A IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica, em português) acaba de divulgar sua lista anual das 10 músicas mais consumidas no mundo em 2023 – e quem lidera é Miley Cyrus, com “Flowers“.
O hit marca a primeira vez que a ex-estrela do Disney Channel conquista o primeiro lugar no ranking. Divulgada no início de 2023, “Flowers” foi um sucesso massivo desde seu lançamento, alcançando o primeiro lugar em paradas de todo o mundo e permanecido no topo de vários deles desde então. No YouTube, o clipe acumula mais de 720 milhões de views, enquanto o Spotify soma mais de 1,8 bilhão de streams.
A música também voltou a chamar atenção recentemente, depois de Miley fazer uma apresentação no Grammy (vídeo abaixo) e ganhar dois prêmios na cerimônia – entre eles, um dos maiores da noite, a “Gravação do Ano”, pelo single.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Rema e Selena Gomez ocupam o 2º lugar com sua collab de “Calm Down”, apontada como uma das “músicas de Afrobeats mais bem-sucedidas de todos os tempos” pela IFPI. A faixa foi lançada inicialmente no início de 2022, com o remix de Selena chegando em agosto daquele ano. De alguma forma, ela ainda conseguiu se sair incrivelmente bem ao redor do mundo durante 2023 também.
Outra música de 2022, “Kill Bill”, de SZA, aparece na 3ª posição. A música foi disponibilizada pela primeira vez em seu álbum “SOS’, antes de ser lançada como um single de grande sucesso no início de 2023.
Leia também:
- Taylor Swift vence pela quarta vez prêmio de artista mais vendido globalmente
- Grammy 2024: mulheres lideram com os principais prêmios da indústria
- As 10 turnês mais lucrativas de 2023
Em 2017, The Weeknd lançou sua música “Die For You”, que foi apenas uma pequena vitória comercial na época. Depois que ela ganhou força e encontrou uma nova vida no TikTok, o gigante do R&B relançou a faixa com Ariana Grande, transformando-a em um sucesso estrondoso. A versão remix ocupa o 4º lugar do ranking.
Outro single de 2022, “As It Was”, de Harry Styles, fecha o top 5. A música, que foi o maior sucesso do mundo no ranking anterior, caiu apenas algumas posições na lista atual. Isso não é comumente visto nas classificações da IFPI, já que geralmente há muita rotatividade.
O restante da lista da IFPI das 10 maiores músicas do mundo em 2023 também incluem várias faixas de 2022, que usaram o ano anterior inteiro para acumular streams e vendas e dominar as paradas.
Veja o top 10 das maiores músicas de 2023, de acordo com a IFPI:
- Flowers, de Miley Cyrus
- Calm Down (Remix), de Rema e Selena Gomez
- Kill Bill, de SZA
- Die For You (Remix), de The Weeknd e Ariana Grande
- As It Was, de Harry Styles
- La Bebe, de Yng Lvcas e Peso Pluma
- Cruel Summer, de Taylor Swift
- Last Night, de Morgan Wallen
- Anti-Hero, de Taylow Swift
- Seven, de Jung Kook e Latto