Desde o clima até o custo da hospedagem, passando pelas atividades locais e opções de transporte, muitos fatores são considerados pelos viajantes ao escolherem seu próximo destino. Mas a segurança é um aspecto extremamente significativo, embora seja mais difícil de medir.
Instabilidade política e ataques terroristas são notoriamente conhecidos por afastar turistas. Em 2015, o ataque terrorista em Sousse foi devastador para o setor de turismo da Tunísia, cujas perdas foram estimadas em 450 milhões de euros apenas com o cancelamento de viagens turísticas. Na época, o país já sofria danos econômicos significativos como resultado da Revolução de Jasmim. Entre 2010 e 2015, o número de turistas estrangeiros que visitaram o país caiu de 7 para 5 milhões.
Leia também
Em uma pesquisa recente, a Forbes Advisor se debruçou sobre o tema e elegeu Singapura como o destino menos perigoso do mundo para os turistas.
Como o ranking foi feito?
A análise foca exclusivamente nos aspectos de segurança, levando em consideração métricas como a classificação de segurança de viagem fornecida pelo Departamento de Estado dos EUA, o risco de criminalidade por cidade de acordo com o Numbeo e dados de risco de segurança pessoal da The Economist (que avaliam o quão vulneráveis estão os cidadãos a crimes, violência, ameaças terroristas, desastres naturais e vulnerabilidades econômicas). A pesquisa comparou 60 destinos em todo o mundo.
No final, Singapura se destaca como a cidade mais segura do mundo, à frente de Tóquio (Japão) e Toronto (Canadá). Em termos de nível de risco avaliado, Singapura obteve uma pontuação de 0 de 100, segundo o Forbes Advisor. Por outro lado, Caracas, na Venezuela, obteve uma pontuação de 100, no topo da lista como a cidade mais arriscada para turistas.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Mesmo com Singapura no topo, nem todas as cidades da Ásia se saíram tão bem. Karachi, no Paquistão, é a segunda cidade menos segura para turistas (93,12 pontos), e Yangon, em Mianmar, ocupa o terceiro lugar, com um risco medido de 91,67.
Por outro lado, a Europa não é considerada um destino perigoso. As cidades mais arriscadas da Europa só aparecem na 26ª posição, com a Itália representada por Milão (26ª) e Roma (28ª). Paris, na França, ocupa a 31ª posição. No entanto, outras cidades europeias, como Zurique, Copenhague e Amsterdã, estão classificadas entre as mais seguras do mundo.
Veja o ranking a seguir:
Top 10 cidades menos seguras do mundo para turistas:
- Caracas (Venezuela)
- Karachi (Paquistão)
- Yangon (Mianmar)
- Lagos (Nigéria)
- Manila (Filipinas)
- Daca (Bangladesh)
- Bogotá (Colômbia)
- Cairo (Egito)
- Cidade do México (México)
- Quito (Equador)
Top 10 cidades mais seguras do mundo para turistas:
- Singapura
- Tóquio (Japão)
- Toronto (Canadá)
- Sydney (Austrália)
- Zurique (Suíça)
- Copenhague (Dinamarca)
- Seul (Coreia do Sul)
- Osaka (Japão)
- Melbourne (Austrália)
- Amsterdã (Países Baixos)