A ALUF, marca fundada pela paraense Ana Luisa Fernandes, foi recentemente convidada pela multimarca The Place para representar a moda brasileira na Semana de Moda de Paris, marcando sua primeira incursão internacional. Reconhecida pelo trabalho artesanal e design exclusivo, Ana Luisa celebra esse importante passo. “Esperamos que este seja o início de uma jornada de expansão em novos territórios internacionais”, afirma a estilista, visivelmente entusiasmada com essa nova fase.
Desde sua criação, em 2018, a marca tem demonstrado um crescimento notável no mercado de moda. Com um pouco mais de seis anos de vida, a marca já conta com três lojas físicas localizadas em pontos estratégicos de São Paulo – nos Jardins, no shopping JK Iguatemi e no Iguatemi Alphaville – e 29 pontos de atacado que vão do Norte ao Sul do Brasil.
Leia também
A jornada de Ana com a ALUF é marcada por momentos expressivos. A marca já realizou cinco desfiles presenciais e cinco online, além de ter sido premiada internacionalmente com o Golden Shell Award na China e o Brazilian Fashion Talent nos Estados Unidos. Em 2022, foi listada pela L’Officiel como uma das 16 marcas mundiais do futuro, sendo a única brasileira entre os nomes. “Esse reconhecimento foi super importante para nós, mostrou que o nosso trabalho está realmente conectando com pessoas ao redor do mundo”, reflete Ana.
Desde o início, Ana sempre manteve sua visão clara. Ao mesmo tempo em que expandia o negócio, ao lado de seu companheiro e sócio, Bruno Almeida Cardozo, ela se manteve fiel aos valores que fundamentam a marca, que cresceu de maneira orgânica, refletindo um compromisso com a autenticidade e a qualidade. “É um orgulho saber que, mesmo com o crescimento rápido, não nos perdemos no processo. Continuamos criando com alma e propósito”, comenta Ana.
O impacto emocional de suas coleções é uma das grandes realizações da estilista. “Recebo relatos de clientes contando como as roupas as ajudaram a enfrentar momentos difíceis, como o divórcio, ou foram ferramentas de autodescoberta em seus processos terapêuticos. Saber que meu trabalho vai além da moda e toca a vida das pessoas dessa forma é algo que me motiva a seguir”, destaca.
Ana também enfatiza a importância de confiar no próprio feeling e seguir sua verdade, especialmente em um mercado tão competitivo. “Muitas vezes, me cobrei para seguir o tempo e o ritmo dos outros, mas agora vejo que seguir meu próprio caminho é o que faz sentido para mim e para a marca. Acredito que isso, no fim, é o que nos trouxe até aqui.”
-
Julia Albernaz e Ian Jun A diretora criativa da Aluf e suas inspirações
-
Julia Albernaz e Ian Jun Ana Luisa criando moda
-
Divulgação Loja da Aluf nos Jardins, em São Paulo
-
Divulgação Loja da Aluf nos Jardins, em São Paulo
A diretora criativa da Aluf e suas inspirações