Logo após sua vitória no Oscar em fevereiro passado, por sua espetacular atuação em Oppenheimer (sua 6ª colaboração com Christopher Nolan e sua primeira vez como protagonista para o cineasta), Cillian Murphy parece ter se tornado o novo protagonista de Hollywood. Os próximos anos serão muito movimentados para o ator irlandês, que atualmente tem 4 projetos alinhados – na verdade, 5 projetos se contarmos a sequência de “28 Dias Depois”, “28 Anos Depois”, já que o ator atuará como produtor. No entanto, ainda não está confirmado que Murphy também retomará seu papel.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Small Things Like These
Em fevereiro, Murphy apresentou seu próximo filme, “Small Things Like These”, no Festival Internacional de Cinema de Berlim. O filme, dirigido por Tim Mielants, é baseado no best-seller de Claire Keegan com o mesmo nome. A história se passa em 1985 na Irlanda, e foca em Bill Furlong, um pai amoroso de 5 filhas, que em breve descobrirá os segredos sombrios guardados pelo convento local.
Durante uma conferência de imprensa no Festival de Cinema de Berlim, Murphy declarou que realmente queria trabalhar com Mielants novamente, depois de ter trabalhado com ele na terceira temporada de “Peaky Blinders”. Eles então começaram a procurar juntos por um projeto em que pudessem trabalhar: “Minha esposa, eu acho, disse ‘E quanto a Claire Keegan?'” disse Murphy. “Eu tinha lido o livro, mas não percebi que os direitos estavam disponíveis”.
O livro aborda o escândalo dos Lares de Mães e Bebês e das Lavanderias de Madalena, que estiveram abertos de 1922 a 1996, para onde mulheres jovens “caídas” eram enviadas, especialmente se estivessem grávidas e não fossem casadas. “Eu realmente acho que foi um trauma coletivo”, explicou Murphy. “A arte pode ser um curativo útil para as feridas, o livro certamente foi um grande sucesso na Irlanda (…) A ironia do livro é que é um homem cristão, tentando fazer a coisa cristã, em uma sociedade cristã disfuncional. Ele faz muitas perguntas sobre cumplicidade, silêncio e vergonha. Eu realmente acredito que o dever da arte não é responder às perguntas, mas provocá-las”. As primeiras críticas elogiaram a poderosa atuação de Murphy no filme, que esperamos que seja lançado nos cinemas até o final do ano.
Blood Runs Coal
Recentemente foi anunciado que a Universal Pictures conseguiu a adaptação de “Blood Runs Coal: The Yablonski Murders and the Battle for the United Mine Workers of America”, de Mark A. Bradley. Murphy estrelará o projeto e também será produtor. A história de crime verdadeiro se passa nos anos 60, nas minas de carvão da Pensilvânia, após o assassinato do líder trabalhista da United Mine Workers, Joseph Yablonski. Seu filho, Chip Yablonski, interpretado por Murphy, se tornará advogado em busca de justiça para sua família. Jez Butterworth (“Spectre”, “Ford vs. Ferrari”) co-escreverá o roteiro com John-Henry Butterworth (“No Limite do Amanhã”, “Indiana Jones” e “Disco do Destino”).
Steve
Murphy também está definido para estrelar e produzir “Steve”, adaptado do romance de Max Porter, “Shy”. O filme será dirigido por Tim Mielants, com Porter encarregado de escrever o roteiro. Steve marcará o primeiro filme produzido por Murphy e seu colaborador Alan Moloney por meio de sua nova produtora, Big Things Films. Murphy interpretará um diretor de escola enfrentando um dia crucial enquanto tenta reformar sua escola e ajudar seus alunos.
Leia mais:
-
Bilionários 2024: Eduardo Saverin é o brasileiro mais rico do mundo
-
Arábia Saudita está construindo o primeiro trem de luxo do Oriente Médio
Criador de Peaky Blinders, Steven Knight, no lançamento do mural do ator Cillian Murphy, feito pelo artista Akse P19 do ator Cillian MurphyPeaky Blinders
Finalmente, o criador de “Peaky Blinders”, Steven Knight, acabou de revelar que Murphy reprisará seu papel como Tommy Shelby em um filme inspirado na série. Knight declarou ao Birmingham World: “Ele definitivamente está retornando para isso (…) Estamos filmando em setembro, bem aqui perto em Digbeth.” Murphy nunca fechou completamente o capítulo de “Peaky Blinders”: “Eu sempre disse que se Knight entregar um roteiro que eu sei que ele pode entregar, porque ele é um escritor tão fenomenal, estarei lá,” declarou o ator vencedor do Oscar ao Irish Star. Não é surpresa que Knight tenha conseguido entregar um roteiro de alta qualidade, para deleite dos fãs do sucesso do drama da BBC.