No final do ano passado, as autoridades de Veneza finalmente confirmaram a introdução da taxa de entrada para visitantes da cidade dos canais.
Desde 16 de janeiro uma plataforma de pagamento online está no ar, onde os turistas podem reservar seus ingressos e pagar a taxa.
Os viajantes que passam o dia na cidade italiana terão que começar a pagar em determinados dias nesta primavera europeia – embora haja várias isenções. A seguir, veja todas as informações sobre quanto e quando será necessário pagar para visitar Veneza.
Quando é necessário pagar para visitar Veneza?
O portal online acaba de ser lançado. Os visitantes precisarão acessar o site para pagar sua taxa de acesso a Veneza.
A taxa de entrada custa € 5 e se aplica apenas a visitantes do dia. Ela é válida apenas em determinados dias durante o período de teste de 29 dias.
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Isso inclui feriados, fins de semana e outros dias movimentados. Atualmente, o imposto turístico é cobrado de 25 a 30 de abril, de 1 a 5 de maio e todos os fins de semana de maio, todos os fins de semana de junho (exceto o primeiro) e os dois primeiros fins de semana de julho.
Os ingressos serão necessários durante as horas de pico das 8h30 às 16h. Portanto, se você chegar à noite, não será necessário pagar. “O objetivo é desencorajar o turismo diário em certos períodos, em consonância com a fragilidade e singularidade da cidade”, afirmaram as autoridades locais.
Residentes, viajantes, estudantes e crianças menores de 14 anos estarão isentos. Os turistas que reservarem alojamento no centro histórico da cidade também não terão de pagar a taxa, pois já pagam um imposto turístico.
A medida visa reduzir o número de turistas e surge depois que a Unesco disse que estava considerando colocar Veneza na lista de perigo do Patrimônio Mundial.
“Regular o fluxo de turistas em certos períodos é necessário, mas isso não significa fechar a cidade. Veneza sempre estará aberta para todos”, disse o prefeito Luigi Brugnaro.
Veja na galeria abaixo as principais ações dos países da Europa contra o “overtourism”:
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Getty Images Amsterdã
Com menos de um milhão de habitantes, Amsterdã atrai em média mais de um milhão de turistas por mês. Por este motivo, as autoridades da cidade votaram para proibir navios de cruzeiro de entrarem em seu porto principal. A ação veio após uma repressão mais ampla, com a “campanha de desencorajamento” e que, entre outras medidas, proíbe fumar maconha ao ar livre no distrito da luz vermelha. Outras campanhas digitais e posters oficiais miram os jovens britânicos, encorajando-os a “manter distância”.
As medidas, como explicou a prefeita Femke Halsema, têm a intenção de controlar o fluxo de visitantes e a perturbação que eles trazem para a cidade – conhecida pelos canais, bicicletas e também pelo distrito da luz vermelha e os coffee shops que vendem maconha.
Apesar da controvérsia em torno da proibição dos navios de cruzeiro, o governo explicou que as gigantescas embarcações no centro da cidade “não se encaixam na tarefa de combater o turismo em massa e não estão alinhadas com as ambições sustentáveis da cidade”.
Amsterdã, aclamada como uma cidade altamente tolerante e liberal, tornou-se, como explicou o “Lonely Planet”, “cada vez mais regulamentada nos últimos anos”. A porta-voz da cidade, Carina Noordervliet, afirmou que não há julgamento moral envolvido na redução do número desproporcional de “homens de 18 a 35 anos que vêm apenas para festejar “. A campanha de desencorajamento é direcionada a um grupo de pessoas que, em geral, não contribuem de forma positiva para a cidade”, completou.
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Getty Images Itália
A Itália, que desde 2021 proíbe grandes cruzeiros nas águas de Veneza, também impôs medidas em Roma para restringir o acesso à Fontana di Trevi e à Escadaria Espanhola. Também começou a cobrar taxas de entrada para visitar o Panteão, na tentativa de controlar as multidões e proteger a famosa maravilha arquitetônica.
Desde junho, a cidade de Florença proibiu novos aluguéis de curta duração em imóveis privados no centro histórico, que é um Patrimônio Mundial da Unesco.
Em Portofino, uma das mais charmosas cidades litorâneas da Riviera Italiana, o governo local introduziu legislação para que turistas não demorem ao tirar selfies nos pontos mais fotogênicos. As multas chegam a € 275 (R$ 1400).
O prefeito de Portofino, Matteo Viacava, disse que “o ‘caos anárquico’ foi criado por turistas parando para tirar fotos e resultou em enormes engarrafamentos e ruas bloqueadas”.
Conforme publicado no “The Guardian”, essas medidas estão entre as últimas de uma série de decisões draconianas adotadas pelos governos do país para lidar com as multidões de turistas: multas de até € 2.500 (R$ 13 mil) por caminhar pelas trilhas acima das Cinque Terre de chinelos ou sandálias; proibições de comer lanches ao ar livre no centro de Veneza ou em quatro ruas centrais de Florença; ou uma multa de € 250 (R$ 1.300) apenas por sentar-se nas Escadarias Espanholas de Roma.
Uma praia em Eraclea, na região de Vêneto, proibiu a construção de castelos de areia — multa máxima de € 250 —, porque são considerados obstruções desnecessárias.
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Getty Images França
Em Nice, na Riviera Francesa, peças de street art foram instaladas recentemente em locais muito frequentados por visitantes: armadilhas gigantes para ratos “para erradicar e eliminar a praga dos turistas”, com um sorvete gigante como isca. “Para controlar o turismo em massa, o artista de rua ‘TooLate’ oferece uma solução radical”, escreveu a “FranceInfo”.
As armadilhas gigantes são uma abordagem humorística, mas também uma clara demonstração dos sentimentos da cidade em relação ao turismo excessivo.
Em nível governamental, foi divulgado no mês passado um plano “para melhor regular os fluxos turísticos e apoiar as autoridades locais que enfrentam aumentos no número de visitantes”. O “Le Monde” publicou que a Alliance France Tourisme, que reúne empresas do setor, apontou para a “conscientização tardia da França”, afirmando que o país agora é um dos destinos condenados ao “overtourism”.
Além de compartilhar informações por meio de uma plataforma digital sobre as melhores práticas e regulamentações, o governo lançará uma campanha de € 1 milhão em março de 2024 para incentivar os turistas nacionais e estrangeiros “a adaptarem suas escolhas e horários de destino”.
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Getty Images Espanha
Um dos destinos de peregrinação mais populares do mundo, Santiago de Compostela, na Galícia, planeja lançar um imposto turístico como forma de combater o excesso de visitantes. “Com a cidade recebendo mais de 300 mil turistas, além de peregrinos, a cada ano, as autoridades não querem mais que o destino seja um ‘parque temático” ‘, relata o “Schengenvisa”.
As autoridades locais também planejam impor controles sobre o número de turistas no centro histórico da cidade.
Mallorca, que se tornou o local mais badalado das Ilhas Baleares depois da superlotação de Ibiza,com mais de mil voos pousando na ilha todos os dias, está se tornando um foco de protestos anti-turismo:
“Mallorca atinge o fundo do poço!” escreveu o “The Mallorca Daily Bulletin” em um artigo sobre a fúria dos moradores locais sobre turistas seminuas vagando pelas lojas e ruas das pitorescas cidades.
“As leis municipais em Calvia agora proíbem andar ‘nu ou seminu’ pelas ruas; o mesmo vale para Palma (a capital de Mallorca) e Playa de Palma. E, nos últimos anos, repetidas multas foram emitidas em outros pontos, como Magaluf”, reportou o jornal.
Uma medida semelhante já foi adotada em Barcelona, onde uma recente campanha de grafite local “desvia” os turistas do superlotado Parque Güell, de Gaudí.
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Getty Images Portugal
Em Portugal, tocar música alta em muitas das praias mais populares pode resultar em multas que variam de € 200 a € 36.000 (entre R$ 1.000 e R$ 188 mil). A costa do Algarve, por exemplo, recebe mais de um milhão de turistas, principalmente britânicos, durante a temporada de pico. As multas vão de € 200 a € 4.000 para indivíduos e de € 2.000 a € 36.000 para grupos.
A lista de proibições e restrições em praias de Portugal inclui jogos de bola não autorizados, acampar fora de campings, pescar em áreas de banho e sobrevoar com aeronaves a menos de 300 metros, exceto para operações de vigilância ou resgate.
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Getty Images Croácia
Como parte da campanha “Respeite a Cidade”, a cidade ultra-popular de Dubrovnik – que já registrou 289.000 chegadas e 763.500 pernoites desde o início deste ano – iniciou um sistema de depósito de bagagem para minimizar o barulho das malas de rodinhas nas ruas de paralelepípedos do seu centro histórico. De acordo com o “SchengenVisaInfo”, a partir de novembro serão instalados armários obrigatórios em vários pontos do destino, onde será proibido viajar com bagagem.
As novas medidas para controlar o excesso de turismo também incluem proibições de dormir e urinar em áreas públicas, escalar monumentos, beber álcool perto de espaços públicos protegidos (incluindo escolas) e delitos relacionados a drogas – todos passíveis de multas elevadas e penas de prisão.
Amsterdã
Com menos de um milhão de habitantes, Amsterdã atrai em média mais de um milhão de turistas por mês. Por este motivo, as autoridades da cidade votaram para proibir navios de cruzeiro de entrarem em seu porto principal. A ação veio após uma repressão mais ampla, com a “campanha de desencorajamento” e que, entre outras medidas, proíbe fumar maconha ao ar livre no distrito da luz vermelha. Outras campanhas digitais e posters oficiais miram os jovens britânicos, encorajando-os a “manter distância”.
As medidas, como explicou a prefeita Femke Halsema, têm a intenção de controlar o fluxo de visitantes e a perturbação que eles trazem para a cidade – conhecida pelos canais, bicicletas e também pelo distrito da luz vermelha e os coffee shops que vendem maconha.
Apesar da controvérsia em torno da proibição dos navios de cruzeiro, o governo explicou que as gigantescas embarcações no centro da cidade “não se encaixam na tarefa de combater o turismo em massa e não estão alinhadas com as ambições sustentáveis da cidade”.
Amsterdã, aclamada como uma cidade altamente tolerante e liberal, tornou-se, como explicou o “Lonely Planet”, “cada vez mais regulamentada nos últimos anos”. A porta-voz da cidade, Carina Noordervliet, afirmou que não há julgamento moral envolvido na redução do número desproporcional de “homens de 18 a 35 anos que vêm apenas para festejar “. A campanha de desencorajamento é direcionada a um grupo de pessoas que, em geral, não contribuem de forma positiva para a cidade”, completou.
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