Não foi desta vez que o futebol feminino do Brasil levou a medalha de ouro em uma Olimpíada. A seleção comandada por Arthur Elias lutou, mas perdeu por 1 a 0 a decisão contra os algozes Estados Unidos, que aconteceu neste sábado (10), no estádio Parc des Princes, e ficou com a prata. O pódio foi concluído com a Alemanha, que venceu a Espanha na sexta e levou o bronze.
O gol da partida foi marcado aos 11 minutos do segundo tempo, por Mallory Swanson. O Brasil chegou a balançar a rede com Ludmila, na primeira etapa, mas foi marcado impedimento.
Leia também
Esta foi a terceira final disputada entre as duas equipes — elas se enfrentaram também em 2004 e 2008, com vitórias das norte-americanas, que agora acumulam cinco ouros olímpicos.
Adeus e legado de Marta
O jogo entre Brasil e Estados Unidos também marcou a despedida de Marta, maior artilheira da história do futebol brasileiro (tanto masculino quanto feminino), dos Jogos Olímpicos.
Eleita seis vezes a melhor do mundo, A ‘Rainha’, como é conhecida, coleciona 116 gols em 175 partidas. Ela, que joga nos Estados Unidos pelo Orlando Pride desde 2017, também é a artilheira da Copa do Mundo Feminina com 17 gols, terminando como vice-campeã em 2007. Conquistou três títulos da Copa América Feminina e medalhas de prata com a seleção nos Jogos de 2004 e 2008.
Marta começou a carreira pelo Vasco da Gama e depois passou por times suecos como Umeå IK, Tyreso FF e Rosengård. Nos Estados Unidos, também jogou pelo Los Angeles Sol, Western New York Flash e Gold Pride.
Escolhas do editor