grandes -, para embrulhar sua carga. No caso de vazamentos, ela servirá de barreira entre os demais itens e o líquido.
Leia também:
- Despachar ou não a mala em um voo? O que você precisa levar em consideração
- Nova IA do Google personaliza sua viagem para mais de 200 milhões de destinos
- Os hábitos que você deve largar para viajar melhor em 2023
Como embalar as bebidas alcoólicas na mala
Coloque o álcool no zip lock e feche-o bem, retirando todo o ar – pessoalmente, gosto de embalar uma garrafa de vinho/destilado ou três latas/garrafas de cerveja por saco. Opcional, mas recomendado: feche a parte de cima dele com fita adesiva para segurança extra. Em seguida, coloque o álcool no centro da mala com a toalha por baixo dele. Então, envolva o pano ao redor e sobre a garrafa, como se estivesse embrulhando um presente. O certo é não conseguir ver nenhuma parte da bebida.
Feche a mala e a levante e agite algumas vezes. Tudo deve ficar bem ajustado, sem que você consiga ouvir o líquido chacoalhando ou sentir algo se movendo. Se assim for, você está pronto para seguir!
É recomendável colocar suas bebidas em uma geladeira ou em um local frio e escuro assim que chegar ao seu destino (especialmente se for cerveja), para mantê-las o mais frescas possível.
Em tempo: esse não é um método à prova de falhas, mas com várias camadas de proteção, dos sacos plásticos até uma toalha grande, a chance de dar certo é alta – e nada paga a tranquilidade de saber que seus presentes e souvenirs estão seguros.
Aproveite suas viagens e relaxe, talvez com uma bebida na mão. Saúde!