Quando decidi lançar a Forbes no Brasil, minha convicção era clara: o país necessitava de uma marca com a estatura global da Forbes. Uma publicação centenária, capaz de ser uma fonte inestimável de informação e inspiração para aqueles que, como eu, almejam um Brasil próspero, mais justo, igualitário e posicionado como uma potência global de destaque.
O desafio que enfrentei não foi trivial. Lançar a Forbes Brasil, sozinho, com recursos próprios e sem investimento externo, num país de dimensões continentais, parecia uma tarefa hercúlea. Introduzir o mais prestigiado título de negócios do mundo em um mercado já dominado por concorrentes bem estabelecidos e reconhecidos pelo público leitor e pelo mercado anunciante exigiu coragem e determinação inabaláveis.
Desde o início, decidi que a Forbes Brasil seria um título premium. Nosso compromisso com uma linha editorial de alta qualidade, jornalismo sério e ilibado e conteúdo de primeira classe foi inegociável. A linha editorial da Forbes seria positiva e propositiva: pró-Brasil, pró-empresariado e pró-capitalismo, com o objetivo de inspirar mais e mais pessoas a empreenderem e criarem um legado positivo.
Minha crença no capitalismo e na geração e distribuição de riqueza como as formas mais eficazes de reduzir as desigualdades sociais guiou todas as nossas ações. Não nos desviamos desses pilares em nenhum momento. Foi fácil? De maneira alguma. Mas a perseverança e a resiliência nos mantiveram firmes no caminho certo.
Doze anos se passaram e a Forbes tornou-se, mais do que uma revista, um ecossistema respeitado e desejado por todos aqueles que almejam ter suas histórias contadas e promovidas para o Brasil e para o mundo. Estar na Forbes tornou-se um objetivo perseguido por muitos e alcançado por poucos. Estar na Forbes tornou-se uma inquestionável chancela de credibilidade e de sucesso.
Não escondo meu orgulho de dizer que, em tão pouco tempo, avançamos de forma assombrosa no mercado de comunicação do país, inspirados pelo gênio inventivo e criativo do brasileiro. Lançamos produtos pioneiros da Forbes no mundo, como a importantíssima Forbes Agro e os revolucionários spin-offs da ForbesLife: ForbesLifeFashion, ForbesLifeDesign e ForbesLifeMotors.
Ainda há um longo caminho pela frente e muito a ser feito, mas nossa convicção permanece firme. Continuaremos a trabalhar com afinco e determinação para fazer da Forbes, cada vez mais, um produto de excelência que inspira e transforma vidas, ajudando a construir um Brasil melhor.
Antonio Camarotti
Fundador, Publisher e CEO da Forbes Brasil