Após 30 anos do lançamento de “Doggystyle”, seu álbum de estreia, Snoop Dogg se tornou conhecido por muito mais do que sua música.
O icônico rapper expandiu sua marca pessoal, indo para a indústria do entretenimento em geral, firmas de capital de risco (com a Casa Verse Capital), marcas de cannabis (a Leafs by Snoop). Nos últimos anos, até deu um passo inesperado no mundo dos vinhos.
“Se você normalmente não bebe vinho e quer experimentar, ou se você já bebe e quer variar, o Cali by Snoop é a realidade. Minha marca é sobre quebrar as regras”, diz ele.
A empresa, que faz parte de uma parceria de vários anos com a marca australiana de vinho 19 Crimes, lançou sua primeira garrafa, a Snoop Cali Red, em abril de 2020, surpreendendo a indústria.
Embora cada rótulo tenha uma foto do rosto de Snoop (como muitas outras marcas de vinho de celebridades que fracassaram), o que está dentro da garrafa é o que importa.
O blend de vinho tinto inclui 65% de Petite Syrah, 30% de Zinfandel e 5% de Merlot, todos originários de Lodi, na Califórnia, por US$ 12 a garrafa – R$ 140, em média, no Brasil. Com frutas deliciosas e distintas, uma pitada de acidez e taninos suaves, ele não é apenas um vinho de celebridade… é um vinho decente. Um vinho que você poderia servir em praticamente qualquer lugar.
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“Eu garanti que o Cali Red combine com tudo, para que você possa sempre bebê-lo, não precisa ser com comida sofisticada”, diz Snoop. “Ele é doce, com um toque de carvalho e defumado que combina muito bem com churrasco”, completa.
Em princípio, a parceria quebrou estereótipos de que o vinho era reservado para alguns poucos. O homem que transformou gin e suco (“Gin and Juice” é o nome de uma das suas músicas) em um marco cultural não apenas compartilhou seu amor pelo vinho, mas o tornou mais acessível a um público que provavelmente teria continuado com bebidas mistas pelo resto de suas vidas – tudo isso sem comprometer a qualidade.

Com 30 anos de carreira, Snoop Doog vai muito além do rap: é empresário e empreendedor de várias marcas
“Eu não bebia muito vinho quando era mais jovem, mas aprendi que é uma bebida que todos podem compartilhar uns com os outros. E há uma história por trás de cada garrafa. Gosto de contar histórias, e essa é a maneira mais fácil de fazer isso: deguste e relaxe”, diz Snoop Dogg.
“O que me deixou animado com este projeto é que tivemos a chance de criar algo que homenageia aqueles como eu, que superaram adversidades e permanecem fiéis a si mesmos”, continua ele. “O Cali by Snoop é audacioso, cheio de caráter e representa o estilo de vida descontraído da Califórnia. É um vinho com alma californiana”, completa.
Inicialmente, a empresa previa vendas “robustas” de 125 mil caixas nos primeiros 12 meses, número que foi ultrapassado em apenas seis semanas.
E, desde o Cali Red, outros produtos têm sido lançados. No final de 2022, a empresa-mãe da 19 Crimes (Treasury Wine Estates) estreou o Cali by Snoop no mercado do Reino Unido, seguido meses depois pelo primeiro rosé da marca, o Cali Rosé. A novidade ajudou a 19 Crimes a se tornar a principal contribuidora no crescimento na categoria de vinhos de toda a Treasury Wine Estates.
“Eu nunca fui um especialista em vinhos e não queria que o Cali by Snoop fosse algo que as pessoas achassem pretensioso”, diz o rapper. “Nesse mundo, falam sobre iguarias, idade e vários detalhes que você não precisa saber para realmente apreciá-lo. Eu escolhi um vinho da Califórnia, que me lembra das minhas raízes na costa oeste e tem um sabor fresco e frutado. Foquei no sabor e em trazer o estilo de vida californiano para o produto, e deixei os especialistas fazerem o seu trabalho”, explica.
Snoop vende, e ninguém sabe disso melhor do que ele mesmo. Suas garrafas até apresentam tecnologia de realidade aumentada (AR) de ponta que dá aos consumidores a oportunidade de fazer perguntas ao “Doggfather” por meio de QR codes.
“Você pode seguir tendências, mas, se não as seguir a longo prazo, não adianta. Você tem de seguir em frente”, diz o rapper e empresário.
Ele é incrivelmente apaixonado por ver o Cali by Snoop evoluir, apesar das lutas da indústria em superar tarifas crescentes, disputas comerciais e a demanda decrescente por vinhos acessíveis.
“Eu amo que as pessoas estejam animadas com o que está por vir”, diz ele. “Temos algumas coisas legais vindo por aí, um branco e alguns espumantes. Então espero poder continuar trazendo novos sabores para os fãs.”
Snoop Dogg, como esperado, não mostra medo quando questionado sobre os desafios que estão por vir. “Confie, nada está fora dos limites”, ele brinda.
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1º lugar: Central – Lima, Peru
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2º lugar: Disfrutar – Barcelona, Espanha
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3º lugar: Diverxo – Madri, Espanha
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4º lugar: Asador Etxebarri – Atxondo, Espanha
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5º lugar: Alchemist – Copenhague, Dinamarca
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6º lugar: Maido – Lima, Peru
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7º lugar: Lido 84 – Gardone Riviera, Itália
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8º lugar: Atomix – Nova York, EUA
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9º lugar: Quintonil – Cidade do México, México
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10º lugar: Table by Bruno Verjus – Paris, França
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11º lugar: Trèsind Studio – Dubai
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12º lugar: A Casa do Porco – São Paulo
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13º lugar: Pujol – Cidade do México, México
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14º lugar: Odette – Singapura
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15º lugar: Le Du – Bangkok, Tailândia
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16º lugar: Reale – Castel di Sangro, Itália
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17º lugar: Gaggan Anand – Bangkok, Tailândia
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18º lugar: Steirereck – Viena, Áustria
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19º lugar: Don Julio – Buenos Aires, Argentina
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20º lugar: Quique Dacosta – Dénia, Espanha
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21º: Den – Tóquio, Japão
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22º: Elkano – Getaria, Espanha
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23º: Kol – Londres, Inglaterra
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24º: Septime – Paris, França
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25º: Belcanto – Lisboa, Portugal
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26º: Schloss Schauenstein –
Fürstenau, Suíça -
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27º: Florilège – Tóquio, Japão
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28º: Kjolle – Lima, Peru
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29º: Boragó – Santiago, Chile
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30º: Frantzén – Estocolmo, Suécia
1º lugar: Central – Lima, Peru