Carlos Ferraz não perde uma cerimônia de prêmios do cinema: Golden Globe, Critics Choice, SAG Awards, BAFTA, Oscar. É assíduo nos principais festivais internacionais: Berlim, Veneza, Cannes. Sem falar que bate cartão nas premières da temporada em várias capitais do mundo. Afinal, Kirsten Dunst, Julianne Moore, Hugh Jackman, Anya Taylor-Joy e Regé-Jean Page, entre outros, contam com ele para estar com cabelo, pele e maquiagem absolutamente impecáveis para brilhar sob os flashes dos paparazzi.
Há mais de duas décadas, Ferraz, paulistano, 57 anos, cuida da beleza das estrelas do audiovisual no mundo. “Sou hairstylist feminino e groomer masculino”, define. Se hoje ele está cuidando do rosto de Ralph Fiennes para as fotos de seu próximo espetáculo no West End londrino, depois de amanhã pode estar em Los Angeles deixando o protagonista de alguma produção da Paramount pronto para uma rodada de entrevistas. Ou, como no dia da nossa conversa, retornando de um bate e volta Paris-Londres, depois de deixar Kirsten Dunst glamourosamente em seu natural look na primeira fila da alta-costura Dior. “Trabalho com ela há 15 anos”, conta. Para ele, lidar com os muito famosos é rotina.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A novidade é que, em 2023, ele também foi indicado para um prêmio, o Hollywood Beauty Awards – o Oscar da Beleza, em sua oitava edição –, na categoria groomer masculino. Não é só o primeiro indicado brasileiro, como também um profissional não baseado nos Estados Unidos. “O melhor de cuidar da aparência masculina é fazer um trabalho com sutileza e discrição. Tudo tem de parecer effortless e cool”, informa.
Formado em jornalismo, Carlos começou na moda nos anos 1990. Um editorial na extinta Revista da Folha abriu as portas do mundo fashion para o jovem produtor, que fez carreira nas revistas da época. “Tive a sorte de ter trabalhado com grandes profissionais brasileiros, mas a moda só não me satisfazia, eu queria mais”, lembra.
Depois de um período como maquiador no SBT, partiu para Londres, com a cara, coragem e zero inglês. Passou seis meses estudando o idioma. “Quando senti que conseguia me comunicar melhor, telefonei para agências de cabelo e maquiagem, até que uma delas aceitou me receber. Mostrei meu portfólio e estou com a mesma agente até hoje”, conta, orgulhoso. Ah, e faz questão de dizer: “Sou completamente autoditada”.
Leia também:
- Conheça o brasileiro que fez joias usadas por Michelle Obama e Rihanna
- Estes cinco imóveis de celebridades de Hollywood estão à venda; confira
Por ser brasileiro, muita gente lhe pergunta: “Mas o que você está fazendo aqui? O Brasil é quente, alegre, sensual…”. Então, Carlos Ferraz decidiu apresentar o país para alguns clientes e amigos. Assim, Orlando Bloom conheceu Itacaré, na Bahia, e Hugh Jackman foi introduzido ao pingado com pão na chapa em uma padaria da Vila Madalena. Ao ser convidado para participar da Comic Con SP, René-Jean Page – o conde bonitão da série Bridgerton – avisou Carlos: “Só posso ir para São Paulo com você”. E assim foi.
Reportagem publicada na 4ª edição da revista ForbesLife Fashion