O Museu do Louvre, em Paris, manteve sua posição como o museu mais visitado do mundo no ano passado, com 8,86 milhões de visitantes, segundo o relatório Theme Index and Museum Index 2023. O ranking é elaborado pela Themed Entertainment Association (TEA) em parceria com a consultoria Aecom. O número representa um aumento de 14,7% em relação ao ano anterior, quando a instituição parisiense já ocupava o primeiro lugar no ranking.
Originalmente construído como uma fortaleza no final do século 12 por Filipe II, o edifício do Louvre foi transformado em palácio real no século 16 e, posteriormente, em museu em 1793, durante a Revolução Francesa. Ele abriga uma vasta coleção de 35 mil obras de arte de diferentes períodos e culturas, incluindo algumas das mais icônicas do mundo, como a “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci, a escultura grega “Vênus de Milo” e “A Liberdade Guiando o Povo” de Eugène Delacroix.
Leia também
O top 3 dos museus mais visitados do ano passado é completado pelos Museus Vaticanos (com 6,76 milhões de visitantes) e o Museu Nacional da China, em Pequim (com 6,75 milhões de pessoas em 2023).
O relatório destaca o crescimento significativo do público em museus ao redor do mundo. Ao todo, os 20 museus mais visitados somaram 99,8 milhões de visitantes no ano passado, um aumento expressivo de 66% em comparação com 2022, quando o total foi de 57,1 milhões. Esse crescimento reflete o impacto da recuperação do setor cultural pós-pandemia, com mais pessoas voltando a frequentar espaços culturais em todo o mundo.
O mercado de museus é historicamente dominado pela Europa, com 42% da frequência dos 20 museus mais visitados do mundo – em 2023, oito dos 20 museus mais visitados estavam localizados no Velho Continente, incluindo o Louvre e o Museu Britânico. Mas a Ásia tem visto um crescimento acelerado do setor: outras oito instituições do ranking atual são asiáticas (sete delas na China e uma na Coreia do Sul), representando 39% das visitas.
A América do Norte completou o quadro com quatro museus no top 20, todos localizados nos Estados Unidos.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Confira o ranking completo dos museus mais visitados do mundo em 2023:
- Museu do Louvre, Paris, França
- Museus Vaticanos, Vaticano
- Museu Nacional da China, Pequim, China
- Museu Britânico, Londres, Inglaterra
- Museu de História Natural, Londres, Inglaterra
- The Metropolitan Museum of Art, Nova York, Estados Unidos
- Museu de Ciência e Tecnologia da China, Pequim, China
- Museu de Nanjing, Nanjing, China
- Museu Americano de História Natural, Nova York, Estados Unidos
- Museu de Suzhou, Suzhou, China
- Tate Modern, Londres, Inglaterra
- Museu Nacional de História Natural, Washington D.C., Estados Unidos
- Museu de Hunan, Changsha, China
- Museu da Província de Hubei, Wuhan, China
- Museu Nacional da Coreia, Seul, Coreia do Sul
- Museu de Guangdong, Guangzhou, China
- Musée d’Orsay, Paris, França
- Galeria Nacional de Arte, Washington D.C., Estados Unidos
- Museu do Prado, Madri, Espanha
- Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia