Com investimento de R$ 200 milhões, o Novotel Recife Marina foi recém-inaugurado na região central da capital pernambucana. O hotel integra o Porto Novo Recife, voltado ao turismo de lazer e negócios. O grupo de cinco empresários locais à frente do projeto aportou, no total, R$ 300 milhões no complexo, que também inclui uma marina e o centro de convenções Expo Center Recife.
O hotel é o maior equipamento da região: conta com cerca de 300 acomodações, quatro salões para eventos e três restaurantes. Romero Maranhão, sócio-investidor e diretor na Maxxima Empreendimentos, esteve à frente de cada detalhe do projeto, da escolha dos móveis dos quartos à negociação para levar o tradicional restaurante Bargaço ao hotel. “Fui de loja em loja e acompanhei todo o acabamento”, conta.
Leia também
O empresário inicialmente foi buscado pela atuação da sua empresa em investimentos para real estate (além de negócios de geração de energia hidrelétrica, eólica e solar). “A ideia era ajudar na parte de construção e locação, mas a gente gostou e se envolveu no projeto.”
Levou quase uma década para aprovar o empreendimento. “Rodamos o Brasil inteiro para trazer o que temos de melhor”, diz Maranhão. O projeto arquitetônico de Jerônimo Cunha Lima integra o edifício à orla, criando a imagem de um transatlântico ancorado na Marina. “Queríamos construir um empreendimento emblemático e que criasse um cartão postal para a cidade.”
Visão empreendedora
O Novotel Recife Marina fica a poucos minutos da Praça do Marco Zero, ponto de partida para explorar a capital pernambucana e com vista para o Parque das Esculturas Francisco Brennand.
Também está próximo do Centro de Convenções de Pernambuco, do Aeroporto Internacional Guararapes e do centro histórico de Olinda. A localização em meio a importantes centros corporativos e aos polos tecnológico (o Porto Digital), médico e financeiro, além do Shopping RioMar, é estratégica. “Apostamos no centro de convenções como uma fonte de clientes para o hotel”, diz. A ideia é que o hotel e o entorno se retroalimentem.
O local foi aprovado até mesmo pelo navegante e escritor Amyr Klink, que apontou este como o melhor ponto para uma marina no Nordeste. “Acreditamos na localização e no poder público, porque vimos um movimento para tentar levantar essa área, que antes estava quase abandonada, além de novos investimentos privados que estão vindo para cá.”
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Há mais de 10 anos, os sócios identificaram o potencial do local, que agora começa a ganhar movimento, também impulsionado pelo novo hotel e o complexo. “Todo empresário busca o retorno do investimento, mas nesse caso específico também queríamos deixar um legado para a cidade e as futuras gerações.”
O Novotel Marina Recife, da rede Accor, foi inaugurado em agosto deste ano, mas o empresário já enxerga o impacto na economia e geração de empregos na região. “Quando fizemos a seleção de pessoal para o hotel, focamos em duas comunidades, a do Pilar, que fica aqui perto, e Brasília Teimosa, à beira mar, para fortalecer o trabalho local”, conta o empresário. O hotel tem 940 funcionários. “Por tudo isso, a cidade criou uma afeição pelo empreendimento.”