A viagem aérea é incrivelmente segura em comparação com outras formas de transporte. Mas se você tem dúvidas de qual lugar é o mais seguro em um avião , a resposta é clara: isso depende do tipo de emergência. Veja o que dizem os estudos.
A viagem aérea é segura?
2023 foi o segundo ano mais seguro registrado para a segurança das companhias aéreas, como mostrado pelo banco de dados da Rede de Segurança da Aviação. De acordo com ele, em 35 milhões de voos, ocorreram 1213 incidentes graves, 134 acidentes, 5 acidentes fatais e 105 mortes. Segundo o airlineratings.com, a média nos últimos cinco anos é de 13 acidentes por ano e 300 mortes.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Em pesquisas realizadas ao longo do século, a viagem de avião constantemente se destaca como uma forma mais segura de viajar, em comparação com o carro, por exemplo. Um estudo do Washington Post descobriu que há 7,28 mortes para cada bilhão de milhas percorridas em um carro – de longe o maior número entre todos os transportes públicos. Em seguida, vêm a balsa (3,17 mortes), o trem (0,43), o metrô (0,24), o ônibus (0,11) e o avião (com 0,07 mortes) Estudos semelhantes chegaram a conclusões similares: a viagem aérea comercial é uma das formas mais seguras de viajar a longas distâncias.
Há também variações na segurança dependendo de onde você está no mundo. Os números de segurança de viagens ferroviárias são consideravelmente melhores do que eram nos anos 1970, mas uma pesquisa descobriu que você tem 58 vezes mais chances de se machucar ao viajar de trem nos EUA do que na França, por exemplo.
Da mesma forma, depende da companhia aérea com a qual você voa. Um estudo do MIT em 2020 encontrou variações regionais consideráveis entre as empresas, sendo as de menor risco baseadas nos EUA, países da União Europeia, China, Japão, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Israel. Nas últimas décadas, o estudo observou que a taxa de fatalidades diminuiu mais rapidamente do que o medo do público de voar.
Portanto, se você tem medo de voar, pode acalmar seus receios escolhendo uma companhia aérea entre as mais seguras do mundo, de acordo com o airlineratings.com. Vale ressaltar que a diferença entre as 25 melhores é bastante pequena, mas, mesmo assim, a Air New Zealand atualmente ocupa o primeiro lugar como a companhia aérea mais segura em 2024 – seguida por Qantas, Virgin Australia, Etihad Airways e Qatar Airways. As 5 aéreas low-cost mais seguras para 2024 são Jetstar, easyJet, Ryanair, Wizz e Norwegian.
Leia também:
- Empresa neozelandesa lidera ranking das 25 melhores aéreas do mundo
- Brasil sobe três posições no ranking de passaportes mais poderosos de 2024; veja top 10
Qual lugar é mais seguro: a frente, meio ou o fundo do avião?
Quando reservamos nossos assentos de avião, muitas vezes estamos apenas pensando em quão fácil será entrar e sair e em nosso nível de conforto. No entanto, pesquisas mostram que algumas áreas em um avião são mais seguras do que outras.
Quando a Junta Nacional de Segurança no Transporte dos EUA investigou 20 acidentes desde 1971 (com fatalidades e sobreviventes), descobriu que aqueles que estavam sentados na parte de trás do avião tinham 69% de chance de sobreviver, enquanto aqueles na frente tinham apenas 49%. Passageiros posicionados ao redor da asa do avião tinham 59% de chance.
Qual é mais seguro: a janela, o meio ou o corredor do avião?
Um estudo da Time sobre o banco de dados de acidentes de aeronaves da Administração Federal de Aviação dos EUA analisou dados de acidentes com fatalidades e sobreviventes de 1985 a 2000. As conclusões concordam que a parte traseira do avião parece mais segura, oferecendo uma maior chance de sobrevivência, e também era benéfico estar no assento do meio.
As pessoas sentadas no meio na parte traseira tinham uma taxa de fatalidade de 28%. Já os menos seguros eram os assentos no corredor na parte do meio da cabine, com uma taxa de fatalidade de 44%. Como a CNN destaca, os assentos do meio são mais seguros porque os passageiros são protegidos pelas pessoas sentadas dos lados.
Leia também:
- 4 tendências de viagem que estarão “fora de moda” em 2024
- Voo sem choro de bebê? Aérea cria classe só para adultos
A “segurança de um assento” depende da emergência?
Embora estatisticamente seja mais provável que você sobreviva se estiver sentado no assento do meio na parte traseira da aeronave, obviamente isso depende do tipo de acidente que ocorre e de onde o avião recebe o impacto. No acidente do voo 232 da United Airlines em 1989, em Iowa, as 184 pessoas (de 269) que sobreviveram estavam sentadas mais à frente no avião. A CNN afirma que colidir contra uma montanha ou de frente para o oceano também diminuirá as chances de sobrevivência.
O estudo da Time descobriu que a sobrevivência era aleatória em vários acidentes, com pessoas que perderam a vida espalhadas entre os sobreviventes. Essa é a razão pela qual a FAA (Federal Aviation Administration, a ANAC dos EUA) acredita que não existe um assento mais seguro em um avião.
Como os viajantes podem garantir a sua segurança?
Se você deseja se sentir tranquilizado de que fez tudo o que pode para permanecer o mais seguro possível a bordo de um avião, a melhor coisa que você pode fazer é assistir aos vídeos de segurança, se lembrar das localizações das portas de saída, vestir roupas que permitam movimentação rápida, evitar bebidas alcoólicas e, acima de tudo, não levar nada consigo se precisar deixar o avião com pressa.
Leia também: