Com o sucesso da turnê ‘The Eras” pelo mundo, nem todo fã de Taylor Swift precisa gastar com viagens e ingressos para ver a popstar presencialmente. Tudo isso graças às transmissões ao vivo, que permite que o fandom da cantora assista aos seus shows repetidamente.
É aí que entra o app “Swift Alert”. O aplicativo gratuito administrado pelos fãs, disponível para iPhone e Android, utiliza as configurações do telefone para calcular exatamente quando, no fuso horário do usuário, os shows vão começar a milhares de quilômetros de distância. Ele então envia alertas em tempo real para que os swifties possam sintonizar nas transmissões ao vivo e até notifica quando os sucessos de cada era estão prestes a começar.
Leia também
Desde seu lançamento, em agosto de 2023, o Swift Alert foi baixado mais de 800 mil vezes globalmente, de acordo com o fundador e criador do aplicativo, Kyle Mumma. Até o momento, ele ocupa a 67ª posição entre os principais aplicativos de entretenimento gratuitos na App Store. Muitos dos recursos do app, como o feed de notícias e o calendário, são gratuitos. Uma taxa única de US$ 1,99 (R$ 10) desbloqueia as notificações push ao vivo durante o show, além do rastreador de figurinos e canções surpresa.
“É uma mistura perfeita de informativo e divertido”, escreveu um usuário da App Store. “Não consigo expressar quantas vezes seus alertas para os horários dos shows me salvaram de perder as canções surpresa.”
Além das notificações para horários de início das apresentações e momentos muito esperados, o aplicativo inclui quizzes de trivia e um feed de notícias que agrega atualizações de mídia social das contas oficiais de Taylor Swift. Um jogo popular chamado Mastermind envolve acumular pontos ao prever corretamente os detalhes de um show específico, como quais cores Swift usará durante o set da era 1989 ou se a guitarra que ela usará ao cantar “Lover” será rosa, azul ou lavanda. Os jogadores no topo do placar ganham prêmios.
O uso do Mastermind disparou durante a fase europeia da turnê, com 288 mil pessoas jogando ao vivo durante o show em Zurique, segundo Mumma, um “grande Swiftie” de 34 anos que cresceu ouvindo sua música. Quando não está garantindo que os fãs de Swift permaneçam por dentro das lives da turnê, ele trabalha em tempo integral como gerente de produto para uma empresa de tecnologia esportiva.
Mumma e sua esposa (também fã Swift) Mia, ambos formados na escola de negócios da Universidade Duke, conceberam o Swift Alert depois de participar do show de abertura da turnê Eras em Glendale, Arizona, em março de 2023. Depois de assistir a múltiplas transmissões ao vivo da Eras, eles notaram muita confusão no chat.
“Vimos muitas pessoas em pânico, tipo ‘Como vou saber quando as canções surpresa vão começar quando ela estiver tocando em Varsóvia? Eu não faço ideia que horas são em Varsóvia'”, disse Mumma em entrevista à Forbes. “A ideia inicial do aplicativo realmente foi para ajudar a resolver esse problema.”
O app foi lançado a tempo da turnê da Cidade do México e continua a ser atualizado em resposta ao feedback dos usuários, que chega aos milhares, segundo Mumma. Então, como o Swift Alert funciona e o que acontecerá com ele depois que a turnê Eras acabar? Aqui estão suas perguntas respondidas.
Como funciona o Swift Alert?
O recurso de calendário permite que os usuários selecionem os shows que desejam seguir em uma lista de eventos futuros, listados juntamente com os horários de início que são automaticamente convertidos para o fuso horário do usuário. Se você quiser assistir ao primeiro de três concertos em Gelsenkirchen, Alemanha, por exemplo, toque nesse show e ele aparecerá imediatamente em uma caixa de contagem regressiva de eventos na tela inicial, informando quantos dias, horas e minutos faltam.
Um dos quatro membros da equipe do app – três nos EUA e um, o engenheiro do aplicativo, na Turquia – assiste cada transmissão ao vivo e envia manualmente alertas ao vivo conforme o show se desenrola.
“Nós descobrimos que os concertos diferem apenas um pouco de noite para noite”, disse Mumma. “Isso é parte do que torna atraente para as pessoas assistir dezenas e dezenas de vezes.”
Variações menores, como a duração do set de canções surpresa ou um salva de palmas mais longa do que o habitual, também significam que os alertas automáticos iniciais do aplicativo podem chegar tarde, o que levou a equipe a colocar um humano no controle.
“Se estamos mesmo 30 segundos atrasados no alerta das canções surpresa, então estamos falhando em entregar na proposta de valor básica.”
O que os fãs dizem sobre o aplicativo?
Em suma, eles adoram. Na App Store, ele foi avaliado mais de 15 mil vezes e obteve uma classificação de 4,9 de 5. Também possui uma classificação de 4,9 no Google Play, onde recebeu mais de 6.700 críticas repletas de pontos de exclamação.
Alguns fãs reclamaram de falhas ocasionais e da cobrança premium, mas a maioria apoia entusiasticamente pagar alguns dólares a mais, especialmente por um aplicativo feito por Swifties para Swifties.
“A quantidade de amor e esforço dedicados à criação deste aplicativo é clara para qualquer um que o use”, escreveu um usuário da App Store, “e pagar uma pequena quantia pela versão premium do aplicativo foi uma decisão fácil, não apenas porque apoia aqueles que criaram o app, mas também pelos recursos adicionais que desbloqueia.”
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O que acontecerá com o Swift Alert quando a turnê acabar?
O aplicativo é centrado na turnê Eras e Mumma ainda não sabe o que acontecerá com ele depois que a turnê Eras terminar em 8 de dezembro em Vancouver, embora as discussões estejam em andamento. “Nós temos uma comunidade super engajada”, ele disse. “Desde que lançamos, o feedback dos usuários determinou praticamente todo o nosso roadmap e continuará a determinar o que construiremos”.