Algumas pessoas viajam pela gastronomia, outras em busca de imersão na natureza em destinos remotos. Se sua motivação para viajar pelo mundo é mergulhar em arte, design e cultura, planeje uma viagem para as cidades vibrantes e cheias de criatividade a seguir:
Palma de Mallorca, Espanha
Sol, mar e areia são as primeiras coisas que vêm à mente quando se pensa em Mallorca, mas a maior das Ilhas Baleares também tem sido, há muito tempo, um refúgio para artistas, poetas e pensadores.
Um dos maiores nomes da arte do século 20, Joan Miró, fez de Mallorca seu lar, e seu legado é celebrado na Fundació Miró Mallorca. O espírito criativo da ilha está mais vivo do que nunca, começando pela sua capital, Palma de Mallorca. Mergulhe na sua história na Catedral de Mallorca, a imponente catedral gótica com um grande rosáceo chamado “Olho Gótico”, com 14 metros de diâmetro e mais de 1.000 peças de vidro.
A cidade também tem visto um aumento de galerias de arte contemporânea, incluindo a Baro Galeria, fundada pela influente galerista Maria Baró, em São Paulo, há mais de 25 anos, e que abriu uma filial em Palma em 2021. Há também a Gallery Red, a galeria de arte que cresce mais rápido da ilha, com 12 espaços de exposição, fundada pelo colecionador de arte e empreendedor em série Drew Aaron.
No charmoso centro histórico, o Portella Palma é uma ótima escolha para quem gosta de estar no centro da ação, mas prefere um refúgio tranquilo para voltar ao fim do dia. Localizado em uma autêntica casa do século 17, ao lado dos Banhos Árabes, este recém-inaugurado hotel boutique foi restaurado com um design refinado e elegante.
Leia também
Singapura
A “Cidade do Leão” é admirada globalmente por sua limpeza e eficiência, e está cada vez mais sendo reconhecida como um destino de design. Eleita Cidade Criativa de Design pela Unesco, Singapura é um lugar onde se pode testemunhar de perto as maravilhas da arquitetura biofílica (que prioriza o uso de materiais ecologicamente corretos), enquanto também promove a reutilização adaptativa, visível nas belamente preservadas shophouses (casas comerciais).
Um dos projetos de conversão mais emocionantes até agora é o New Bahru, um novo destino de estilo de vida em uma antiga escola feminina. Este “cluster criativo” tem como objetivo promover marcas locais, oferecendo-lhes um espaço para experimentação e crescimento. Se você busca uma dose dupla de design, programe sua viagem durante a Singapore Design Week (SDW), que acontecerá de 26 de setembro a 6 de outubro de 2024.
Há uma onda de novos hotéis em Singapura para todos os gostos. Os amantes de história podem se hospedar no 21 Carpenter, uma antiga casa de remessas transformada em hotel em Clark Quay. Na Orchard Road, há o The Singapore EDITION, com interiores exuberantes que homenageiam o apelido de Singapura, “Cidade Jardim”. Perto dali, outra novidade é o COMO Metropolitan Singapore, um hotel minimalista e voltado para o bem-estar, que é o carro-chefe da marca singapurense COMO Hotels & Resorts.
Valletta, Malta
A ensolarada capital de Malta está vivendo um ano extraordinário de arte e cultura. Em março, foi realizada a Malta Art Biennale, a primeira bienal do país, que transformou locais icônicos em Valletta em plataformas de expressão artística.
Um Patrimônio Mundial da Unesco, Valletta também está se tornando um destino popular para filmagens. As fortalezas históricas e o belo porto desta nação insular mediterrânea serão cenários em filmes importantes, aparecendo na aguardada sequência “Gladiador 2” e em uma nova cinebiografia de Napoleão.
Em outubro, o país vai inaugurar sua primeira instituição inteiramente dedicada à arte contemporânea: o Malta International Contemporary Art Space (MICAS). Localizado no antigo Ospizio, uma fortaleza do século 17 com vista para Valletta e o porto de Marsamxett, o MICAS contará com galerias internas, um jardim de esculturas ao ar livre, lojas e um café. Os viajantes já podem visitar o museu antes da abertura oficial, agendando uma visita pelo site.
Amsterdã, Países Baixos
Embora tenha abordagens para conter o turismo excessivo, Amsterdã continua sendo um destino imperdível para os amantes de arte e design. A rede pitoresca de canais e as fachadas ornamentadas dos edifícios vistos ao explorar a cidade a pé ou de bicicleta já são razões suficientes para planejar uma visita.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A capital dos Países Baixos também é um legado vivo da Idade de Ouro Holandesa— um período de destaque no comércio, militarismo e arte no século 17. Isso é homenageado no Rijksmuseum, que abriga uma coleção significativa de obras dessa época, incluindo peças de Rembrandt, Vermeer e Van Gogh.
Os últimos meses de 2024 são um ótimo momento para visitar Amsterdã, pois começam as celebrações pelos 750 anos da cidade em 2025. Os eventos começam no final de outubro de 2024 e continuarão por um ano inteiro, culminando na celebração oficial em 27 de outubro de 2025.