Neste domingo (11), a cerimônia de encerramento da Olimpíada 2024 em Paris deve contar com mais de 100 acrobatas e artistas aéreos, premiar os últimos campeões olímpicos com suas medalhas e oferecer uma prévia do que está por vir nos Jogos de 2028 em Los Angeles — e, segundo relatos, contará com uma cena digna de filme de ação protagonizada pela estrela de Hollywood Tom Cruise.
O que você precisa saber
A cerimônia de encerramento começará às 16h (horário de Brasília) no Stade de France, o estádio nacional do país, onde foram realizados eventos de rúgbi de sete e atletismo.
Leia também
Tony Estanguet, presidente do comitê Paris 2024, afirmou que a cerimônia será “solene e emocionante, mas também será um momento de celebração… Inovadora, surpreendente e brilhante, essas cerimônias já prometem ser muito impactantes.”
Além da promessa de uma performance de palco deslumbrante e pistas sobre várias cenas pré-gravadas de Cruise, grande parte da cerimônia ainda permanece envolta em mistério.
Quando e onde assistir à Cerimônia de Encerramento da Olimpíada 2024?
A cobertura ao vivo começará às 15h (horário de Brasília) no domingo, 11 de agosto, e a cerimônia de encerramento começará às 16h. Ela será transmitida na TV Globo, Sportv, Globoplay e Cazé TV (no YouTube).
O que acontecerá na Cerimônia?
Thomas Jolly, o mesmo diretor criativo responsável pela cerimônia de abertura intitulou o show de encerramento como “Records” (Recordes). Os artistas incluirão acrobatas, circenses, dançarinos, ginastas e bailarinos aéreos, que deverão se apresentar sobre estruturas metálicas que representam os anéis olímpicos. A cerimônia também incluirá o tradicional desfile de bandeiras e atletas, discursos, uma última cerimônia de entrega de medalhas e a extinção da chama olímpica, antes da bandeira olímpica ser entregue cerimonialmente a Los Angeles, que sediará os jogos de verão em 2028. A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, estará presente na cerimônia.
Quem irá se apresentar no Encerramento da Olimpíada 2024?
De acordo com o site oficial das Olimpíadas, “cantores de renome mundial” subirão ao palco. Nenhum nome foi confirmado pelos organizadores, mas a Variety relatou — citando várias fontes anônimas — que Billie Eilish, Snoop Dogg e Red Hot Chili Peppers estão entre os que irão se apresentar. Segundo o relatório, os artistas aparecerão em uma mistura de performances ao vivo e pré-gravadas.
Qual é o envolvimento de Tom Cruise?
Foi reportado que Cruise, que está filmando “Missão: Impossível 8” na Europa, fará uma cena na cerimônia de encerramento. Um clipe do astro de cinema saltando de paraquedas até o letreiro de Hollywood deve fazer parte da passagem dos jogos para Los Angeles em 2028, segundo o The Hollywood Reporter, e Cruise teria sido visto filmando uma cena — possivelmente para a cerimônia — em maio, que incluía uma motocicleta e uma grande bandeira.
Beyoncé irá se apresentar na Cerimônia de Encerramento da Olimpíada 2024?
Não há evidências para apoiar esse boato. Os apresentadores do programa britânico “This Morning”, Craig Doyle e Jordan North, disseram ao vivo na quinta-feira (8) que ouviram que Beyoncé poderia se apresentar na cerimônia de encerramento. “Não me cite nisso”, disse North, ao que Doyle respondeu, “Posso apoiar esse boato, também ouvi isso.” A alegação circulou nas redes sociais, mas nenhum artista foi confirmado para o evento. Rumores circularam por semanas de que Celine Dion ou Lady Gaga planejavam se apresentar na cerimônia de abertura em Paris, antes que a dupla interpretasse “L’Hymne à l’amour” da cantora francesa Édith Piaf.
Quais medalhas serão entregues na cerimônia?
A última cerimônia de premiação deve entregar as medalhas às vencedoras da maratona feminina, realizada no início do dia.
Por que o Primeiro-Ministro Romeno está boicotando a Cerimônia de Encerramento?
Marcel Ciolacu disse que não participará da cerimônia de encerramento das Olimpíadas após uma mudança de pontuação de última hora ter impedido a ginasta romena Ana Barbosu de ganhar o bronze no solo feminino. A celebração das medalhistas já havia começado na segunda-feira (5) — Barbosu carregava orgulhosamente uma bandeira romena — quando os treinadores de Jordan Chiles, uma americana, fizeram uma apelação aos juízes para aumentar sua pontuação. Os juízes concordaram, e o aumento de 0,1 ponto foi suficiente para colocar Chiles no bronze e tirar Barbosu do pódio. Ciolacu disse que a atleta romena foi “tratada de maneira absolutamente desonrosa” e prometeu que a Romênia a honraria como uma medalhista olímpica. “Retirar uma medalha conquistada com trabalho honesto com base em uma apelação… é totalmente inaceitável!”, ele disse no Facebook.