O verão europeu chegou, e é nessa época do ano que as praias do Velho Continente se tornam o destino principal da maioria dos viajantes ao redor do mundo. Pensando nisso, a organização European Best Destinations (EBD) revelou sua lista anual de lindas praias na Europa que “os locais gostam de manter em segredo”.
Praias isoladas, banhadas pelo sol, livres de multidões, hotéis e barulho são cada vez mais raras. E algumas das praias escondidas que só os locais conhecem são, naturalmente, de difícil acesso e exigem algum esforço para chegar até elas – o trajeto, porém, faz parte da experiência.
Leia também
Como explica a EBD, “elas nem sempre são fáceis de acessar, já que algumas estão localizadas em ilhas, mas oferecem uma tranquilidade inestimável, privacidade, pura beleza e águas cristalinas.”
A mais fácil de chegar de avião? As localizadas no Algarve, em Portugal.
O ranking de 2024 inclui seis praias na Grécia (três na ilha de Milos), quatro na Espanha e três em Portugal – duas no Algarve e uma no Parque Natural da Arrábida, que já foi premiada há cinco anos como a praia mais bonita da Europa, com a Praia de Galapos.
Veja a seguir as 15 praias mais lindas da Europa para o verão de 2024:
-
Getty Images 1. Praia de Pasjača, Konavle Cavtat, Croácia
A pequena e escondida praia de areia e cascalho de Pasjača, na região de Konavle, no sul da Croácia, aparece no topo do ranking da EBD das melhores praias secretas da Europa. Aos pés de um penhasco, onde encontra o Mar Adriático, ela é uma estreita faixa costeira de beleza única.
A 30 quilômetros de Dubrovnik, um dos destinos turísticos mais visitados da Europa, esta praia escondida “é um verdadeiro milagre”, segundo a EBD: “Em 1955, um túnel foi criado dos campos rio acima (frequentemente inundados) até o mar. As pedras restantes foram usadas para construir estradas ou deixadas à beira-mar. Em poucos anos, as ondas transformaram essas pedras em seixos e depois em areia. Assim nasceu a praia de Pasjača.”
Este destino também foi premiado com o título de Destino Mais Exclusivo da Europa e a Baía Mais Bonita da Europa.
Além disso, perto de Dubrovnik, é imperdível visitar Cavtat, também na região de Konavle, conhecida como a ‘Toscana Croata’. “A pitoresca e charmosa cidade de Cavtat é provavelmente o lugar mais famoso da região e seu centro histórico é outro segredo bem guardado, com seus adoráveis cafés e restaurantes e um deslumbrante calçadão arborizado com palmeiras, comparado a Saint Tropez.”
-
Getty Images 2. Praia de Tsigrado, Milos, Grécia
Tsigrado está escondida da vista. Suas águas cristalinas são acessíveis apenas por uma escada entre duas rochas. Perfeita para mergulho e exploração das inúmeras cavernas marinhas ao redor, esta praia isolada está situada entre altos penhascos, passagens rochosas e cavernas.
Precisa de mais um motivo para descobrir a praia de Tsigrado? A ilha de Milos, conhecida por suas águas turquesas, a beleza selvagem de sua costa, recursos minerais e belo pôr do sol, é considerada um dos melhores destinos na Grécia e uma das ilhas mais bonitas do país.
-
Getty Images 3. Praia da Ponta Pequena, Albufeira, Algarve, Portugal
Esta magnífica e pequena praia escondida em uma caverna aberta se abre para o mar com um arco de rochas douradas. Como fica quase totalmente submersa durante a maré alta, é obviamente mais seguro ir na maré baixa.
Na falésia leste, há um arco natural que oferece acesso a uma praia vizinha. Um pequeno trilho percorre quase todo o caminho até a praia, mas o acesso pelo mar é mais recomendado.
-
Getty Images 4. Praia de Papafragas, Milos, Grécia
Com três praias classificadas entre as mais lindas da Europa, Milos, no extremo sudoeste das Cíclades, oferece paisagens únicas. Esculpidas pela atividade vulcânica, são mais de 70 praias incríveis.
A de Papafragas é uma das mais bonitas das Cíclades, oferecendo uma verdadeira área de natação em direção ao Mediterrâneo turquesa, que coexiste com cavernas, águas azuis e curiosidades geológicas.
Agosto é o mês mais ventoso em Milos, então a EBD recomenda uma visita na primavera ou no outono.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images 5. Praia de Cala Goloritzé, Sardenha
Cala Goloritzé, conhecida como a praia mais bonita da Itália, está localizada na costa leste da ilha da Sardenha, no município de Baunei.
Feita de pequenos seixos brancos e areia, ela foi criada por um deslizamento de terra em 1962 e sua vista mais famosa é do seu ponto mais alto, a 143 metros acima da enseada.
Ela pode ser alcançada pelo mar, mas o barco o deixará a 100 metros da praia. De lá, você pode continuar com um barco inflável. Também é acessível a pé por um pequeno caminho no planalto de Colgo. Leva de 90 minutos a duas horas de caminhada para chegar lá.
-
Getty Images 6. Praia de Ballota, Llanes, Astúrias, Espanha
Com areia fina e rodeada por áreas verdes, esta praia escondida é um dos ‘segredos’ da região espanhola das Astúrias. Com natureza, tranquilidade e mar cristalino, Ballota tem 350 metros de comprimento e 62 metros de largura em uma forma quase perfeita de concha. Fica a duas horas de Bilbao e a apenas 30 minutos da bela cidade de Ribadesella.
-
Getty Images 7. Cuevas del Mar, Llanes, Astúrias, Espanha
“Astúrias é definitivamente um destino para colocar no topo da sua lista de desejos se você gosta de praias selvagens secretas e natureza”, aconselha EBD.
Entre elas, Cuevas del Mar é perfeita para famílias e oferece estacionamento próximo. Uma praia profunda, estreita, de areia fina e rodeada por formações rochosas com arcos e túneis, oferece panoramas magníficos de uma das regiões mais bonitas da Espanha.
-
Getty Images 8. Praia de Kastelli, Kato Koufonisi, Grécia
Há muitas praias secretas na bela ilha grega de Kato Koufonisi, localizada nas Pequenas Cíclades entre as ilhas de Naxos e Santorini.
Chamada pelos locais como a ‘Mikonos das Pequenas Cíclades’, Kato é composta por duas ilhas: Ano Koufonisi, um animado e popular destino turístico no Egeu, e a quase desabitada Kato Koufonisi.
O arco da praia de Kastelli é um dos lugares mais icônicos da ilha. Pode ser acessada de barco a partir da ilha de Koufonissi, Santorini ou Mikonos. Ou, pegar uma balsa de quatro horas de Atenas.
-
Getty Images 9. Praia de João d’Arens, Portimão, Algarve, Portugal
Esta praia secreta é tão mágica quanto é difícil de acessar. Localizada entre Portimão e Alvor, no Algarve, é acessível por um caminho ligeiramente íngreme, não adequado para visitantes com mobilidade reduzida ou carrinhos de bebê. Na maré baixa, você pode alcançar a segunda parte da praia localizada perto da Ponta João d’Arens.
A maneira mais fácil de chegar lá é estacionar no “Caminho da Praia do João d’Arens” e caminhar por 10 minutos. Devido ao seu isolamento, a praia é popular entre os naturistas, “mas você não é obrigado a se despir”, aconselha EBD. “A convivência vai muito bem neste pequeno canto do paraíso.”
-
Getty Images 10. Praia do Vale das Borboletas, Turquia
Esta praia de rara beleza está localizada no Vale das Borboletas, na famosa Rota Lícia da Turquia, com 500 quilômetros de extensão, e só é acessível por água. O Vale das Borboletas, protegido com 86 mil metros quadrados, abriga cerca de 100 espécies de borboletas, incluindo a endêmica Jersey Tiger, de cor laranja, preta e branca.
“Certifique-se de subir a colina no topo da praia para tirar fotos – e tenha cuidado, pois a trilha não é segura”, escreve EBD.
A maneira mais fácil de chegar é reservar um barco da praia de Ölüdeniz para descobrir a praia de Kelebekler Vadisi e parar por lá.
-
Getty Images 11. Praia de Sykia, Ilha de Milos, Grécia
Situada na parte oeste da ilha de Milos, esta pequena “praia de concha” no coração de uma caverna marítima pode ser melhor acessada pelo mar com um barco.
Dentro de uma ‘caverna aberta’ de cair o queixo, oferece vistas únicas do céu e formações rochosas brancas deslumbrantes.
Embora uma das melhores maneiras de visitar Sykia seja reservar um barco privado, já que é quase inacessível, você ainda pode chegar lá caminhando por uma hora.
-
Getty Images 12. Praia de Torrente de Pareis, Maiorca, Espanha
O Torrent de Pareis, na ilha de Maiorca, está localizado em meio a paisagens naturais no meio de um desfiladeiro profundo.
Montanhas altas, uma bela baía, uma pequena praia agradável e um desfiladeiro incrível com paredes de montanha de 300 metros de altura fazem do Torrent de Pareis uma atração natural única.
A viagem até a cidade mais próxima é especial, com sua vista impressionante da cordilheira de Tramontana, embora não seja uma viagem para os que sofrem de enjoo. Existem duas maneiras de chegar à praia: caminhando (uma aventura por si só, pois passa por duas cavernas estreitas) ou reservando um barco a partir da bela cidade de Sóller.
-
Getty Images 13. Ilhas Cíes, Vigo, Galícia, Espanha
As ilhas escondidas de Vigo não aparecem entre as “mais populares” do país. De rara beleza, com água cristalina no meio da natureza selvagem, as Cíes são um arquipélago ao largo da costa de Pontevedra, na Galícia, na foz do Rio de Vigo.
Balsas partem de Vigo para as Ilhas Cíes todos os dias. Estas ilhas protegidas só podem acomodar um máximo de 2.200 visitantes por dia, então é melhor reservar seus ingressos com antecedência no Escritório de Turismo de Vigo.
EBD aconselha a visitar a “praia de Rodas”, votada como uma das praias escondidas mais bonitas do mundo, mas também não perca a bela praia de Figueiras.
-
Getty Images 14. Praia de Seitan, Limania, Creta, Grécia
Uma das mais bonitas de Creta, esta remota praia fica em uma enseada cercada por formações rochosas. Está localizada na Península de Akrotiri, 22 quilômetros a nordeste da cidade de Chania, e dois quilômetros a leste da vila de Chordaki.
O fundo rochoso é perfeito para mergulho; nadar é popular, mas não recomendado para os não experientes devido às fortes correntes. A praia antes só era acessível por barco, mas agora há um caminho estreito e rochoso a descer desde o estacionamento, a 20 minutos de carro de Chania.Durante a alta temporada, a praia fica lotada de locais e é tranquila durante a baixa temporada e nos dias de semana.
-
1. Praia de Pasjača, Konavle Cavtat, Croácia
A pequena e escondida praia de areia e cascalho de Pasjača, na região de Konavle, no sul da Croácia, aparece no topo do ranking da EBD das melhores praias secretas da Europa. Aos pés de um penhasco, onde encontra o Mar Adriático, ela é uma estreita faixa costeira de beleza única.
A 30 quilômetros de Dubrovnik, um dos destinos turísticos mais visitados da Europa, esta praia escondida “é um verdadeiro milagre”, segundo a EBD: “Em 1955, um túnel foi criado dos campos rio acima (frequentemente inundados) até o mar. As pedras restantes foram usadas para construir estradas ou deixadas à beira-mar. Em poucos anos, as ondas transformaram essas pedras em seixos e depois em areia. Assim nasceu a praia de Pasjača.”
Este destino também foi premiado com o título de Destino Mais Exclusivo da Europa e a Baía Mais Bonita da Europa.
Além disso, perto de Dubrovnik, é imperdível visitar Cavtat, também na região de Konavle, conhecida como a ‘Toscana Croata’. “A pitoresca e charmosa cidade de Cavtat é provavelmente o lugar mais famoso da região e seu centro histórico é outro segredo bem guardado, com seus adoráveis cafés e restaurantes e um deslumbrante calçadão arborizado com palmeiras, comparado a Saint Tropez.”
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida