Na efervescência de um segmento que desenha uma curva ascendente desde o fim da pandemia e que gera US$ 1,4 trilhão por ano no mundo, começa hoje e vai até sexta-feira, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, a 13ª edição da ILTM (International Luxury Travel Market) Latin America – o principal evento do turismo de luxo no continente.
Serão mais de 23 mil reuniões, colocando frente a frente 430 agentes de turismo e 430 marcas que representam redes hoteleiras, companhias marítimas, propriedades independentes e outros players do setor.
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“O mercado de viagens de luxo está indo muito bem no mundo inteiro, inclusive no Brasil. A própria ILTM Latin America cresceu mais de 20% neste ano, o que é algo extraordinário mesmo”, disse Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America, em entrevista para o Especial Turismo da Forbes (edição 118), revista que pode ser comprada no app da Forbes Brasil e em breve estará nas bancas físicas.
“No Brasil, com a economia nacional melhorando, o brasileiro continua viajando muito para o exterior neste nicho. Alguns destinos europeus, como sul da França, Capri, Sicília, estão bombando mesmo com tarifas mais altas. Mas os brasileiros estão também descobrindo novos destinos internacionais”, contou o diretor.
O fluxo de turistas para o Brasil também é um ponto a celebrar. “A percepção internacional geral do Brasil está muito boa atualmente e a própria Embratur está fazendo um ótimo trabalho, inclusive focando mais no turismo de luxo por aqui”, garantiu Mayle.
Dados da Embratur mostram que o país recebeu quase seis milhões de turistas em 2023, maior patamar desde 2019. Este ano, só em janeiro foram quase um milhão de entradas internacionais registadas. O Carnaval mais recente teve o melhor resultado da história: R$ 3,4 bilhões deixados pelo turista estrangeiro (um aumento de 27% em relação ao ano passado).
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A ILTM Latin America acompanha a evolução do segmento, quebrando recordes de participação a cada ano. Um dado expressivo desta edição sublinha a relevância do evento: entre os novos compradores, houve um crescimento de 29% em relação a 2023. “A ILTM é um evento focado em gerar negócios, então, muitas marcas participam anualmente e concentram o networking e as novidades para essa ocasião”, explicou Mayle. “O crescimento dos novos compradores demonstra a boa reputação do evento em expor as maiores novidades do mercado e em gerar negócios para toda a cadeia.”
Este ano a ILTM reúne na América Latina compradores de 13 países, com destaque aos mercados brasileiro, mexicano, argentino e peruano; e 50 cidades do continente. O Brasil tem representação de todas as regiões do país. “No Brasil, além do crescimento do público que busca viagens de luxo, existe um novo jeito de comprar, com atendimentos mais personalizados. Diversos clientes que compravam de grandes agências nacionais, passaram a planejar suas viagens com agentes locais que se especializaram muito nos últimos anos”, continuou Simon.
Entre as marcas globais que vão bater cartão no evento mais uma vez, estão Belmond, Mandarin Oriental, The Luxury Group by Marriott International, Kerzner, Jumeirah, The Leading Hotels of the World, Accor e Small Luxury Hotels. Portugal e Espanha chegam com grandes delegações. O Japão dá o ar da graça pelo segundo ano consecutivo. Tailândia, St. Barth, Itália, República Dominicana e Suíça também marcarão presença.
A ILTM tem cinco edições anuais, em diferentes continentes. As próximas reuniões acontecem em Singapura (ILTM Asia Pacific, de 1º a 4 julho) e em Bahamas (ILTM North America, de 23 a 26 de setembro).