De acordo com a plataforma E-Commerce Brasil, 80 mil pessoas foram vítimas de golpes e fraudes em canais digitais entre janeiro e setembro de 2023. Com a chegada das festas de fim de ano e o aumento das compras, pesquisas e negociações online, a tendência é que os cibercrimes também cresçam.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Em colaboração com a Associação Latino-Americana de Internet (ALAI) e a Decolar, o Airbnb lançou uma campanha em toda a América Latina para ajudar os usuários a se manterem protegidos contra tentativas de fraudes por terceiros na plataforma. “Sabemos que os cibercrimes no Airbnb, apesar de poucos em número, não são incomuns. Com mais informações disponíveis, os usuários podem se prevenir de possíveis fraudes, por isso desenvolvemos a campanha”, disse Flavia Matos, diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb para a América Latina.
Leia também:
- O problema do “X” é simples: o aplicativo não é inovador
- WhatsApp lança nova ferramenta para proteger conversas
- Alphabet lança Gemini, aguardado modelo de IA da proprietária do Google
Aqui estão cinco recursos de segurança online oferecidos pelo Airbnb para os usuários da plataforma — para utilizarem principalmente neste fim de ano:
-
Canva Images Primeiramente, vale ressaltar a recomendação da plataforma para que o pagamento e contato entre hóspedes e anfitriões ocorram apenas no ambiente da plataforma.
-
Canva Images 1.AirCover:
O AirCover, disponibilizado para o usuário após a efetuação da reserva, permite o contato com um centro de atendimento de segurança 24 horas.
-
Canva Images 2.Proteção de suas informações e conta:
A Política de Privacidade do Airbnb explica quais informações pessoais são coletadas, como elas são utilizadas, compartilhadas e quais são os direitos do usuário. Além disso, os dados bancários registrados na plataforma ficam seguros dentro do cadastro e conta do hóspede — por isso mantenha as atualizações de segurança em dia, assim como o login e senha.
-
Canva Images 3.Comunicação com Airbnb:
A plataforma mantém uma central de atendimento ao cliente em caso de emergência ou problema que possa surgir durante uma reserva ativa. Os atendentes ficam à disposição para apoiar os hóspedes 24 horas por dia, 7 dias por semana.
-
Anúncio publicitário -
Canva Images 4.Contato ativo com serviços de emergência locais:
Na Central de Segurança, o usuário tem acesso aos contatos mais relevantes de emergência locais.
-
Canva Images 5.Verificação de identidade:
Todos os hóspedes e anfitriões que estão ativos no Airbnb passaram pelo processo de verificação de identidade, que conta com um registro completo de informações, além de checagem de documentos e fotos.
Primeiramente, vale ressaltar a recomendação da plataforma para que o pagamento e contato entre hóspedes e anfitriões ocorram apenas no ambiente da plataforma.