Entrar na indústria de bebidas alcoólicas (e ter sucesso) não é uma tarefa fácil. E, ainda assim, depois de apenas cinco anos à frente de sua própria marca de mezcal, a Dos Hombres, Bryan Cranston e Aaron Paul parecem ter feito exatamente isso.
Ironicamente, uma metade da dupla, famosa pela química inegável como as estrelas do fenômeno da TV Breaking Bad, prometeu nunca tocar na bebida antes da ideia ser originalmente apresentada a ele: “A introdução de Bryan ao mezcal não foi muito boa”, ri Paul, como uma piada interna entre os dois.
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Cranston, então, relembra de seus tempos de juventude. “Quando fui apresentado ao mezcal, estava no final do ensino médio, início da faculdade. Meus amigos e eu nos reuníamos uma vez por mês, e cada pessoa era responsável por comprar cerveja e um destilado”, diz ele. “Uma vez, um deles comprou mezcal, em uma garrafa de plástico e com um verme morto no fundo. Já tínhamos ouvido falar do destilado antes, e era tudo muito misterioso e exótico. Juntos, abrimos a garrafa, cheiramos a bebida e recuamos imediatamente, porque cheirava a limpador de carpete industrial.” Como todos os jovens curiosos, ele provou a bebida de qualquer maneira, e foi rapidamente recebido com o mesmo gosto do cheiro. “Pensei: ‘quem em sã consciência beberia isso?’”, conta.
Décadas se passaram até o amigo fazer a proposta da dupla começar uma empresa de mezcal em um bar em Nova York. “Ele achou que eu estava fora de mim”, diz Paul, que o levou para provar alguns dos melhores mezcais já produzidos.
Foi o início de uma jornada que muitas celebridades consideram, mas poucas levam a sério. Cranston e Paul são uma exceção: eles se comprometeram a fazer parceria com um mestre mezcalero, ao invés de simplesmente colocar seus nomes em um produto pronto. Foi exatamente o que encontraram em Gregorio Velasco, um produtor de mezcal de terceira geração que vinha aperfeiçoando sua arte desde os oito anos de idade.
Além de trazer um conhecimento e habilidades incomparáveis para a produção de Dos Hombres, os métodos tradicionais de produção passados por sua família dão ao rótulo uma complexidade rara. Além do toque defumado tão popular do mezcal, Dos Hombres tem notas de frutas locais como sapoti, maçã, manga, além de fumaça vulcânica e madeira (graças aos barris de madeira nos quais o mezcal é fermentado).
Tudo isso para dizer que, se a fama dos dois atores iriam atrair um público de curiosidades, a qualidade do produto os fidelizaria como clientes.
Claro, equilibrar as demandas da startup com suas carreiras de atuação de sucesso e vidas pessoais não veio sem desafios. “Sabíamos que seria muito trabalho, mas não tanto”, ri Paul. “Se fosse fácil, todo mundo faria, mas tem sido um trabalho de amor”.
O que mais o encanta é trabalhar ao lado do amigo: “É um sonho que se tornou realidade. Eu sabia que ele seria ótimo para trabalhar, porque, obviamente, já trabalhei com ele antes, mas estávamos enfrentando algo completamente diferente”.
Houve alguns tropeços ao longo do caminho, claro, mas nada que os impedisse de seguir firme. Auto-financiada desde o início, o trabalho árduo é evidente no sucesso inicial de Dos Hombres: em seu primeiro ano de vida, a marca já entrou no top 12 mezcais mais vendidos nos EUA, e avançou ao top 10 no ano seguinte.
Atualmente, depois de cinco anos de trabalho, a Dos Hombres acaba de chegar ao número quatro. “Estamos mirando o primeiro lugar!”, se anima Paul.
Eles aproveitaram essas vitórias para crescer. Além de convidar amigos e familiares para investir, a Dos Hombres tem participação minoritária da Constellation Brands desde 2021, através de seu grupo de capital de risco. Ainda assim, a empresa permanece independente e continua a gerenciar, comercializar e produzir seu mezcal internamente.
“O que percebemos ao entrar em um negócio no qual não tínhamos experiência anterior, foi que você procura coisas com as quais possa se identificar,” diz Cranston. “Lidar com destilados é muito parecido com estar no negócio de entretenimento, porque é tudo lazer. Então, quando vamos a bares e restaurantes e conversamos com clientes e bartenders, todos estão procurando por um ótimo momento. Se eles tiverem uma ótima experiência , vão querer tê-la novamente. E é aí que você obtém a lealdade do cliente.”
Como base de conhecimento, a aprendizagem mais surpreendente foi o quão pouco o mercado conhece o mezcal. “Ainda recebemos parabéns pela nossa tequila, sabe? Gostamos de dizer que somos o parente mais velho e sofisticado da tequila”, afirma Paul.
“Queremos que cada produtor de mezcal faça um ótimo mezcal, porque então toda a categoria cresce,” acrescenta Cranston. “Em algum momento, eles encontrarão o que mais amam: esperamos que seja Dos Hombres, mas pelo menos toda a categoria está melhorada.”
Até que isso aconteça, eles estão focados em promover Dos Hombres como um produto premium e em fazer parcerias com outras marcas populares que possam impulsionar seu crescimento.
No início deste ano, a marca anunciou um novo trio de Margaritas de Mezcal disponíveis nos restaurantes da Applebee’s em todo os EUA – tornando-se o primeiro mezcal a ser oferecido na rede.
A mais recente collab é com a Modelo, outra empresa mexicana, que tomou o lugar da Bud Light como a cerveja mais vendida nos Estados Unidos no ano passado. Para o Dia Nacional da Michelada, comemorado em 12 de julho, as marcas lançaram duas Micheladas de Mezcal (uma criada por Cranston e a outra por Paul), disponíveis em vários bares nos EUA.
“Quando conseguimos nos associar a bares ou restaurantes de alto padrão, produtos de realmente qualidade…é onde queremos estar, porque é o que sentimos que Dos Hombres é: um produto premium”, diz Cranston.
Sucesso retribuído
A dupla também está levando o sucesso adiante, com um programa de assistência a uma pequena vila no México chamada San Luis del Rio. Financiado por 100% dos lucros da mercadoria de Dos Hombres, ele foi criado para garantir soluções práticas de vida para os moradores da região, não apenas os que trabalham na mezcaleria.
“A primeira coisa que eles pediram foi água potável. Eles tinham um sistema de filtragem muito antiquado, então trouxemos uma planta de filtragem de água de última geração. Agora esta pequena vila de 500 pessoas tem água potável”, conta o intérprete de Walter White.
A dupla também tem vários outros projetos para concluir, e já desempenhou um papel importante na pavimentação da estrada de terra que leva até esta vila montanhosa. “Agora queremos fazer uma unidade médica dentro da cidade, para que possam ter um centro de triagem”.
“São coisas assim que nos faz perceber que você pode ter um negócio próspero e bem-sucedido, como temos com Dos Hombres, e ainda ser bons administradores da terra e de seu povo”, diz Cranston.
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“Não é a maneira certa de fazer negócios, é a única,” diz Paul, cheio de paixão. “Amamos tanto essa comunidade. Estamos tão orgulhosos de trazer um pedaço bonito de Oaxaca para o resto do mundo.”
À medida que nossa conversa chega ao fim, fica claro que Dos Hombres é mais do que apenas um empreendimento comercial para Cranston e Paul – é um testemunho de sua amizade duradoura e dos valores que compartilham.
De superar os primeiros obstáculos a causar impactos significativos na comunidade produtora de mezcal, sua jornada – da metanfetamina em Breaking Bad ao mezcal na vida real – tem sido nada menos que transformadora. E parece que esse é apenas o começo dessa história.